Linhaça: sua aliada low carb na perda de peso

Saúde e Bem estar

Essa sementinha tão popular hoje em dia é proveniente do linho (Linum usitatissimum), e um alimento funcional muito usada na culinária sendo considerada uma arma poderoso contra o diabetes, colesterol e câncer, possuindo ainda outros inúmeros benefícios para o nosso organismo), graças as suas propriedades antioxidantes. Já falamos aqui sobre os benefícios da linhaça.

Benefício da linhaça

Foto: © Depositphotos

Para quem está acima do peso, a linhaça é uma ótima aliada para auxiliar na eliminação desses quilinhos a mais. Ela contém fibras que contribuem para o controle da glicose no sangue e faz com que a gordura que consumimos seja eliminada pelas fezes, contribuindo para o controle do colesterol ruim. Ela também produz um “gel” que junto com as fibras promovem a saciedade e ajudam no bom funcionamento intestinal.

Para quem está na menopausa, a linhaça é uma ótima opção para auxiliar na reposição hormonal de forma natural pois, contém uma substância que imita o hormônio estrógeno – as lignanas. Essa substância é um fitoesteróide que age no corpo prevenindo o câncer de mama.

Tipos e formas de linhaça

Podemos encontrar dois tipos de linhaça: marrom e dourada que não apresentam grandes diferenças nutricionais significativas entre elas.

Ambas são ricas em ômega 3 e 6 que aumentam o colesterol bom no sangue, fibras e proteínas. Pode ser consumida em sua forma de semente ou, ainda, como farinha.

Semente de linhaça: todos os seus nutrientes ficam muito bem protegidos no interior da sua casca o que pode dificultar a sua absorção pelo nosso organismo.

Uma dica é mastigar bastante a semente antes de engolir pois, assim, a ação do mecanismo de mastigação e a saliva ajudam a quebrar a casca facilitando  a absorção de todos os seus nutrientes posteriormente na digestão.  Pode ser misturada a iogurtes, sucos, vitaminas, a receitas de pães e bolos e saladas, o que sua imaginação mandar.

Colher com linhaça

Foto: © Depositphotos

Farinha de linhaça: basta triturar a semente para obtê-la. É bem prático e fácil fazer em casa: com um auxílio de um processador ou liquidificar, é só bater as sementes até virar pó. Após, guardar em um pote fechado na geladeira para conservar melhor suas propriedades.

Nessa apresentação todos os nutrientes da linhaça são melhor absorvidos pelo nosso organismo. Assim como a semente, a farinha pode ser misturada a todos os tipos de alimentos e receitas.

Farinha de linhaça

Foto: © Depositphotos

Podemos encontrar também o óleo de linhaça, mais rico em ácidos graxos se comparado as outras duas versões. Tem um sabor um pouco amargo e não possui fibras em sua composição. Pode ser usado para temperar saladas, carnes e qualquer prato quente. É muito usado em cosméticos para pele e cabelo.

Semente low carb

A linhaça é considerada um semente low carb, ou seja, possui pouco carboidrato. Para cada 10 g de linhaça (cerca de uma colher de sopa) temos 45 calorias sendo, 2,5 g de carboidrato e 2,5g de fibras assim, zero de carboidrato líquido (para obter o carboidrato líquido basta subtrair a quantidade de fibras do valor total de carboidrato).

semente de linhaça

Foto: © Depositphotos

O conceito de carboidrato líquido é muito usado em dietas low carb para contar a ingestão diária de carboidrato. De forma simples, o carboidrato líquido é aquele que tem efeito significativo na glicose sanguínea. As fibras apesar ser carboidrato, não são absorvidas para a corrente sanguínea logo, não interferem nos níveis glicêmicos.

A sua farinha pode ser usada para substituir a farinha branca (riquíssima em carboidrato de má qualidade) em nossa alimentação saudável. Podendo ainda ser misturada a qualquer outra farinha low carb de sua preferência (Conheça as farinhas low carb). Receitas de bolos, biscoitos, empanados, e até doces vão ficar bem mais fit com a linhaça.

Abaixo, segue uma receita de “Cream Cracker de Linhaça” bem fácil de fazer que fica super crocante e o melhor, rico em gorduras boas e fibras. Uma deliciosa opção para o lanche da tarde.

“Cream Cracker de Linhaça”

Cream Cracker de Linhaça

Ingredientes que usei:

  • 01 Ovo;
  • 03 Colheres de sopa de Linhaça;
  • 02 Colheres de sopa Farinha de Maracujá;
  • 01 Colher de chá rasa de fermento em pó;
  • 01 Colher de sopa de Azeite Extra Virgem;
  • 01 Colher de sopa de queijo parmesão ralado;
  • Sal a gosto;
  • Temperos secos a gosto (usei o orégano e cominho).

Obs: Nesta receita usei junto com a farinha de linhaça, a farinha de Maracujá. Mas, pode ser usado qualquer outra farinha low carb.

Cuidado com o sal pois, o queijo parmesão já é salgado.

Modo de Preparo:

  • Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Unte uma assadeira ou prato, que caiba e possa ir ao micro-ondas, com um fio de azeite (usei um prato raso). Estique a massa na assadeira, pode deixar mais fina ou grossa como preferir. Corte em quadrados (ou qualquer outra forma) e faça furinhos com a ponta do garfo.
  • Leve ao micro-ondas inicialmente por 3 mim em potência alta. Após esse tempo se achar que ainda não está crocante, vá acrescentando mais 01 min até que consiga a consistência desejada.
  • E pronto. Simples assim! Como fiz em um prato raso e deixei a massa mais fina, rendeu 12 quadradinhos.

Fica uma delícia! Pode ser acompanhado por patês, pastas, maioneses, manteiga, até num caldo substituindo a tradicional torrada fica perfeito.

Bom Apetite!

Por Anna Carolina Moraes / Edição: Dona Giraffa

Publicidade

Deixe seu comentário