Nomes de meninos e meninas que bombaram no ano passado (2016)

Se existe moda para decoração, roupas, cabelo… É claro que também há moda para nomes! Isso mesmo, nomes de meninos e meninas também seguem uma moda. Basta estar atento para perceber que alguns nomes soam como antigos ou “velhos” enquanto outros, de repente, passam a ser muito frequentes.

Dúvida menino ou menina

Foto: © Depositphotos

Todos os anos os novos papais e mamães apostam em nomes que lhes agradam para dar a seus filhos. Alguns seguem tendências previstas para o ano, que podem ser inspirados em personagens marcantes de novelas ou filmes; enquanto outros preferem algo diferente, que talvez tenham um significado especial e particular. (Sugestões de nomes para bebês: tendências para 2017)

Ainda assim existem nomes que nunca perdem a popularidade e estão sempre entre os mais buscados pelos pais. Isso não foi diferente em 2016 e alguns nomes de meninas e meninos bombaram e realmente fizeram a cabeça de quem ia ter um bebê.

E você está sem saber qual será o nome do seu filho ou filha? Confira essas ideias seguindo a lista que preparamos com os 10 nomes que mais bombaram no ano passado.

Lista com 10 nomes de meninos e meninas que bombaram em 2016:

• Nomes de meninas – Ranking 2016

Para meninas, figuraram dois nomes no topo da lista de 2016 e você já deve ter visto muitas por aí: Sophia (ou Sofia) e Alice. Já o nome Júlia, que foi muito comum e liderou a lista de 2015 deu lugar a Laura, o terceiro nome mais cogitado pelos papais e mamães de 2016.

Bebê (02)

Foto: © Can Stock Photo

Outro nome que veio com tudo fazendo parte do Top 5 do ano passado foi Valentina, cujo significado sempre forte leva muitas pessoas a se apaixonar pelo nome. O outro nome entre os cinco foi Helena, que é antigo, nobre, simples e sempre muito atual. Prova disso é que algumas famílias possuem várias gerações de mulheres com este nome sem que fique ultrapassado.

A seguir vamos ver o significado de cada um desses nomes, mas antes disso veja se adivinha os próximos cinco nomes que completam a lista de dez mais escolhidos de 2016.

E aí… Adivinhou?

Pois veja, os nomes favoritos do ano passado além destes citados acima foram: Isabella, Manuela, Júlia (sim, este continua) e Luíza. O nome Giovana, que foi parte dessa lista até 2015, perdeu lugar para Lívia que veio em décimo lugar.

Veja agora o que significa cada um desses nomes e descubra se algum deles traz a representação que você tanto procura para sua filha.

1°. Alice

Com origem indistinta entre França e Alemanha, o registro mais arcaico deste nome foi na versão Adelais, cujo significado é “nobre”. Outra variação do nome é Alícia, de origem espanhola, que também significa linhagem nobre ou “da realeza”

Menina

Foto: © Can Stock Photo

2°. Sophia

Como um dos favoritos dos brasileiros, este nome sendo escrito como Sophia ou Sofia (ou até mesmo Sophie). Sua origem é grega e o significado é conhecimento, saber ou sabedoria. É uma maneira ótima de passar uma mensagem de valor para sua filha!

3°. Laura

Com o sentido literal em latim de “louros”, o nome Laura remete à vitória, vencedora, pessoa que tem sucesso. Isso porque a folha de louro (um tempero comum em algumas regiões do Brasil) é um símbolo de vitória e figura em muitos troféus e brasões.

Embora tenha variações como Loretta e Lóri, Laura é um dos poucos nomes que costumam manter a mesma grafia em outras culturas, mudando apenas a forma de pronunciar.

No ano de 2015, Laura esteve em quarto lugar entre os nomes mais escolhidos e em 2016 subiu uma posição.

4°. Valentina

O nome Valentina tem sua origem no latim e significa literalmente valente. Forte, vigorosa e cheia de saúde são outros possíveis significados dados a esse nome.

Foto bebe

Foto: © Can Stock Photo

É a versão feminina de Valentim ou Valentino e também aparece, por vezes, na variação Valentine, mudança que não altera o significado.

5°. Helena

Um nome que é muito comum e adorado pelos brasileiros é Helena. De origem grega, Helena significa tocha de luz, iluminada, resplandecente, reluzente. Por mais que o tempo passe, esse nome não deixa de figurar entre os favoritos para os novos bebês, mas em 2016 voltou com tudo: está entre os cinco mais!

(Ranking Completo)

• Nomes de meninos – Ranking 2016

Se você procura nomes de meninos entre os mais queridos dos futuros papais e mamães, esta lista mostra tudo o que você precisa. Entre os favoritos estão os líderes de sempre Miguel, Arthur (ou Artur) e Davi.

São líderes porque nunca saem de moda e estão sempre entre os preferidos, mesmo depois de tantas décadas.

Menino deitado

Foto: © Can Stock Photo

Dois nomes, no entanto, subiram na preferência dos pais: Bernardo e Heitor. Ambos tiraram o trono de um dos nomes mais usados em todo o mundo: Pedro. Mas antes de ficar surpresa, explicamos: Pedro saiu da lista dos cinco favoritos, mas continua entre os 10 melhores, ao lado de Gabriel, Lorenzo (ou Enzo), Lucas e Matheus.

Quer saber o que cada um dos 5 nomes mais pesquisados de meninos significa?

1°. Miguel

De origem hebraica, Miguel quer dizer semelhante a Deus. Pode ser considerado um nome de origem bíblica, já que é citado quatro vezes na Bíblia como “o arcanjo que é um símbolo de humildade diante de Deus”.

Possui como variações os nomes Michael e Michel.

2°. Arthur

O nome Arthur pode ter origem celta, da palavra artus (que significa urso) ou do sobrenome romano Artorius. Pode também ser traduzido como grande urso ou Pedra. A origem do nome ainda é incerta.

Pode ter como variações os nomes Artur ou Arturo.

Bebe com ursinho de pelucia

Foto: © Can Stock Photo

3°. Davi

De origem hebraica, Davi quer dizer amado ou favorito. É também um personagem bíblico. Querido e predileto também estão como possíveis significações desse nome.

Pode ser encontrado como David, sua variação.

4°. Bernardo

De origem alemã, Bernardo, que subiu uma posição no ranking em relação a 2015, é a junção de duas palavras do alemão arcaico: ber – urso – e hard – forte.

Seu significado, portanto, é literal, quer dizer urso forte.

Pode ser encontrado como Bernard, a versão em inglês de Bernardo.

5°. Heitor

O caso de Heitor foi semelhante ao nome de menina Valentina. Ambos estavam no TOP 10 de 2015, mas ainda assim subiram muitas posições no ranking.

De origem grega, significa possuo ou tenho em meu poder. Também pode ser traduzido como aquele que possui, o que guarda algo de valor ou retém. Possui como variação Hector, versão em espanhol do nome Heitor.

(Ranking Completo)

Baby

Foto: © Can Stock Photo

E então, o que achou destes nomes? Se você vai ter um bebê nesse ano e ainda está em dúvida sobre qual nome colocar pode contar com esse TOP 10 de nomes de meninas e meninos que mais bombaram em 2016.

Você sabe exatamente quais foram os nomes da moda e pode decidir apostar neles ou não. Pense também na possibilidade de criar nomes compostos se utilizando de um desses que mais fizeram sucesso no ano passado. Se quiser ver outras sugestões de nomes para seu filho ou filha confira no blog outras listas!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • 100 nomes de bebês e seus significados: Opções de A a Z, meninos e meninas

Seja o primeiro a comentar em Nomes de meninos e meninas que bombaram no ano passado (2016)

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

É um amor pobre aquele que se pode medir. William Shakespeare