Alimentos que ajudam a combater anemia

A anemia é caracterizada por uma carência de nutrientes importantes que fazem com que o nível de hemoglobina no sangue esteja abaixo do normal.

Ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas são alguns elementos que quando em falta podem causar a anemia, porém a condição mais comum está relacionada a deficiência de ferro.

Carência de nutrientes

Foto: © Can Stock Photo

Para combater o problema é necessária uma mudança alimentar e muitas vezes o uso de suplementos vitamínicos, dentre outras medicações.

Mas, para você que quer prevenir o problema e evitar a anemia, confira os alimentos que combatem esse mal:

• Feijão

Rico em ferro, o feijão é um dos alimentos ideais para quem quer prevenir a anemia causada pela deficiência de ferro. Caso você não seja muito fã de feijão, aposte ao menos no caldo que pode ser colocado em sopas ou para dar um gostinho diferente ao arroz.

• Carne vermelha

As carnes vermelhas também são ricas em ferro, e a boa notícia é que o nutriente contido nesses alimentos é mais facilmente absorvido pelo corpo que no caso das leguminosas.

Benefícios da carne

Foto: © Can Stock Photo

Inclua ao menos uma carne vermelha em uma de suas refeições principais, como o almoço ou o jantar.

• Espinafre

Além do ferro, o espinafre contém vitamina A, B9, E e C. Essa última vitamina é essencial para ajudar na absorção do ferro pelo metabolismo.

Folhas de espinafre

Foto: © Can Stock Photo

Para incluir esse alimento nas suas refeições aposte em lanches naturais, sopas, tortas salgadas e até mesmo em uma salada verde.

• Pão integral

Se você está precisando aumentar a quantidade de ferro em sua dieta mas não quer aumentar os números na balança, o pão integral pode ser de grande ajuda.

Benefícios do pão integral

Foto: © Can Stock Photo

Assim como outros alimentos, ele é rico em ferro e irá ajudar a combater a deficiência desse nutriente. Inclua o pão integral no café-da-manhã ou no lanche da tarde.

• Laranja

Rica em vitamina C, a laranja é uma fruta que pode ajudar seu organismo a absorver mais ferro de outros alimentos. Tanto a fruta pura como seu suco podem ajudar nessa tarefa.

Experimente tomar um copo de suco de laranja durante o café-da-manhã ou faça uma salada de frutas incluindo essa e outras frutas ricas em vitamina C para a sobremesa ou lanche da tarde.

• Beterraba

A beterraba também é um alimento rico em ferro, ajudando a reparar e reativar os glóbulos vermelhos do sangue, aumentando o fluxo de oxigênio por todo o corpo.

Beterraba crua

Foto: © Can Stock Photo

Pode ser consumida crua como uma opção de salada, fatiada ou ralada, misturada a cenoura e folhas verdes ou cozida como acompanhamento das refeições.

Quem não dispensa um suco natural pode misturar a beterraba ao suco de cenoura ou laranja.

• Ovos

Ovos são ricos em proteínas e, portanto, ajudam a repor aquelas que são perdidas quando você se encontra anêmica. Opte pela versão cozida, mais saudável do que os ovos fritos.

Salada de ovos cozidos ou até mesmo uma omelete são algumas formas de incluir os ovos em suas refeições.

• Limão

Semelhante a laranja, o limão é rico em vitamina C, e, portanto, ajuda o corpo a absorver mais ferro durante as refeições, além de repor vitaminas e fortalecer o sistema imunológico.

Limão verde

Foto: © Can Stock Photo

Suco de limão ou usar a fruta como tempero de saladas e peixes são uma forma de fazer com que esse alimento ajude a combater a anemia.

Leia também: Conheça os efeitos colaterais do limão para a saúde

• Leite

Como você viu no começo desse texto, não é apenas a deficiência de ferro que causa anemia. A falta de vitamina B12 também pode fazer com que as hemácias não funcionem corretamente.

Copo de leite

Foto: © Can Stock Photo

Esse tipo de anemia é comum nos veganos e vegetarianos que evitam o consumo de carne, leite e derivados.

Caso você não siga nenhuma dieta vegana ou vegetariana, procure beber ao menos dois copos de leite ao dia, para garantir que os níveis de vitamina B12 mantenham-se estáveis.

• Manteiga de amendoim

Quem não dispensa um doce em sua dieta pode contar com a manteiga de amendoim no combate da anemia. Ela tem alto teor de ferro e pode ser passada no pão ou em torradas e consumida nos lanches ou no café da manhã.

Vale também incluir o amendoim torrado na dieta caso o sabor da manteiga de amendoim não lhe agrade.

• Tomate

A vitamina C e o licopeno são os principais nutrientes presentes no tomate. No combate da anemia está a questão da vitamina C, que irá ajudar na absorção de ferro por parte do metabolismo.

Tomate vitamina C

Foto: © Can Stock Photo

Suco de tomate, uso da fruta no preparo de molhos e até mesmo a tradicional salada de tomates são alguns exemplos de como você pode consumir esse alimento diariamente.

• Acerola

Essa é uma fruta rica tanto em ferro quanto em vitamina C. Assim, incluí-la em sua dieta é uma ótima maneira de evitar a anemia. Inclusive reduz os sintomas como cansaço e fadiga e aumenta sua imunidade devido a presença da vitamina C.

Acerola rico em ferro

Foto: © Can Stock Photo

Você pode consumir a fruta ao natural, através de sucos ou até mesmo misturada a outras frutas, como sobremesa ou lanche da tarde.

• Peixes

Além de serem um tipo de carne mais saudável os peixes também são ricos em ferro, como é o caso do salmão e do atum. Ideal para quem não deseja sair da dieta mas precisa lidar com a anemia.

Benefícios do salmão

Foto: © Can Stock Photo

Procure preparar o peixe assado, grelhado ou cozido e o tempere com limão, para aumentar a absorção de ferro pelo seu corpo. Para ajudar a combater a anemia, você deve ingerir esse alimento de três a quatro vezes por semana, podendo optar entre o almoço ou o jantar.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Conheça os benefícios do suco de couve para a saúde

Seja o primeiro a comentar em Alimentos que ajudam a combater anemia

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Loading...
Publicidade

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud