Conheça os efeitos colaterais do limão para a saúde

O limão costuma ser uma fruta muito procurada na hora de escolher um suco natural, comer um peixinho ou temperar uma salada.

Apesar de trazer uma série de benefícios como ser antioxidante, rico em vitamina C e combater cânceres e tumores, a fruta também possui alguns efeitos colaterais que precisam ser conhecidos.

Suco natural

Foto: © Can Stock Photo

Mas como bem sabemos, nada em excesso faz bem, e isso vale inclusive para alimentos que possuem muitos benefícios, como é o caso do limão.

Então chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre os efeitos colaterais que essa fruta pode causar na sua saúde:

• Dor de estômago

Consumir muito suco de limão em um único dia pode contribuir para que você tenha dor de estômago – ou seja, fuja de qualquer sugestão de “dieta do limão ou do suco de limão” que você ver por aí.

Isso ocorre pois se trata de uma fruta naturalmente cítrica, o que faz com que o estômago se mantenha ácido por muito tempo quando consumida em excesso.

Mulher mão na barriga

Foto: © Can Stock Photo

O resultado? Irritação das mucosas do trato digestivo e consequente dor de estômago.

• Refluxo

Também conhecida como doença do refluxo gastroesofágico, esse distúrbio é causado por alimentos muito ácidos ou picantes.

Quem já sofre com o refluxo e abusar no consumo do limão pode irritar a mucosa do esôfago e do estômago, piorando os sintomas da doença.

Náuseas, azia e vômitos, dores de garganta e dor no peito são os sintomas característicos da DRGE.

O refluxo também pode ser um sinal de que o estômago está muito ácido, indicando que você deve maneirar nos alimentos com esse teor.

• Dores de cabeça e enxaquecas

As dores de cabeça também podem atormentar aqueles que consomem limão em grande quantidade.

Enxaqueca

Foto: © Can Stock Photo

Normalmente é uma consequência secundária, resultado de azia, dor de estômago ou até mesmo do próprio refluxo.

Mas também pode ser causada pelo aminoácido tiramina – presente no limão – que aumenta o fluxo de sangue para o cérebro de forma abrupta.

• Úlceras

Não é apenas a dor de estômago que pode atingir aqueles que abusam do consumo do limão. Se você continuar ignorando as dores e não tratar a causa – a fruta consumida em excesso – pode acabar desenvolvendo uma úlcera.

O limão pode fazer com que seu estômago seja bastante ácido, o que irrita o revestimento do órgão e causa pequenas feridas – as úlceras.

• Cáries

Por mais que você tenha se surpreendido ao ler isso, sim, o limão pode causar cáries!

Mesmo que você esteja com sua escovação em dia e cuide perfeitamente dos seus dentes.

O fato da fruta ser muito ácida faz com que o esmalte dos dentes seja prejudicado e até mesmo perdido – o ácido cítrico e o ascórbico podem dissolver essa proteção -, deixando-os vulneráveis as manchas e cáries e até mesmo a problemas como a gengivite.

• Aceleração dos batimentos cardíacos

Quando o limão é combinado com outros alimentos, como o gengibre pode causar aumento da frequência cardíaca.

Mulher com a mão no peito

Mulher com a mão no peito

Isso pode se tornar um grande problema para pessoas hipertensas que podem acabar tendo um princípio de infarto devido aos batimentos cardíacos acelerados.

• Pedras nos rins

É comum ao fazer sucos águas aromáticas que se coloque o limão com casca e tudo. Ao contrário de frutas como a laranja, dificilmente removemos as cascas dessa fruta.

O problema é que a casca do limão contém grandes quantidades de oxalatos, que impedem a absorção de cálcio pelo corpo.

E quando nosso corpo não absorve algo ele o elimina junto com as toxinas. O cálcio não absorvido se solidifica dentro dos rins e forma assim as temidas pedras – que causam não apenas transtornos como fortes dores.

Leia tambémPedra nos rins: sintomas, tratamento e prevenção

• Aumento de problemas durante a gravidez

O consumo excessivo de suco de limão durante a gravidez pode prejudicar não apenas a futura mamãe como também a seu bebê.

Mulher grávida

Foto: © Can Stock Photo

Dores de estômago, azia, aumento dos enjoos, diarreia e indigestão estão dentre os problemas que o limão pode causar para as gravidas.

Alguns desses fazem com que a futura mamãe se alimente menos e prejudique assim seu sistema imunológico ou fique desidratada pela perda de líquidos.

• Queimaduras e manchas

Muito utilizado para temperar alimentos e até mesmo para tratamentos estéticos, é preciso cuidado nesses casos.

O motivo? Se expor ao sol após entrar em contato com o limão – seja através de tempero de alimentos ou de tratamentos estéticos – pode causar queimaduras e manchas na pele.

Por isso o ideal é levar bem as mãos após mexer com essa fruta e até mesmo passar um hidratante nas mãos.

No caso dos tratamentos estéticos, evitar a exposição ao sol é a melhor alternativa para não sofrer com queimaduras e manchas.

• Aumento da absorção de ferro

Se você está com deficiência de ferro no sangue o limão pode ser muito útil para resolver esse problema. Agora se os níveis desse nutriente estão normais no seu metabolismo, é preciso cuidado.

Isso porque a fruta faz com que haja um aumento da absorção de ferro que pode levar a doenças como a sobrecarga de ferro ou hemocromatose.

Para evitar o problema o melhor é consumir a fruta com moderação.

• Idas frequentes ao banheiro

Devido ao alto teor de vitamina C no limão, ele é um diurético natural.

Em resumo, quando consumida em excesso, principalmente na forma de suco, a fruta aumenta seu desejo de ir ao banheiro para urinar.

Vontade de urinar

Foto: © Can Stock Photo

Por um lado, algo positivo, pois incentiva você a beber mais líquidos durante o dia, por outro bastante incômodo e constrangedor por fazer com que você tenha que visitar o banheiro a cada 10 minutos!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Conheça os 9 benefícios do gengibre para a saúde

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Conheça os efeitos colaterais do limão para a saúde

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A medida do amor é amar sem medida. Victor Hugo