10 truques simples e caseiros para eliminar as formigas domésticas

Sim, elas são pequenas, algumas medem menos de um centímetro de comprimento, porém elas podem causar grandes transtornos quando resolvem se instalar e desfrutar da sua residência junto com a sua família.

Pote de açúcar com formigas

Foto: © Depositphotos

Ter uma praga de insetos rodando livremente pela casa é algo que incomoda demais. E apesar de não representarem grandes danos à saúde do ser humano como ratos e baratas, as formigas não só irritam como também podem danificar equipamentos, consumir alimentos e fazer ninhos nos lugares mais inusitados.

Esses pequenos insetos que habitam o nosso planeta há cerca de 100 milhões de anos são tão danadinhos que nem mesmo grandes alturas as impedem. Até mesmo quem mora em apartamentos e andares altos já sofreu com esses hóspedes indesejados.

Por que as formigas aparecem?

Um dos principais fatores que faz com que as formigas saiam de seus ninhos é o aumento da temperatura e a umidade, portanto nos meses mais quentes do ano e que chove com mais frequência é justamente quando você verá mais trilhas pela casa.

Assim como naquela conhecida fábula infantil, é no verão que elas saem em busca de alimento para armazenar comida para o inverno. Porém, engana-se quem pensa que elas só comem folhas. As formigas domésticas costumam ser doceiras ou carnívoras, comendo alimentos ricos em açúcar e glicose e também outros insetos.

Formigas dentro de casa

Foto: © Depositphotos

É por isso que elas geralmente aparecem no banheiro, pois assim podem consumir restos de peles mortas encontradas no ambiente. As formigas carnívoras se alimentam também de larvas e ovos de de outros animais, o que pode ser até benéfico por contribuírem para acabar com traças, aranhas e outros insetos.

Venenos são eficazes?

Quando as estradas de formigas aparecem, o nosso primeiro impulso é comprar venenos contra insetos, desses mais comum do tipo spray, que se encontra em qualquer supermercado e atacá-las vorazmente.

Infelizmente, mesmo usando esse método, é muito comum que elas voltem depois de um tempo. E você sabe por quê? A maioria das formigas domésticas possuem mais de uma rainha em seus ninhos e a rainha é a única responsável pela reprodução da espécie. O veneno mata algumas delas, mas não todas, dessa forma novas colônias vão surgindo.

Várias formigas

Foto: © Depositphotos

Além disso, os inseticidas só matam as formigas visíveis e elas não representam nem 5% da população real de uma colônia. Concluindo, venenos são ineficazes caso você precise acabar com uma infestação de formigas.

Acabar com esses bichinhos indesejáveis não é tarefa muito fácil. As formigas domésticas costumam instalar-se nas frestas de azulejos e pisos e dentro de eletrodomésticos por serem locais quentes e escuros.

Apesar de não serem venenosas, podem causar contaminação de alimentos por carregarem bactérias em seus corpos e danos consideráveis ao estabelecerem ninhos dentro de aparelhos de som ou medidores de eletricidade.

Confira 10 truques caseiros para acabar de vez com as formigas:

1. Inseticida caseiro – água e detergente

Faça uma mistura de partes iguais de água e detergente, ou seja, metade do frasco de água e a outra metade de sabão. Você pode aplicar com uma seringa dentro dos orifícios por onde as formigas costumam aparecer como rodapés e rejuntes dos azulejos. Outra forma de aplicar essa mistura é usando um borrifador.

Mulher com borrifador

Foto: © Depositphotos

Aplique diretamente nas formigas percorrendo o percurso que elas fazem e identificando a origem delas. Assim você pode usar a seringa e acabar com o foco. O detergente é eficaz porque ele tira a camada natural de cera do corpo do inseto, que acaba morrendo de desidratação. Pode parecer extremamente cruel, porém resolve o seu problema sem trazer riscos à saúde dos moradores, animais de estimação e ao meio ambiente.

2. Venenos em iscas

Um outro método bem eficaz é utilizar veneno próprio para formigas que são vendidos em formato de iscas (bolinhas pequenas que lembram ração de roedores). As operárias carregam as iscas para dentro do ninho e aos poucos contaminam as outras formigas que nem chegam a sair de lá.

3. Vinagre

O cheiro forte do vinagre afasta as formigas. Depois de limpar bem a cozinha ou o banheiro, aplique o vinagre branco com um borrifador em alguns pontos estratégicos do ambiente. É tiro e queda!

4. Limão

Outro odor que as formigas detestam é o cítrico. Esprema o suco de um limão em um copo e passe nos móveis da cozinha, janelas ou outros locais que são ponto de entrada desses insetos. O cheiro cítrico confunde e desorienta as formigas fazendo com que elas abandonem o percurso.

Receita caseira com limão

Foto: © Depositphotos

5. Cascas de laranja

Assim como o limão, a laranja também é um agente natural poderoso contra as formigas. Coloque algumas raspas ou cascas de laranja dentro do açucareiro ou nos locais onde se armazenam alimentos e isso vai afastá-las rapidamente.

6. Talco

Se as formigas estiverem saindo por uma tomada ou qualquer outro local da casa que impeça o uso de líquidos em geral, a solução é espalhar um pouco de talco. O talco, por ser um pó extremamente fino, obstrui os orifícios do corpo da formiga fazendo com que elas morram.

7. Cravo da índia

Para espantar as formigas de qualquer cômodo da casa sem matá-las, encha um pequeno pote sem tampa, ou saquinho de tule, com cravos da índia e coloque dentro de móveis ou nos cantinho.

Cravo da índia

Foto: © Depositphotos

Na falta do cravo em si, use óleos essências, pois o efeito será o mesmo.

8. Borra de café

A borra de café também repele as formigas sem matá-las. Espalhe nos locais onde você vê formigas, dentro de casa ou no jardim. Se quiser espantar um formigueiro inteiro, jogue o líquido diretamente no formigueiro.

9. Ácido bórico

Outro inseticida caseiro fácil de fazer e altamente eficaz é o ácido bórico. Você mistura o ácido com água ou leite e açúcar até formar uma massinha. Faça iscas com essa massa e distribua pelos locais onde as formigas costuma passar.

10. Limpeza e organização

Evite levar alimentos para os quartos ou outros cômodos da casa, tampe bem os alimentos e não deixe sobras em cima dos móveis. Depois de aplicar as dicas acima, feche bem os orifícios das paredes com rejunte, massa de vidraceiro ou até mesmo uma pasta feita de sabão.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Receitas caseiras para acabar com as formigas domésticas

Loading...
Seja o primeiro a comentar em 10 truques simples e caseiros para eliminar as formigas domésticas

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's