Conheça os benefícios do alho para a saúde

Você sabia que o alho, aquele tradicional tempero da comida brasileira, além de saboroso também pode ser imensamente benéfico para a saúde? Se você quiser saber quais são os benefícios do alho para a saúde leia este artigo até o fim!

Benefícios do alho

Foto: © Depositphotos

O tempo todo estamos em busca de alimentos que tragam benefícios para nossa saúde. Seja em questões simples como prevenir o envelhecimento até mesmo coisas mais sérias como o combate a doenças do coração.

Como consequência disso é natural que se comece a pesquisar mais sobre determinados alimentos que nos chamam a atenção ou que são usados frequentemente na cozinha.

Esse é o caso do alho, um tempero muito comum para os mais diversos pratos e é provável que você já tenha se questionado quais são os benefícios dele para a sua saúde. Então veja a seguir quais são as vantagens de incluir alho nas refeições:

10 benefícios do alho para a saúde:

1. Prevenção de doenças cardiovasculares

O alho possui um componente chamado ajoene que é um antioxidante natural.

O ajoene funciona como um anticoagulante e, portanto, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

2. É um antibiótico natural

O alho é muito eficaz no combate aos micro-organismos podendo ser considerado um antibiótico natural.

Existem pesquisas que comprovam que o alho pode ser comparado a penicilina em relação ao seu poder antibiótico.

Leia tambémRemédios naturais para aliviar os efeitos da menopausa

3. Estimula o ganho de massa magra

Quer ganhar massa muscular? Conte com o alho para ajudar nessa tarefa!

Alguns compostos ativos presentes nessa especiaria contribuem para o ganho de massa magra, aumentando a produção de testosterona no corpo.

4. Reduz o colesterol e a pressão alta

A alicina presente no alho combate o colesterol e os triglicerídeos altos. O alimento também contribui para diminuir a pressão sanguínea pois faz com que os vasos relaxem.

Então se você está precisando diminuir os níveis de colesterol ruim ou até mesmo baixar um pouco a pressão, pense na possibilidade de incluir o alho na sua dieta.

5. Combate a dor de dente

Que tal utilizar um remédio natural para combater a dor de dente?

Dente dolorido

Foto: © Depositphotos

É simples, basta aplicar na região dolorida um pouco de alho picado com sal. Assim você acaba de criar um analgésico natural para dores de dente.

6. Previne vários tipos de câncer

Os componentes presentes no alho também ajudam a prevenir o câncer, dentre eles o de pele de próstata, de cólon e do estômago.

O selênio e a vitamina C previnem o câncer de cólon enquanto que outros componentes diminuem as úlceras de estômago e consequentemente previnem o câncer nessa região.

7. Evita infecções no trato urinário

Se você costuma sofrer muito com infecções frequentes no trato urinário conte com o alho para resolver esse problema.

Basta consumir um dente de alho cru diariamente.

8. Ajuda na perda de peso

Quem está tentando diminuir as medidas deve saber que o alho pode sim fazer parte de sua alimentação. Isso porque ele contribui para a perda de peso.

Perder peso

Foto: © Depositphotos

O motivo? O alho acelera o metabolismo, inibe o acumulo de gordura e potencializa os efeitos da atividade física.

Então, você já sabe, esse alimento pode ajudar na perda de peso, mas é preciso aliá-lo a outras coisas como a prática frequente de exercícios.

Leia tambémCaminhar ajuda a perder a barriga e emagrecer

9. Reduz dores relacionadas a artrite

O alho tem sido utilizado como um remédio natural no combate as dores causadas pela artrite. Isso porque suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a reduzir a inflamação causada pela doença.

Além disso, um componente chamado dialil dissulfeto ajuda a limitar as enzimas que danificam as cartilagens.

A dica no caso de quem quiser usar o alho para a prevenção da artrite é incluir o alimento em sua dieta regular e consumir ao menos um dente de alho com o estomago vazio.

10. Fortalece o sistema imunológico

O alho também fortalece o sistema imunológico e eleva as defesas do organismo. Isso ocorre devido a presença de vitamina B6 e dos compostos sulforosos.

Como resultado de incluir o alho em sua dieta o sistema imunológico fica mais forte e você sofre menos com gripes e resfriados.

O alho na prevenção de problemas do coração

Quem pretende utilizar o alho como uma forma de prevenir problemas do coração pode contar com a água de alho ou o chá de alho, duas receitas muito boas que devem ser consumidas ao menos uma vez ao dia.

Chá de alho

Foto: © Depositphotos

Água de alho

– Coloque um dente de alho amassado em 100 ml de água. Deixe a mistura descansar durante o período da noite.

– Na manhã seguinte tome a água de alho preparada antes de fazer qualquer refeição. Ela ajuda a limpar o intestino e diminuir o colesterol

Chá de alho

– O chá de alho é ótimo para quem gosta de chás. É preparado com um dente de alho para cada 200 ml de água. Adicione o dente de alho picado ou amassado a água fervente e deixe a mistura por 5 a 10 minutos no fogo.

– Espere amornar e beba. Para deixar o gosto mais aceitável é possível adicionar raspas de gengibre, gotas de limão e uma colher de mel ao chá.

Receita de pão de alho

– Uma das formas mais comuns – e gostosas – de se consumir o alho em maior continuidade é no famoso pão de alho, o queridinho dos churrascos. Mas saiba que você mesma pode preparar essa delícia em casa!

O que você vai precisar?

1 colher de sopa de manteiga amolecida sem sal;
1 colher de sopa de maionese light;
1 colher de café de pasta de alho ou alho in natura bem picado ou amassado;
1 colher de café de salsinha picadinha;
1 pitada de sal;
Pão a sua escolha.

Como preparar o pão de alho?

– Misture todos os ingredientes até obter uma pasta. Separe os pães que comprou para fazer essa receita e passe a pasta de alho neles. Embale em papel alumínio e leve-os ao forno por aproximadamente 10 minutos. Em seguida retire o papel alumínio e deixe os pães por mais 5 minutinhos, apenas para dourar um pouco a casca.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Conheça os benefícios do suco de melancia para a saúde

Loading...
1 Comentário em Conheça os benefícios do alho para a saúde
  • Alho é um excelente remédio natural pra muitas doênças, tanto para combater quanto para previnir. Uso muito para ajudar o sistema imonulógico!

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    A medida do amor é amar sem medida. Victor Hugo