Conheça o significado das cores da bandeira do Brasil

Se você tem menos de 30 anos de idade pode ser que não tenha estudado na escola matérias específicas que havia algumas décadas atrás em nosso currículo brasileiro. De qualquer forma, saber o significado das cores da bandeira do Brasil é fundamental para compreender como nosso país foi construído.

Portanto, as cores verde, amarelo, azul e branco têm um significado especial e determinam as coisas mais valiosas que ajudaram a fundar o Brasil e a bandeira traz isso.

Cores da bandeira

Foto: © Depositphotos

A bandeira é um dos principais símbolos de um país. Enquanto alguns países contam com apenas duas cores em sua bandeira, o Brasil conta com 4: verde, amarelo, azul e branco.

Formada por um retângulo verde, um losango amarelo e um círculo azul com uma faixa branca em seu interior, cada uma das cores presentes na bandeira brasileira tem seu próprio significado.

A bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais do país. Os outros símbolos são o hino, as armas nacionais e o selo nacional.

A atual bandeira brasileira foi adotada em 19 de novembro de 1889 e suas cores e dimensões foram determinadas através do Decreto nº 4, quatro dias após a Proclamação da República, para substituir a antiga bandeira imperial.

A bandeira de nosso país já passou por várias mudanças desde o tempo do Império. Primeiro foi preciso atribuir um novo significado as cores, em seguida adicionar as estrelas e até mesmo o lema positivista.

Ainda assim não são tão bruscas suas modificações, já que a atual bandeira foi inspirada naquela existente no período imperial.

Conheça agora o significado das cores presentes na bandeira do Brasil.

Qual o significado das cores da bandeira do Brasil?

• Retângulo verde

O retângulo verde presente na bandeira brasileira representa as extensas matas e florestas existentes no país.

Acredita-se também que na época do Império essa cor foi uma homenagem a D. Pedro I, já que verde era a cor da casa de Bragança.

• Losango amarelo

O losango amarelo representa o ouro e toda a riqueza presente no Brasil.

Na época do Império simbolizava a casa da arquiduquesa da Áustria e imperatriz país, Dona Leopoldina.

Também está relacionado ao fato de que mesmo após a independência, o Brasil não rompeu totalmente suas ligações com o Império. Representa também a determinação dos limites do território nacional.

• Círculo azul

A cor azul na bandeira do Brasil representa o céu do Rio de Janeiro na noite do dia 15 de novembro de 1889.

Também simboliza os rios brasileiros e faz referência a uma esfera celeste posicionada segundo a latitude que representa o horário de 8h30 no dia em que a república foi proclamada.

Anteriormente a Proclamação da República, o círculo azul representava a esfera armilar, que também estava presente na bandeira portuguesa.

• Faixa e estrelas brancas

A cor branca presente na faixa e nas estrelas da bandeira representa a paz.

Já a frase, “Ordem e Progresso” – escrita sempre em verde -, foi inspirada em um lema do positivismo, de Augusto Comte: “O amor por princípio, a ordem por baixo e o progresso por cima.”

• Significado das estrelas da bandeira

As estrelas presentes na bandeira brasileira representam os 26 estados e o Distrito Federal, totalizando assim 27 estrelas brancas.

Cada uma delas está localizada em um canto porque o objetivo era reproduzir a constelação que aparecia no céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889.

Brasil

Foto: © Depositphotos

O Pará é a única estrela que fica em cima da faixa com a frase “Ordem e Progresso”, por se tratar do maior território próximo ao eixo equatorial.

Até o ano de 1992, a bandeira contava com apenas 23 estrelas que representavam os 23 estados brasileiros da época. No dia 11 de maio de 1992 passou então a ter o formato atual, com as 27 estrelas já que foram inclusos os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

Vale comentar que a primeira bandeira tinha apenas 21 estrelas representando os estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e o Município da Corte.

Desenho da bandeira do Brasil

A atual bandeira do Brasil, apresentada 4 dias após a Proclamação da República foi desenhada por Décio Vilares, que se inspirou na bandeira imperial.

Como se pode perceber foram poucas as mudanças feitas para a bandeira oficial, mudando apenas os significados e incluindo as estrelas e a frase positivista “Ordem e Progresso”.

Leia também: Conheça as 12 bandeiras que o Brasil já teve ao longo da história

Ausência de preto ou vermelho

Se observarmos com atenção a bandeira de nosso país perceberemos que ela não conta com cores como o vermelho ou preto, presentes na maioria das bandeiras de outros países.

Essas cores representam guerra ou sangue e são poucos os países que não contam com elas em suas bandeiras

Dia da Bandeira

19 de novembro é comemorado o Dia da bandeira do Brasil, já que se trata da data em que o atual símbolo nacional foi instituído no país.

Nas escolas as crianças costumam fazer atividades relacionadas ao tema e aprendem mais sobre sua história.  No entanto, apesar de ser considerada uma data muito importante, não é tida como feriado nacional.

Leis referentes ao uso da bandeira

Existem também leis relacionadas ao uso da bandeira, que ditam momentos em que ela deve ser obrigatoriamente hasteada. Essas leis também citam situações em que a bandeira é desrespeitada, sendo isso proibido.

São consideradas ações de desrespeito a esse símbolo nacional:

– Acrescentar qualquer coisa a bandeira.

– Mudar sua forma ou cores.

– Reproduzi-la em rótulos ou qualquer outra coisa voltada a venda de produtos.

– Apresentá-la em mau estado de conservação.

– Usar a bandeira como cobertura de algo que será inaugurado.

O artigo que garante proteção à bandeira do Brasil e afirma que ela não deve ser desrespeitada é o de número 31 da lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971.

Agora que já você conhece um pouco mais sobre a bandeira do Brasil e o significado de suas cores e formas, que tal saber mais sobre outros símbolos nacionais, como o hino, por exemplo?

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Confira os significados de outras 32 bandeiras de todo o mundo

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Conheça o significado das cores da bandeira do Brasil

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's