22 sugestões de nomes diferentes e seus significados

Quando você é apresentado a alguém que tem um nome diferente, sem dúvida é mais difícil esquecer tanto da pessoa quanto do nome, não é? Esta é uma das vantagens de se ter um nome diferente do que as outras pessoas em geral. Mas quando chega a hora de escolher o nome do seu filho ou da sua filha, como saber o limite entre o que é diferente e esquisito?

Gravidez

Foto: © Depositphotos

Afinal, você não vai querer que seu filho ou filha sinta vergonha do próprio nome por ser tão estranho que vira motivo de piada… Por isso confira este artigo para conhecer sugestões de nomes diferentes com significado que são realmente muito interessantes.

Na hora de escolher o nome do bebê muito querem apostar naqueles mais práticos, que são fáceis de escrever e pronunciar. No entanto, isso significa também optar por um nome comum e quando se quer ser diferente vale a pena pensar com um pouco mais de calma na escolha do nome do seu filho ou filha.

Os famosos são aqueles que não tem medo de arriscar e sempre apostam em algo diferenciado na hora de nomear seus herdeiros. Mas quem disse que você também não pode seguir essa tendência?

Se sua ideia é sair do comum e apostar em algo diferente, você veio ao lugar certo! Confira nossas sugestões de nomes diferentes e seus significados:

Porque apostar em um nome diferente?

Escolher o nome do bebê nunca é uma tarefa fácil. E toda mamãe sonha em dar um nome único, exclusivo para seu filho ou filha. Como uma forma de demonstrar que ele é especial para ela.

Um nome diferente também é perfeito para quando a criança começa a frequentar a escola. Nas reuniões de pais ninguém vai ter que perguntar de qual Gabriel você é a mãe – ou o pai – e por aí vai.

Cuidados na hora da escolha de um nome diferente

Apesar de ser a chance de seu filho ter um nome único, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer essa escolha. Não use referências a marcas famosas ou grafias muito complexas, que sejam difíceis de ser compreendidas.

Placa com vários nomes

Foto: © Depositphotos

O motivo? Isso pode acabar fazendo com que a criança seja vítima de bullying quando estiver na escola ou que precise o tempo todo explicar como se escreve e fala seu nome. Com o tempo o pequeno vai odiar ter sido chamado assim.

Misturar partes do nome do pai e da mãe pode resultar em nomes diferentes e interessantes. Só tome cuidado para não acabar criando algo muito exótico.

• Leia também: Como escolher o nome do bebê? Dicas e sugestões:

Nomes diferentes de meninos e seus significados:

1. Apolo

O provável significado do nome Apolo é força, ainda assim sua origem é um pouco incerta. Na mitologia grega é o Deus do Sol, responsável por sustentar o astro nos céus e manter a luz do dia.

Pode também significar “espírito de calor”, “princípio da vida” e “pai da luz”.

É possível variar a forma como é escrito: Apollo e Apollon, por exemplo.

2. Caleb

O nome Caleb é bíblico de origem hebraica. Mesmo tão antigo, continua atual e pode ser uma ótima sugestão de nome diferente para seu filho. É simples e fácil de compreender, e seu significado é também simbólico em nossa cultura. Caleb quer dizer cachorro, uma figura simpática e amigável para nós que representa fidelidade e companheirismo.

3. Elijah

De origem hebraica também, cuja versão em inglês é mais conhecida (Elias), Elijah pode ser uma boa opção de nome diferenciado, já que raramente o vemos entre nossa cultura. Seu significado é “o Senhor é o meu Deus”.

Foto bebê (02)

Foto: © Depositphotos

4. Giancarlo

Entre as famílias de descendentes de europeus este nome não é tão diferente, pois é uma versão de João Carlos. Para os demais, portanto, Giancarlo não é nada comum. Encontramos dois significados para Giancarlo: homem livre e Deus é gracioso.

5. Frederico

Não é tão desconhecido, mas não costuma ser usado. Frederico é um nome de origem germânica (Friedrich). Significa rei, príncipe ou governante de uma nação. O apelido Fred é mais popular.

6. Jonas

Jonas é um nome que inicialmente era usado em meninas, pois vem do hebraico, Yonah, mesma raiz que deu origem ao nome Yoná. No entanto se configurou como nome masculino e, embora um tanto diferente do tradicional, é simples e direto. Um bom nome, não acha? Seu significado literal é pomba, pode ser considerado por aquele que voa ou que está em muitos lugares.

7. Kael

Outro nome que surgiu de uma versão feminina. Kael é havaiano e se tornou um nome masculino a partir de Kaila. Como tudo o que tem origem havaiana, é cheio de significados. Kael significa “Aquele que gosta de viver”, “aquele que gosta de existir”, “aquele que ama muito a vida” ou “aquele que deseja durar bastante tempo”.

Mãe segurando mão do bebê

Foto: © Depositphotos

8. Leon

Tem origem na palavra grega leon que significa literalmente “leão”. Pode ser considerado também o diminutivo de Leonardo.

Seus possíveis significados são: “leão” ou “valente como um leão”.

9. Levi

De origem hebraica, o nome Levi significa: “ligado”, “unido”, “vinculado”.

10. Lorenzo

Lorenzo é italiano, sua versão espanhola Lourenço tem o mesmo significado, que nada mais é do que “natural da cidade de Laurento”. Sua abreviação tornou-se mais popular – Enzo – e já configurou em várias listas de nomes mais escolhidos. Mas Lorenzo tem seu charme e justifica a escolha mesmo com um significado simples como este.

11. Theo

De origem grega, Theo, vem da palavra théos, que significa “Deus”. Seus possíveis significados são “Deus” e “Deus supremo”, de qualquer forma um nome simples que remete ao todo poderoso. Uma boa pedida!

Menino gordinho

Foto: © Depositphotos

+++ Nomes diferentes de meninas e seus significados:

12. Alexia

O nome Alexia pode ser considerado a versão feminina de Alexis, que vem da palavra grega alexo.

Significa “ajudante”, “defensora”, ou “defensora da humanidade”.

13. Betina

Esse bonito nome de menina é uma variação de Bete, apelido carinhoso dado a quem se chama Elizabete. Então, se você quer apostar em nomes que se baseiam em apelidos, Betina pode ser uma boa escolha.

Significa “Deus é juramento”.

14. Chiara

É a versão italiana de Clara. Pode também ser considerado proveniente de Ciara.

Bebê menina

Foto: © Depositphotos

Se derivado de Clara significa “luz”, “claridade” agora se vindo de Ciara seu significado é totalmente oposto: “preto” ou “escuro”.

15. Desiree

De origem francesa, o nome deriva da palavra em latim desideratos.

Significa “desejada”.

16. Iris

Vem do verbo grego eiren.

Significa “mensageira” ou “mensageira pela palavra”.

17. Jamille

Esse nome é uma variação na forma de escrever de Jamila. É também a versão feminina de Jamil.

Significa “bonita” ou “bela”.

Menina deitada no berço

Foto: © Depositphotos

18. Lorraine

O nome se origina de uma região da França chamada de Lothar. No século XIX o nome se popularizou e então passou a ser utilizado como nome próprio.

É uma versão diferente de Lorena e significa “reino da famosa guerreira”.

19. Maitê

O significado desse nome é muito positivo e forte. De origem Basca, tem a ver com alguém que colhe coisas positivas após muito ter lutado por elas.

Suas possíveis significações incluem: “pessoa amável”, “amada”, “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”.

20. Nayla

Esse nome pode ser considerado uma variação de Najla, se origem árabe.

Significa “a de olhos grandes”, “mulher cujos olhos são grandes” ou “mulher de olhos bonitos e expressivos”.

Sorrindo

Foto: © Depositphotos

21. Samile

Composto pela união das palavras “Sam” e Mile. Se você estranhou esta ideia e pensa que não faz o menor sentido, veja só o significado deste nome: Samile quer dizer “seu nome é Deus”, aquela que tem a graça divina.

22. Yandra

A origem desse nome é do latim. Diferente para nossa cultura, mas com uma sonoridade muito especial, o significado também é interessante: Yandra quer dizer grandiosidade ou parte do dia.

Cada uma dessas listas traz nomes bem diferentes para você poder analisar e escolher. E se você gosta de nomes fora do comum, continue acompanhando o blog e traremos mais dicas!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Conheça nomes diferentes, inspirados em mitos e lendas

Loading...
2 Comentários em 22 sugestões de nomes diferentes e seus significados
  • Juliana disse:

    Boas ideias de nomes, minha bebê tem dois meses e chamamos ela de Betina. Um lindo nome que tirei de um livro. Não sabia que tinha um significado, obrigada, lindo post.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's