Conheça o significado das cores do Natal

Quando dezembro começa o clima dentro de casa passa a ser totalmente outro. Início das férias dos filhos, a chegada das festas de final de ano…

Imediatamente você já começa a trabalhar na decoração natalina com o intuito de deixar a casa ainda mais alegre.

Enfeites de Natal

Foto: © Can Stock Photo

Sendo assim passa a pensar numa cartela de cores a serem seguidas. Vermelho, verde, dourado e branco estão presentes na maioria das decorações, já que são as principais cores que representam o Natal.

Você sabe o que elas significam nessa data tão especial e porque estão sempre presentes? Afinal, algumas decorações até incluem outras cores como o prateado e os tons pastéis, mas nunca dispensam uma das quatro principais!

Conheça agora o significado das cores do Natal:

• Vermelho

O vermelho pode ser encontrado em várias peças da decoração natalina. Desde toalhas de mesa, laços, bolinhas e outros itens decorativos da árvore de natal até mesmo a roupa do Papai Noel, um dos itens mais importantes dessa época.

Decoração de Natal

Foto: © Can Stock Photo

– Essa cor possui vários significados. O religioso que representa o sangue de Jesus, fogo e caridade. Outros significados estão ligados com o azevinho – muito comum nos centros de mesa nas decorações natalinas – que assume uma cor avermelhada durante o inverno.

– Também é considerado um tom que apela para os sentimentos mais nobres de cada um, por ser uma cor quente.

• Verde

O verde é encontrado num dos principais elementos da decoração natalina: a árvore de natal. Mas não precisa estar apenas ali, as toalhas natalinas, as guirlandas, os outros enfeites da casa e até mesmo os pisca-piscas podem trazer o tom verde para alegrar o natal.

Como decorar sua árvore de Natal

Foto: © Can Stock Photo

– O verde representa esperança, juventude, natureza e também é um símbolo da vida eterna.

– No significado religioso, a cor verde é interpretada junto a vermelha. Enquanto a última representa o sangue de Jesus Cristo quando foi crucificado, a primeira tem a ver com a vida e a esperança de alcançar a vida eterna devido ao sacrifício que Jesus realizou.

• Dourado

O dourado está presente nos presentes, nos laços, nos detalhes das toalhas de mesa e também em alguns itens de decoração da árvore de natal como festões, pisca-pisca, a estrela ponteira e bolinhas.

Enfeites dourado

Foto: © Can Stock Photo

– A cor representa a luz solar e o brilho. No sentido religioso remetem a estrela que os Três Reis Magos seguiram para chegar até o menino Jesus.

– Velas, luzes de Natal e a estrela no topo da árvore são as decorações natalinas que mais representam a cor dourada nessa época.

• Branco

O branco pode estar presente em detalhes da própria árvore de natal, nos enfeites de bonecos de neve, nas bolinhas de natal e até mesmo nos festões que envolvem a árvore ou decoram a casa.

Natal

Foto: © Can Stock Photo

– No hemisfério norte o Natal coincide com o inverno, então representa também a neve. No Brasil, por estarmos no período do verão a cor leva em conta mais os significados religiosos como a paz, a pureza, a alegria e a glória.

– Árvores de natal na cor branca também tem ganhado o carinho de muitas pessoas. São tão charmosas quanto as tradicionalmente verdes e dão um tom diferente a sua decoração natalina.

Como conciliar as cores do Natal na sua decoração natalina

Agora que você já conhece o significado das cores do Natal é hora de pensar em como conciliá-las na decoração da sua casa. É preciso muito cuidado para não acabar criando um verdadeiro carnaval, mas sim um ambiente cativante e agradável para essa data tão esperada. (20 curiosidades sobre o Natal: conheça a história e costumes da data)

Como decorar a casa para o Natal

Foto: © Can Stock Photo

Para a árvore procure trabalhar com no máximo três tons, incluindo a cor da própria. Vermelho e dourado se encaixam muito bem nas árvores de base verde enquanto que o dourado e o prateado podem ser utilizados naquelas de coloração branca.

Já na decoração da casa, invista em algo que siga o padrão da árvore. O vermelho pode estar presente por todo o ambiente, já que estará aparecendo inclusive nos enfeites de Papai Noel.

Quer algo mais colorido? Deixe que o pisca-pisca nas janelas da casa faça esse trabalho! Mas saiba que as luzes de tom dourado também ficam muito bonitas para enfeitar o exterior de sua residência.

Roupas para a noite de Natal

Diferentemente do ano novo, para o dia de Natal não existe nenhuma superstição ou expectativa em relação as cores de roupa a serem utilizadas, ainda assim é possível apostar nos tons natalinos para suas roupas. (Roupas para o Natal 2016 – 75 Fotos)

Roupa Natal

Foto: © Can Stock Photo

Vestidos vermelhos ou brancos com detalhes em dourado, sapatos dourados ou vermelhos, e até mesmo alguma peça verde podem fazer você e sua família se sentirem ainda mais no clima natalino.

Quem não quiser seguir o tradicional verde, vermelho, branco, dourado nos tons da roupa pode também apostar em algum acessório mais delicado ou discreto como brincos, tiaras e prendedores de cabelo ou gravatas no caso dos homens.

Leia também: Looks para o Réveillon 2017 – 99 Fotos lindas!

Só cuidado para não exagerar, se a decoração da casa já está bem colorida, usar uma roupa nos mesmos tons pode acabar fazendo você se tornar parte dela. Nesse caso, aposte nos acessórios.

Sugestões de tons para serem usados junto com as cores natalinas

Que tal misturar as tradicionais cores natalinas com outras cores e tornar sua decoração um pouco diferente?

Ao invés de investir apenas no branco e dourado inclua o azul para dar um ar novo a sua casa. Ou então substitua o vermelho pelo roxo e trabalhe este tom junto com o verde e o dourado.

O verde e o cor-de-rosa ou o safira, esmeralda e dourado também ficam lindos ao serem aplicados na decoração natalina da sua casa.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Significado das cores para o Ano Novo

Seja o primeiro a comentar em Conheça o significado das cores do Natal

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

É um amor pobre aquele que se pode medir. William Shakespeare