Sintomas da depressão

Ficar triste de vez em quando é algo normal, afinal acabamos passando por situações que acabam nos deixando para baixo como o término de um relacionamento, uma decepção com algo relacionado ao trabalho ou aos estudos ou até mesmo a morte de um ente querido.

O problema surge quando a tristeza não passa e a pessoa passa a perder a vontade de fazer coisas simples do cotidiano, querendo ficar isolada ou até mesmo disfarçando sentimentos para que ninguém saiba do que está acontecendo.

Depressão

Foto: © Can Stock Photo

Nesses casos é possível que você esteja desenvolvendo depressão, uma doença muito séria – e não frescura, como talvez você já tenha ouvido por aí – e que precisa de tratamento, que pode incluir o uso de remédios ou apenas consultas com um psicólogo.

Para ajudar a identificar alguém que possa estar sofrendo de depressão, separamos uma lista com dez dos principais sintomas dessa doença:

1. Problemas digestivos frequentes

Quando uma pessoa entra em depressão ocorre uma diminuição na produção de serotonina e noradrenalina, responsáveis pela sensibilidade a dor. Como resultado disso, quem está em depressão tem maior sensibilidade a dores.

Dores no trato intestinal são muito comuns nesses casos, inclusive a ocorrência da síndrome do intestino irritável de forma constante.

2. Variações de humor constantes

É possível que você acorde feliz e acabe o dia triste devido a algum acontecimento. No entanto, quando se está depressivo essa variação de humor costuma ser constante e sem um motivo.

Variações de humor

Foto: © Can Stock Photo

Ou até mesmo ocorre como uma forma de se disfarçar o que realmente está sentindo. Você pode se pegar chorando ao mesmo tempo em que sorri ou ficar irritada por algo irrelevante, como a louça na pia.

A tendência é que as variações de humor se tornem cada vez mais constantes e que isso lhe cause um desgaste emocional, fazendo com que você prefira ficar deitada ou dormindo para evitar incômodos.

3. Perda de energia

Apesar da perda de energia poder estar relacionada a outros problemas de saúde, é também considerada um dos sintomas da depressão.

Você se sente sem vontade de fazer atividades cotidianas que antes lhe davam prazer como ir ao trabalho, estudar, ler um livro, sair com os amigos, cozinhar, etc.

É como se você estivesse constantemente cansado e sem motivação para qualquer coisa que seja diferente de ficar sozinha deitada na cama.

4. Baixo astral dominante

Nada parece ser positivo para aquele que está depressivo. Desde situações mais simples até aquelas mais difíceis, tudo é sempre ruim ou vai dar errado.

Baixo astral

Foto: © Can Stock Photo

É comum que o paciente depressivo diga constantemente que não é capaz, que não nasceu para ser feliz ou que não vale a pena lutar por algo que não final não irá se realizar.

Revolta com a religião e incapacidade de se sentir feliz também fazem parte de quem está se deixando dominar pelo baixo astral.

5. Dificuldade de se concentrar

Esse sintoma costuma ser ignorado, principalmente se você é alguém naturalmente distraído ou que vive no mundo da lua.

No entanto, quando não é possível manter a concentração em nada por muito tempo e qualquer esforço lhe deixa triste ou irritado – ou causa qualquer outra emoção sem sentido, é preciso se preocupar.

Desatenção, falta de objetividade e dispersão constantes devem ser vistos como algo a ser observado mais de perto e não apenas uma característica comum da pessoa.

6. Distúrbios do sono

Se você antes dormia bem e agora tem dificuldades para dormir ou dorme demais, esse também pode ser um indicativo da depressão.

Distúrbios do sono

Foto: © Can Stock Photo

Enquanto algumas pessoas não conseguem se desligar das situações que a levaram a ficar depressiva e com isso passam noites em claro, outras preferem ficar sempre dormindo, pois no mundo dos sonhos se sentem mais felizes e seguras.

7. Alteração do apetite e do peso

Aumento ou perda do apetite são observados nos pacientes depressivos. Enquanto alguns param de comer a ponto de conseguir ignorar a fome, outros encontram na comida um consolo para algo que os deixa constantemente tristes.

Com isso é possível observar uma rápida mudança na balança, normalmente prejudicial à saúde pois há perda ou ganho de peso em pouco tempo.

8. Pensamentos recorrentes sobre morte

A morte costuma ser um tema comum a sair da boca de alguém que está em depressão. Você irá ouvir – ou dizer constantemente – que talvez fosse melhor estar morto, pois não é importante e não há mais nada interessante para fazer em vida.

Paciente depressivo

Foto: © Can Stock Photo

Mesmo que o paciente depressivo apenas esteja pensando sobre morte, é possível notar que isso não sai de sua cabeça, pois morrer sempre parece ser a melhor opção.

9. Constante sentimento de culpa

A verdade é que toda situação na vida costuma envolver vários culpados e não apenas uma única pessoa. No entanto, aqueles que se encontram em depressão costumam assumir a culpa de todos os fatores, até mesmo em situações em que seu único erro foi se aproximar alguém errado.

Eu sou burra”, “Eu devia ter feito diferente” “Eu sou a única culpada” são frases comuns de alguém que está em constante sentimento de culpa.

10. Dor de cabeça e tensão na nuca e ombros

Quando as emoções estão fora de controle é natural que o corpo seja afetado por isso e passe a apresentar alguns sinais de que há algo errado.

Dor de cabeça

Foto: © Can Stock Photo

Como resultado – e também uma forma de demonstrar que a pessoa precisa de ajuda – é comum que alguém que está em depressão apresente dores de cabeça constantes – e sem motivos físicos – e também tensão na região da nuca e dos ombros.

[Vídeo] Banalização da depressão

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Sintomas da depressão

Deixe seu comentário