Confira os benefícios do melão para a saúde

Você sabe quais são os benefícios do melão para a saúde? Existem vários tipos de melão, depende de qual região ele vem. Se for região fria ou mais tropical ele pode ter alguma alteração no formato, no perfume (sim, pois o melão é uma das frutas mais perfumadas que existem) e até mesmo no sabor e na textura. Mas são todos pertencentes à mesma “família” e isso garante que você vá ter todos os nutrientes e vantagens no seu consumo.

Melão amarelo cortado

Foto: © Depositphotos

O melão e uma fruta deliciosa que além de contribuir para que se tenha uma alimentação de qualidade também está repleto de outros benefícios.

A fruta é tipicamente consumida no verão, principalmente pelo fato de ser rica em água, o que ajuda a manter a hidratação do corpo em dia.

Além de aparecer no café da manhã ou como sobremesa e lanche da tarde, o melão também acompanha algumas refeições importantes como o almoço e o jantar. Sem contar na possibilidade de ser consumido na forma de suco.

E já que se trata de uma fruta muito gostosa, que tal conhecer mais sobre os benefícios que o melão tem a oferecer para o seu corpo?

Confira os 12 Benefícios do melão para a saúde:

1. Melhora a saúde da pele e dos cabelos

O melão conta com uma alta quantidade de antioxidantes, que são ótimos para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

O licopeno e as vitaminas A e C também ajudar a combater qualquer coisa que possa causar danos as células ou contribuir para o envelhecimento precoce.

A vitamina A está relacionada a produção de sebo para manter o cabelo hidratado e saudável enquanto que a vitamina C contribui para a produção de colágeno, bom tanto para a pele quanto para os cabelos.

2. Ajuda a emagrecer

Praticamente todas as frutas são ótimas para ajudar quem deseja perder peso, mas ainda assim podemos dizer que o melão tem alguns pontinhos extras.

Ele possui muito poucas calorias, apenas 34 a cada 100 gramas. Além disso ele é pobre nas famosas gorduras prejudiciais.

mulher gordura abdominal

Foto: © Depositphotos

O melão também conta com nutrientes que ajudam a garantir uma maior saciedade.

3. Melhora a digestão

Devido a presença de fibras, o melão é um laxante natural. Ou seja, é um alimento natural na prevenção da prisão de ventre e melhoria da digestão.

Como é rico em água ele também ajuda a prevenir o inchaço e desintoxicar o corpo mais facilmente.

Leia também: Saiba como combater o inchaço abdominal

4. Ótima fonte de carboidratos

Quem pratica exercícios físicos frequentemente precisa ingerir mais carboidratos para ter mais disposição durante o treino.

A boa notícia é que o melão é uma ótima fonte de carboidratos. Devido ao baixo teor de frutose ele funciona como um carboidrato de digestão rápida.

5. Ajuda a controlar a pressão arterial

Quem sofre de pressão alta conta com o melão para ajudar a controlar a pressão arterial.

Fatia de melão

Foto: © Depositphotos

A fruta é rica em potássio, responsável por esse controle, sem contar sua função diurética, devido a alta presença de água.

6. Melhora o funcionamento dos rins

A fruta também ajuda a melhorar o funcionamento dos rins, já que é rica em água. O ácido fólico provoca uma ação diurética ajudando a eliminar através da urina as toxinas que ficam acumuladas no organismo.

Outra dica é preparar um chá com as sementes do melão, já que elas contribuem para a saúde dos rins e para eliminar as toxinas do corpo.

7. Contribui para a hidratação

Rico em água e eletrólitos, o melão é ótimo para repor líquidos perdidos em dias de muito calor ou após a prática de exercício físico pesado.

Pedaço de melão

Foto: © Depositphotos

Uma fatia de melão pode ser muito mais eficiente do que ingerir qualquer outro alimento.

8. Melhora a visão

Rico em vitamina A, o melão contribui para melhorar a visão.

A vitamina é responsável por fazer uma manutenção na retina, a protegendo dos males comuns do envelhecimento.

9. Melhora a imunidade

Sofre muito com resfriados, gripes e alergias? Insira o melão na sua dieta!

Tigela com melões

Foto: © Depositphotos

A fruta é rica em vitaminas e nutrientes que contribuem para aumentar a imunidade e assim garantir que as gripes e resfriados passem bem longe.

10. Previne alguns tipos de câncer

O melão é rico em betacaroteno, substância que comprovadamente ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, dentre eles o de próstata, de mama e o de colón. A vitamina A e os flavonoides também fazem sua parte nessa prevenção.

Sendo assim, vale a pena passar a comer mais dessa fruta.

11. Combate a insônia

Quem tem dificuldades para pegar no sono pode resolver o problema utilizando-se de elementos naturais, como o melão.

Grande parte de seus nutrientes favorece a tranquilidade, o que contribui para que você se desligue e consiga dormir mais cedo.

Mulher sem sono

Foto: © Depositphotos

É útil também para quem sofre de ansiedade e consequentemente acaba sendo atingido pela insônia.

Além disso, como proporciona saciedade, ao comer a fruta você certamente não acordará de madrugada sentindo fome e perdendo algumas horas de sono.

12. Diminui os sintomas da TPM e da menopausa

Essa é uma ótima notícia para as mulheres. Principalmente aquelas que sofrem com os sintomas da TPM ou da menopausa.

A fruta ajuda a regular o ciclo menstrual, já que age como anticoagulante e melhora a circulação.

Então a dica é comer ao menos um pedaço de melão antes, durante e depois da menstruação.

Sugestões de receitas com melão

• Suco de melão

Preparar suco de melão é bem fácil. Pique alguns pedaços da fruta e bata no liquidificador juntamente com 250 ml de água. Não precisa adoçar, mas vale apena deixar gelar um pouco na geladeira ou acrescentar algumas pedras de gelo.

• Doce de melão

Bata no liquidificador 2 xícaras de leite, 1 copo de iogurte desnatado, uma gelatina sem sabor e incolor – já preparada – e três colheres de sopa de leite em pó. Em seguida coloque a mistura em uma tigela e acrescente duas claras em neve juntamente com as fatias de melão. Coloque em uma forma untada com óleo e deixe na geladeira por aproximadamente 3 horas.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Conheça os benefícios da beterraba para a saúde

Seja o primeiro a comentar em Confira os benefícios do melão para a saúde

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

É um amor pobre aquele que se pode medir. William Shakespeare