Mofo: dicas caseiras para eliminar o problema da sua casa

Casa

Essa é uma das coisas que acaba com qualquer bom humor: encontrar seus pertences cobertos de mofo dentro dos armários. Pior ainda é perceber que esse inimigo silencioso avança pelas paredes e pela área externa dos móveis estragando os seus objetos e causando doenças e alergias.

O que é o mofo?

O mofo ou bolor são vários tipos de fungos  que crescem em filamentos e se reproduzem em forma de esporos, muito parecida com uma poeira bem fininha que se espalha pelo ar. Os fungos crescem em ambientes fechados e úmidos, quentes e abafados.

Bolor canto

Foto: © Depositphotos

Os tipos mais comuns de mofo encontrados dentro de casa são o Cladosporium, Penicillium, Aspergillus e Alternaria. O Stachybotrys chartarum, conhecido como “mofo preto” é um fungo de cor preta esverdeada que também pode ser encontrado dentro de casa, embora seja menos comum do que os outros tipos. O Stachybotrys cresce em superfícies domésticas que têm alto conteúdo de celulose, como madeira, papelão, placa de gesso, papel, poeira e fiapos.

Os fungos se reproduzem através de esporos minúsculos que não são visíveis a olho nu. Esporos de fungos são muito resistentes e podem sobreviver em condições em que o mofo não costuma crescer, como em ambientes secos e ásperos, por isso é tão difícil acabar com o mofo de uma só vez.

Leia também: Produtos caseiros e eficazes contra o mofo:

Quando os esporos caem sobre uma superfície onde a umidade está presente, o mofo começa a surgir.

Locais onde encontrar mofo dentro de casa

Dentro de casa, o mofo é frequentemente encontrado dentro de locais fechados como porões e em locais úmidos e quentes como o banheiro. Porém, é certo dizer que qualquer área úmida de uma casa pode abrigar o mofo.

Tipos de mofos

Foto: © Depositphotos

Drywall, telhas, tapetes, mobília, canalização, coberturas, painéis, papel de parede, pias e áreas ao redor de tubulações do encanamento são exemplos de áreas da casa que podem tornar-se infestadas pelo mofo, se as condições de crescimento necessárias estão presentes. Ele também pode aparecer em roupas, sapatos e até em animais.

A boa notícia é que existem muitas maneiras de acabar com esse problema indesejável e, a maioria delas, você mesma pode preparar em casa.

Confira agora as nossas dicas de como eliminar o mofo da sua vida:

Mofo das paredes

– Se o problema estiver localizado em uma área restrita, aplique uma solução de uma parte de água sanitária para três de água ou use um limpador de superfície a base de cloro.

– Use uma escova de cerdas duras para esfregar a parte escurecida e limpe o local com um pano umedecido. Lembre de usar proteção para as mãos e olhos como luvas e máscara e evitar ter contato com os esporos liberados pelos fungos.

Bolor

Foto: © Depositphotos

Se esse método não funcionar, procure produtos específicos no mercado para tirar mofo e bolor da parede com componentes químicos mais fortes. E se o seu problema for numa área muito grande ou muito profunda, o ideal será procurar ajudar profissional para acabar com a situação.

Mofo no banheiro

– Aqui recomendamos o uso do bicarbonato de sódio para acabar com os fungos do banheiro. O bicarbonato de sódio é um grande aliado da limpeza doméstica, especialmente quando combinado com outros produtos.

– Você pode misturá-lo com vinagre ou com detergente e aplicar com um borrifador diretamente nos pontos mofados, deixe agir e depois enxágue. Repita o processo até eliminar completamente o bolor.

Tirando mofo

Foto: © Depositphotos

– Água sanitária e bórax também são produtos muito eficazes no combate ao mofo em ambientes úmidos. E caso você tenha que substituir o rejunte, utilize produtos anti-mofo para evitar dores de cabeça no futuro.

Mofo nos armários e guarda-roupas

Para limpar o bolor de armários e guarda-roupas você vai precisar de um desinfetante bactericida, bicarbonato de sódio e alvejante para roupas coloridas.

– O primeiro passo é remover o mofo passando o desinfetante nas paredes dos armários e dentro das gavetas. Depois de uma hora, limpar com pano limpo e deixar o móvel aberto para arejar por pelo menos um dia.

– Se as roupas estiverem emboloradas, lave as brancas com bicarbonato e as coloridas com o alvejante. Organize-as novamente nos armários e procure deixar as portas abertas para circular o ar sempre que possível.

– Evite guardar itens em sacos plásticos, pois eles seguram a umidade e facilitam o aparecimento de mofo.

[Vídeo] Como acabar com o mofo nos armários

Mofo em tecidos e estofados

Em tecidos e estofados a limpeza do mofo é um pouco mais difícil. Diferente das paredes, azulejos e armários, os estofados e tecidos não podem ser limpos com água sanitária.

– Nesse caso, a melhor opção é usar um shampoo neutralizador próprio para esse tipo de material. (Neutralizador de cheiro de mofo)

Limpeza com pano molhado

Foto: © Depositphotos

– Depois de limpar com uma escova, seque com pano e deixe na sombra. Secar estofados ao sol e usar produtos inadequados acabam danificando as fibras dos tecidos.

Mofo nas roupas e sapatos

– Se você tem peças de roupas manchadas com mofo, separe as brancas das coloridas e lave-as separadamente. As roupas brancas podem ser enxaguadas numa solução de água quente e bicarbonato de sódio antes de irem para a máquina de lavar no ciclo normal de lavagem.

Lavando roupa

Foto: © Depositphotos

– Outra dica é jogar um pouco de álcool líquido nas manchas, esfregar um pouco, deixar secar e prosseguir com a lavagem. Já no caso de roupas coloridas, lave-as com alvejante próprio para elas.

– Para limpar os sapatos, primeiramente passe uma escovinha de dentes para tirar o excesso e, logo depois, aplique um pano embebido em vinagre branco. Peças de couro como sapatos e cintos, a dica é usar vaselina líquida para limpar e conservar o material.

Leia também: Roupas mofadas dicas para recuperá-las

– Se você precisa limpar bolsas emboloradas, passe vinagre branco pelo menos uma vez por mês por dentro e por fora da peça por pelo menos quatro meses.

Lista de produtos para combater o mofo

  • Desumidificador Antimofo 110g Moffim (Loja OZ)
  • Antimofo Secar Lavanda 180g (C&C)
  • Antimofo E Desumidificador De Armários (Extra)

Como evitar a volta do mofo e do bolor

A melhor dica para se livrar do mofo é eliminar as condições de calor e umidade, que são ideais para o seu crescimento.

  • Mantenha banheiros, cozinhas e outros ambientes úmidos bem ventilados e secos.
  • Para evitar a formação de mofo a longo prazo, considere a possibilidade de instalar um desumidificador elétrico nas áreas mais afetadas.
  • Procure cobrir as paredes com tinta antimofo, à venda na maioria das lojas do ramo.
  • Conserte vazamentos no momento em que eles forem descobertos para evitar que a umidade se infiltre em cavidades e abaixo do piso.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Saúde em risco: conheça os perigos de viver em uma casa com mofo

Publicidade

Deixe seu comentário