Tenho medo de perder meu namorado, como devo agir?

Relacionamento

O ciúme é uma das causas mais comuns das brigas e também do fim de relacionamentos. Apesar de ser algo natural, quando passa a ser em excesso ou muito possessivo costuma ser prejudicial não apenas para a outra pessoa, mas também para você que está sempre desconfiada e não consegue relaxar um só momento.

Ciúmes

Foto: © Depositphotos

Alguns sinais que demonstram que seus ciúmes estão passando dos limites envolvem vigiar constantemente as redes sociais do namorado – a ponto de stalkear perfis de qualquer mulher que comente ou curta algo que ele postou -, fazer muitas cobranças e até mesmo mexer nas coisas de seu amado quando ele não está por perto.

Ao invés de ser uma namorada normal você é quase uma detetive particular que sabe – ou ao menos tem a necessidade de saber – tudo o que seu amor faz ou deixa de fazer.

O resultado disso é que provavelmente ele está se afastando de você, pois tem se sentido preso, como se fosse posse de alguém e mesmo que te ame muito pode estar pensando em terminar a relação ou dar um tempo.

Se você notou que seus ciúmes já estão muito exagerados a ponto de você se sentir possessiva e tem medo de perder seu namorado, veja o que fazer para reverter essa situação:

• Reconheça e admita seus ciúmes

O primeiro passo para mudar sua situação e assim fazer com que seu relacionamento volte as boas é reconhecer e admitir que você está sendo muito ciumenta e possessiva.

Casal descutindo

Foto: © Depositphotos

Mas não faça isso apenas da boca para fora, além de admitir isso para seu amor é preciso que você admita para si mesma que seu ciúme já está virando doença.

A partir do momento em que você reconhecer que há algo errado – e que precisa ser mudado – você já deu o primeiro passo para salvar seu relacionamento.

• Aumente sua segurança

Ciúmes é sinônimo de insegurança, você sabia? Isso significa que você não anda se sentindo muito segura de si mesma e se considera inferior ou parceiro, sempre acreditando que ele pode encontrar alguém melhor e te deixar.

Leia também: Saiba quais são os tipos de ciúmes | Descubra o seu!

Deixe a insegurança de lado e passe a investir em você. Antes de amar outra pessoa é preciso amar a si mesma. Procure por um novo emprego se acha que está na área errada, volte a estudar, comece a fazer alguma atividade física para controlar a ansiedade e distrair a mente ou perder alguns quilinhos se você está desgostosa com alguma parte do corpo.

Se preciso for vale a pena inclusive começar uma terapia com psicóloga ou psiquiatra. Talvez sua insegurança esteja ligada a outros fatores como traumas anteriores ou até mesmo doenças secundárias como a ansiedade.

• Mude sua rotina

Sua vida não deve girar em torno de seu namorado. Sim, é muito bom ter alguém que nos ame ao nosso lado, de qualquer maneira, não abandone o que gosta e passe a viver apenas em função de seu amor.

Mulheres passeando

Foto: © Depositphotos

Saia com suas amigas – e permita que ele saia com os amigos dele -, vá viajar sozinha, comece um curso de inglês. O importante é ocupar a mente e focar em atividades que envolvam você.

Sabe aquela frase que sua avó dizia que “mente vazia é oficia do diabo”? Pois é exatamente assim, se você se esquece de você e vive apenas em função do namorado começa a pirar e criar situações que não existem!

• Dê espaço para seu amor

Se seu nível de ciúmes já chegou ao ponto de você se sentir possessiva – do estilo, “meu namorado é meu e de mais ninguém” – é provável que seu amor ande se sentindo sufocado.

Mulher enviando mensagem de texto

Foto: © Depositphotos

Experimente dar um pouco de espaço a ele. Permita que saia com os amigos para jogar bola, não fique mandando mensagens a toda hora perguntando onde ele está – principalmente se você sabe que ele está no trabalho ou na faculdade -, pare de fuçar as redes sociais e o celular dele.

No começo vai ser difícil, mas experimente fazer outra coisa enquanto ele mexe no Facebook ou checa as mensagens no WhatsApp por exemplo.

• Aprenda a confiar

A dificuldade em confiar muitas vezes está ligada a traumas do passado. De qualquer forma, se você ama seu namorado e ele já mostrou de todas as formas que também a ama, porque não confiar?

Desconfiança no relacionamento

Foto: © Depositphotos

Aceite que uma das bases de um relacionamento saudável é a confiança e pare de comparar seu atual relacionamento com situações anteriores. Tenha em mente que nenhuma situação na vida é igual a outra.

Leia também: 5 motivos para você não sentir ciúmes do seu namorado

• Cuidado com as expectativas

Tenha em mente que um relacionamento de verdade não é um conto de fadas e que sempre vão existir bons e maus momentos. Além disso, tanto você quanto seu amor têm uma vida a parte e não podem passar cem por cento do tempo juntos.

Cuide para que suas expectativas não sejam fantasiosas demais e aceite que um dia que seu amor não puder lhe ver ou parecer mais distante não significam traição ou que ele não a ama mais, mas sim que está com outros problemas.

Quanto mais realistas forem suas expectativas em relação ao namoro, menores as chances de sofrer com ciúmes bobos.

• Pare de ser impulsiva

Você costuma ser impulsiva e sempre quer resolver tudo de cabeça quente? Pois pode deixar essa atitude de lado agora mesmo.

Quanto mais impulsiva você for maiores as chances de não ver as coisas como realmente são e cometer falsos julgamentos em relação a uma determinada situação.

Mulher impulsiva

Foto: © Depositphotos

Aconteceu algo que te deixou desconfiada e possivelmente com ciúme? Ao invés de partir para a briga naquele momento e começar a cobrar explicações opte por esfriar a cabeça e respirar fundo.

Depois quando estiver mais calma converse e não brigue com seu amor e você verá que as coisas irão se resolver muito mais facilmente!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Seis sinais que indicam que é hora de partir para outra relação

Publicidade

12 comentários

  • Vanessa disse:

    Ninguém deveria ter medo de perder ninguém. afinal não temos dono 🙂 e se a gente perder o nosso amor é porque nunca foi nosso.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Vanessa!

      Obrigado pelo comentário.

      Responder
  • Bruna disse:

    Infelizmente eu já cheguei em um nível muito impossível do ciúmes e está sendo chato até para mim… Não aguento mais 🙁 é muita insegurança, medo de perder enorme, pior que eu tenho tempo para mim e não fico pendurado nele o tempo todo, preciso de ajuda.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Bruna, obrigado pelo comentário!

      Tenha confiança no seu parceiro, na sua relação. Ciúme em demasia estraga qualquer relação, cuidado!
      O primeiro passo você já deu pois, reconhece o seu problema. Tente relaxar, se for o caso, procure ajuda de um terapeuta, acho que seria bom pra você.

      Boa Sorte!
      Beijos.

      Responder
  • janeth castilho disse:

    Adorei muito o site

    Responder
  • Gabriela disse:

    Oi, eu faço terapia com psicóloga e tomo remédios receitados pela psiquiatra, namoro à 1 ano e 1 mês, no começo eu era muito muito ciumenta e tudo mais, mas agora em relação a isso confio muito nele, mas o problema é que de umas semanas pra cá eu desconfiei que ele estava fumando maconha, eu contei pra mãe dele e nós brigamos, ele nega até a morte mas eu já sei a verdade, no dia 2 desse mês ele disse que ia mudar, deu a palavra dele e pediu a ultima chance, eu parei de pensar que o tempo todo ele estava fumando e fiquei de boa, mas hoje eu liguei pro celular dele e o irmãozinho dele atendeu e disse que ele tinha ido no mercado com os outros dois irmãos mais velhos, aí eu penso, quem fica das 11h05 até 13 e pouco no mercado? Ninguém! Aí a hora que ele chegou eu perguntei onde ele estava e ele disse que estava soltando pipa, eu meio que acreditei desacreditado, briguei com ele, mas ele só dizia pra eu acreditar nele e na palavra dele.
    Ps. Já deixei claro que se ele estiver fumando eu vou terminar.
    Eai, preciso de ajuda…

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Gabriela, obrigado pelo comentário!

      A confiança é a base de qualquer relacionamento. A partir do momento que você começa a desconfiar do seu namorado, alguma coisa está errada.
      Aí cabe a você refletir sobre isso e dizer se você confia ou não nele.

      Beijos.

      Responder
    • Kendla disse:

      Preciso de ajuda!!!!
      Eu namoro à 1 ano, amo meu namorado, mas o problema é que ultimamente eu percebi um sentimento diferente pelo meu cunhado (irmão gêmeo do meu namorado), eu não quero continuar sentindo isso e nem levar isso a frente pois do mesmo jeito que posso acabar com meu namoro posso também prejudicar a união deles, eles confiam muito um no outro, eu acho meu cunhado bonito, acho todos os filhos da minha sogra bonitos, mas sem maldade, mas com esse outro é diferente, ele me trata bem e tals, esses dias sonhei com ele duas noites seguidas e em um dos sonhos eu estava transando com ele, eu fiquei confusa o dia inteiro e quero acabar com isso, o que eu faço???? Minha mente me mata, só de não pensar já estou pensando!!!!
      Me ajudeeeee!!!!!!

      Responder
  • Skarlety disse:

    Eu andava muito desconfiada, até brigava com o meu parceiro sem motivos, ele até me evitava muita das vezes no whatsapp porque sempre que iniciasse uma conversa entre nós já era motivo de brigas, discussões sem fundamentos, até que eu reconheci o meu erro, conversamos e tudo acabou bem! E claro graças às dicas da Dona Giraffa, muito obrigada!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá, fico muito feliz por isso! Felicidades para vocês. Beijos!!!

      Responder
  • camila disse:

    eu tenho muito medo de perder meu namorado ate que ja briguai tantas vezes com ele, por causa da menina que ele ficou que mora do lado da casa dele… tenho medo por mais que ele diga que e passado e pra gente viver o futuro.. eu amo demias ele

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Camila. Pra um relacionamento dar certo é preciso confiança. Se ele diz que é passado, confie ou o relacionamento não dará certo. Passado é passado, cada um tem o seu.

      Responder

Deixe seu comentário