Conheça os benefícios do coco para a saúde

Você sabia que o coco pode ser considerado um superalimento? Isso porque ele é um dos alimentos mais nutritivos a disposição do homem na natureza. Consumido em suas mais diversas formas e composições, o coco é uma fonte de substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo e não pode ser deixado de fora da sua dieta.

Mulher segurando coco

Foto: © Depositphotos

Assim como o abacate e as oleaginosas, muita gente tem medo de incorporar o coco na dieta diária por conta da grande quantidade de gordura que essa fruta contém. Se você é uma delas, então já pode relaxar e consumir coco à vontade, pois os ácidos graxos presentes nessa fruta vão diretamente para o fígado e são rapidamente transformados em energia.

Benefícios de consumir coco:

1. Ajuda a emagrecer

O coco pode ajudar quem deseja perder peso de forma saudável, pois o seu consumo in natura ou em forma de óleo estimula o metabolismo e diminui medidas rapidamente. Uma pesquisa utilizando pessoas com os mesmos padrões de alimentação e exercício comprovou que, aqueles que consumiram óleo de coco no lugar do óleo de soja, tiveram maior perda de peso.

2. Facilita a digestão

O coco tem um alto teor de fibras o que facilita a digestão e mantém o intestino em movimento dando energia para quem o consome.

Mão na barriga

Foto: © Depositphotos

Para você ter uma ideia, a carne do coco tem mais fibras do que o farelo de trigo e outros tipos de grãos.

– Duas colheres de sopa de manteiga de coco contêm cerca de 5 gramas de fibras, meia xícara de farinha de coco contém 7 gramas de fibras e a mesma porção de polpa de coco tem cerca de 10 gramas de fibra. Somente o óleo de coco não possui fibra em sua composição.

3. Ajuda na beleza da pele e dos cabelos

O óleo de coco tem efeito antimicrobiano, o que auxilia na recuperação de cabelos ressecados e com danos e ajuda no tratamento de acnes. Consumido em forma de óleo ou in natura, o coco reduz a contagem de bactérias no organismo por conta do alto teor de ácido láurico que ele contém.

O ácido láurico é absorvido pela corrente sanguínea e posteriormente para as glândulas sebáceas controlando a oleosidade da pele e deixando-a mais bonita e menos propensa a acnes e infecções cutâneas. Cabelos crespos e ressacados se forem tratados com óleo de coco ficam macios e brilhantes rapidamente.

4. Previne doenças cardíacas

O coco é rico em gordura, porém trata-se de uma gordura considerada boa para o organismo, pois elas são menos suscetíveis a causar obstrução das artérias.

Mulher mão no peito

Foto: © Depositphotos

Além disso, a carne do coco é rica em substâncias conhecidas como monoglicerídeos que transformam a gordura em energia e não em tecido adiposo armazenado beneficiando a saúde das artérias e do coração.

5. Rico em vitaminas e minerais

Não é a toa que o coco é considerado um superalimento. O leite feito do coco tem grande quantidade de vitamina B, vitamina C e vitamina E, tornando-se um alimento extremamente saudável. A vitamina E e vitamina C são benéficos para o sistema imunológico e as vitaminas do complexo B são boas para manter seu sistema imunológico forte.

Coco cortado

Foto: © Depositphotos

A água de coco, por sua vez, é rica em magnésio, responsável por um grande número de funções importantes, como a regulação dos batimentos cardíacos; o potássio, importante na regulação dos rins, cérebro, coração e músculos; o fósforo, importante para manter os ossos e dentes saudáveis; o ferro, útil para a manutenção das células vermelhas do sangue.

As formas de consumo do coco no nosso dia a dia:

• Leite de coco:

O leite de coco é obtido a partir da carne do fruto. No Brasil utiliza-se o leite de coco principalmente para fazer doces ou em pratos típicos no norte e nordeste do país. Ele é facilmente encontrado nos supermercados, mas se você quiser consumir um produto mais saudável e sem conservantes é muito fácil de fazer em casa. Basta deixar a carne do fruto de molho, bater num processador de alimentos e coar com um pano fino. O bagaço pode ser aproveitado em diversas receitas.

Garrafa leite de coco

Foto: © Depositphotos

Se consumido no lugar do leite de vaca, os benefícios são incontáveis. Além do fato de não ter lactose, o leite de coco é rico em gorduras que aumentam a saciedade e o metabolismo ajudando na perda de peso.

• Água de coco:

A água de coco possui muitos nutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência e pode ser consumida sem restrições.

Coco verde

Foto: © Depositphotos

Ela facilita as funções de filtragem do rim, ajuda também na digestão, ajuda no controle dos níveis de glicemia no sangue, controla a pressão arterial, é ótima para a manutenção do sistema imunológico, possui antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e ajuda na preservação de bactérias boas da flora intestinal. É ou não é um superalimento?

• Óleo de coco:

O óleo de coco é muito indicado para a redução da gordura abdominal, pois ele ajuda a queimar gordura e a reduzir a fome. E isso é incrivelmente bom, pois esse tipo de gordura é o mais perigoso de todos e está associado a uma série de doenças ligadas à má alimentação e sedentarismo. O óleo de coco pode ser consumido em formato de cápsulas que devem ser ingeridas antes das refeições ou no preparo dos alimentos substituindo o óleo de soja.

• Coco in natura:

A forma mais comum de consumo do coco é in natura, ou seja, comendo pedacinhos da sua carne ou ralado nas receitas de sua preferência.

Pedaços de coco

Foto: © Depositphotos

Experimente também o coco em lascas com iogurte ou tostado junto com a granola e frutas.

• Farinha de coco:

Outro produto que está na lista de quem quer emagrecer é a farinha de coco. A farinha de coco é produzida a partir da polpa da fruta, porém uma parte da gordura do coco é retirada antes da finalização do produto, o que faz com que ela seja mais leve. Essa farinha ajuda a melhorar a flora intestinal, combate o diabetes e aumenta a saciedade.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Conheça as farinhas low carb

2 Comentários em Conheça os benefícios do coco para a saúde
  • QueroDieta disse:

    Na minha casa não deixo faltar óleo de coco.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud