Conheça os significados das cores para pintar sua casa

Na hora de reformar a casa a pintura é uma das coisas que se passa pela sua cabeça. Afinal, qual a melhor cor para se colocar nas paredes?

Manter um único padrão ou deixar cada cômodo com uma pintura diferente? Esses são alguns exemplos do que você começa a pensar na hora de escolher a cor ou as cores que irão colorir o ambiente da sua casa.

Ideias de cores

Foto: © Depositphotos

Mas antes de apostar em sua cor preferida, será que você sabe o significado dela e o que irá transmitir para o seu lar? Para te ajudar nessa tarefa, confira o significado das cores e escolha aquela que mais lhe agrada para pintar sua casa:

• Azul

Muito comum para pintar o quarto dos meninos ou para dar um toque diferente em uma parede da casa, o azul – em seus mais variados tons – nunca perde sua popularidade.

Remete a tranquilidade, paz e serenidade, da mesma forma que o branco. Também lembra limpeza, água e está ligado a produtividade.

Mulher pintando a casa

Foto: © Depositphotos

Enquanto os tons mais claros têm o objetivo de transmitir um ambiente mais calmo e tranquilo, os mais escuros estão ligados ao sucesso, a confiança e ao poder.

Ideal para o quarto dos meninos ou um ambiente dedicado ao home office, por exemplo.

• Cinza

A cor cinza está ligada a elegância e ao respeito. Seu objetivo é transmitir um ar de seriedade, tanto que não é considerada ideal para pintar toda a casa.

Aposte nesse tom para uma das paredes de seu escritório em casa ou naquele ambiente em que você costuma receber convidados especiais. De qualquer forma prefira os tons mais claros, próximos ao branco.

• Amarelo

O amarelo costuma ser muito escolhido na hora de mudar os tons das paredes da casa. Principalmente por aqueles que não querem mais continuar com a cor branca mas também não querem uma mudança brusca, apostando em cores mais vivas ou escuras.

Tinta amarela

Foto: © Depositphotos

Essa cor remete a luz, calor, otimismo e alegria que serve para estimular a criatividade e também dá um clima de maior inspiração.

Pode ser utilizado em todos os ambientes da casa, mas lembre-se de apostar em um tom mais claro e não no famoso “amarelo ovo”.

• Laranja

O laranja significa intelecto, comunicação e coragem. Está também ligado ao fogo e pode ser uma cor cansativa e que estimula conflitos.

O ideal é apostar em tons mais claros dessa cor ou em pintar apenas uma das paredes do ambiente, com o intuito de deixa-lo mais iluminado, por exemplo.

• Rosa

Essa cor costuma ser a preferida dos pais para pintar o quarto das meninas, principalmente em tons mais delicados como o rosa. No entanto, o quarto do casal e até mesmo outros espaços da casa também foram conquistados por essa cor. Está ligada ao romantismo, a ternura e a delicadeza.

Parede rosa

Foto: © Depositphotos

Quem deseja transmitir um ar de delicadeza em outros ambientes ou até mesmo na parte exterior da casa pode escolher o rosa na hora de mudar as cores das paredes.

• Roxo

Sabedoria, mistério e espiritualidade, essas são algumas das coisas que a cor roxa remete. É uma cor que acalma e transmite a sensação de tranquilidade, podendo ser utilizada para a pintura de vários cômodos de uso comum.

No quarto, apostar em uma parede ou detalhes em roxo escuro e o resto do ambiente em tons de violeta pode deixar o local bastante agradável e fashion. Caso queira pintar todos os ambientes da casa dessa cor, opte pelos tons mais claros como o violeta e o lilás que irão ajudar a deixar o lar mais iluminado.

Leia também: Confira o simulador Suvinil, escolha sua cor favorita e faça o teste

• Verde

A cor verde está muito ligada a natureza, esperança, liberdade e a saúde. Pode ser utilizado para pintar uma das paredes do quarto ou até mesmo para aquele pedaço da casa dedicado as plantas.

Mulher pintando

Foto: © Depositphotos

Assim como o azul, é uma cor que acalma e traz equilíbrio. Àqueles que querem inspirar a pintura de um cômodo da casa baseado em seu signo e são de Touro, Libra ou Virgem podem apostar nos tons mais escuros de verde enquanto que Aquarianos e Piscianos nos tons mais claros.

• Branco

Paz, infinito, tranquilidade e pureza. Isso é o que o branco representa. Essa é uma cor muito comum de ser adotada na hora de pintar as paredes do interior da casa, mas ainda assim é preciso cuidado.

Ideal para dar a sensação de iluminação e espaço em ambientes pequenos, apostar apenas no branco pode deixar o lugar com ar de frieza e hostilidade. Para quebrar um pouco a falta de cor aposte em uma parede com tons diferentes ou em móveis bastante coloridos.

• Vermelho

Pintar todo um cômodo da casa de vermelho pode ser muito cansativo não apenas para a sua vista como também ao seu estado de espirito. Isso porque a cor está ligada a emoções fortes como a raiva, a paixão e a agressividade.

Cartela de cores de tinta

Foto: © Depositphotos

Caso queira utilizar essa cor na pintura da casa opte por apenas um pequeno espaço, como pequenos detalhes na parede próximos a prateleiras, por exemplo.

• Marrom

Ligado ao tom da terra e da madeira, o marrom pode ser associado a natureza, mas também significa conforto, calmaria e simplicidade.

Pode ser utilizado em uma das paredes de um ambiente com tons de branco ou para quem deseja dar um ar mais natural a algum outro espaço da casa.

De qualquer maneira, opte por um tom mais claro caso o ambiente não seja muito iluminado.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Como pintar paredes: guia prático para iniciantes

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Conheça os significados das cores para pintar sua casa

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's