Remédios caseiros para eliminar fungos nas unhas

Os remédios caseiros podem ajudar a resolver vários problemas de saúde, até mesmo acabar com os fungos nas unhas dos pés ou das mãos que tanto constrangem as pessoas.

As micoses costumam incomodar bastante. Em alguns casos apenas coçam enquanto que em outros mais graves começam a fazer feridas ao redor dos dedos.

Micose

Foto: © Depositphotos

Quando surgem nas unhas, os fungos costumam deixa-las fracas e deformadas, fazendo com que se quebrem com maior facilidade.

É aí que entram as receitinhas do tempo da vovó…

Para se livrar do problema é possível contar tanto com remédios industriais como com os remédios caseiros, sendo essa segunda opção muito interessante, já que você pode se livrar dos fungos utilizando o que tem em casa.

Fatores que aumentam o risco de se ter micoses nas unhas

• Vestir meias e sapatos que não permitem que o pé “respire” e que também não absorvem o suor;

• Suar muito;

• Andar sem calçado por locais públicos úmidos;

• Problemas de circulação;

• Sistema imunológico enfraquecido;

• Trabalhar em ambiente muito úmido;

• Ter diabetes.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando problemas com micoses nas unhas, fique de olho nessas dicas a seguir. Reunimos 10 receitas caseiras para você aplicar e acabar com os fungos sem volta!

10 remédios caseiros para eliminar fungos nas unhas:

1. Alho

Esse tempero pode lhe ajudar a eliminar os fungos das unhas, inclusive porque tem uma importante ação antimicrobiana e antibiótica. Para utilizá-lo como forma de tratar as micoses você deverá fazer o seguinte:

Dente de alho

Foto: © Depositphotos

– Amasse 10 dentes de alho até conseguir uma pasta. Em seguida coloque essa pasta em uma bacia com água morna. Espere alguns minutos e em seguida mergulhe as mãos ou pés afetados por 15 minutos.

Se não quiser mergulhar os pés ou as mãos na mistura com água é possível produzir um creme misturando os alhos amassados com um pouco de azeite de oliva e aplicando diretamente sobre as unhas.

Leia também: Conheça os benefícios do alho para a saúde

2. Vinagre de maçã

As propriedades alcalinas do vinagre de maçã regulam o pH da ele e consequentemente modificam o ambiente que antes era propicio para a proliferação de fungos, para utilizar esse produto para tratar as micoses faça o seguinte:

– Separe duas quantidades iguais de vinagre de maça e água e coloque em uma bacia para os pés e em outro recipiente para as mãos. Mantenha a região afetada dentro da água com vinagre por 20 minutos e então seque bem o local.

3. Limão

Semelhante ao efeito do vinagre de maçã, o limão também irá modificar o pH da região afetada. Há duas opções para o uso desse remédio caseiro:

Limão verde

Foto: © Depositphotos

– Esprema vários limões e então coloque as mãos ou pés dentro do líquido. Deixe agir por 15 minutos.

– Passe um limão diretamente sobre as unhas afetadas. Deixe agir pelo mesmo tempo.

Leia também: Conheça os efeitos colaterais do limão para a saúde

4. Bicarbonato de sódio

Esse ingrediente é alcalino e combate não apenas os fungos como qualquer outro micro-organismo que possa vir a afetar a saúde das unhas. Para utilizá-lo, faça o seguinte:

– Misture bicarbonato de sódio com suco de limão até que a mistura se assemelhe a uma pasta. Depois basta aplicar sobre as unhas afetadas. Colocar um pouco de bicarbonato dentro dos calçados também ajuda a prevenir que micro-organismos se desenvolvam por ali e você volte a sofrer com as micoses.

5. Sal

O sal também pode ser utilizado como remédio caseiro para eliminar micoses das unhas e o melhor de tudo é que sempre temos esse tempero em casa. Para utilizá-lo no tratamento dos fungos é bem simples:

Vasilha de sal

Foto: © Depositphotos

– Lave os pés e deixe as unhas molhadas – ou se preferir molhe apenas as unhas – em seguida coloque sal sobre elas e calce meias. O ideal é repetir o processo ao menos duas vezes por dia.

6. Vinagre branco

O vinagre branco também pode ser utilizado para combater as micoses de unha e seu uso é bem semelhante ao vinagre de maçã:

– Misture uma parte de vinagre branco com duas de água morna. Em seguida mergulhe as unhas afetadas por até 15 minutos. Lave e seque bem. O ideal é repetir o processo duas vezes por dia e passar um hidratante após lavar e secar, para evitar que a pele fique muito irritada.

7. Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta também ajuda no combate das micoses, isso porque possui propriedades antissépticas e seu uso é bem simples:

Folhas de hortelã pimenta

Foto: © Depositphotos

– Ferva meio litro de água e coloque em uma bacia. Em seguida adicione 30 g de folhas de hortelã-pimenta. Espere amornar e então coloque os pés ou mãos na mistura. Deixe por aproximadamente 20 minutos e depois seque bem a região.

8. Iogurte natural

Os probióticos presentes nos iogurtes naturais também são muito úteis no combate de infecções causadas por fungos. Sendo assim você poderá utilizá-los para resolver o problema:

– Pegue uma pequena quantidade de iogurte natural e aplique sobre todas as unhas afetadas. Deixe ali até que seque. Em seguida enxague as unhas com água fria e seque-as muito bem.

9. Óleo de rícino

Em conjunto com o limão o óleo de rícino pode ajudar a resolver o problema com as micoses nas unhas:

– Misture meio copo de óleo de rícino com 7 gotas de limão. Procure fazer isso em uma bacia ou outro recipiente no qual você poderá mergulhar os pés ou as mãos. Deixe as regiões afetadas de molho na mistura por até 20 minutos. Em seguida lave e seque bem tanto os pés quanto as mãos. O ideal é repetir o processo por até 6 semanas seguidas.

10. Óleo de orégano

Esse óleo é um antisséptico, bactericida, antifúngico e antiparasitário natural. Sem contar que também possui propriedades analgésicas. Para tratar as unhas com fungos você deve fazer o seguinte:

Óleo de orégano frasco

Foto: © Depositphotos

– Misture duas gotas de óleo de orégano com uma colher de chá de azeite de oliva. Em seguida basta aplicar a mistura sobre as unhas afetadas e deixar agir por ao menos meia hora. Lave e seque a região em que utilizou o remédio caseiro. Repita o processo até três vezes por dia durante três semanas.

E aí já experimentou alguma dessas receitas? Conte pra gente nos comentários o que fez para acabar com os fungos nas unhas!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Rachadura nos pés: causas e tratamentos

2 Comentários em Remédios caseiros para eliminar fungos nas unhas
  • ONDINA MARIA DE OLIVEIRA BERTO disse:

    AMEI ESSA PAGINA DICAS MUITO BOAS .

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud