Conheça os 9 benefícios do gengibre para a saúde

Quando você era criança é provável que tenha ouvido muito de seus pais ou avós que um chá de gengibre podia ser ótimo para curar aquela gripe. O ingrediente natural faz parte da cultura antiga e a maioria das pessoas de mais idade já teve que tomar um chá de gengibre uma vez na vida…

Chá de gengibre

Foto: © Can Stock Photo

Apesar de naquela época torcer o nariz e não gostar muito da ideia de tomar o chá da raiz, a verdade é que quem lhe deu esse conselho estava certo e o gengibre tem sim o poder de ajudar a curar gripes e resfriados. Aliás, é um dos alimentos naturais mais poderosos contra diversos problemas de saúde.

A cura de gripes e resfriados não é o único benefício proporcionado pelo gengibre e incluí-lo em sua alimentação pode ajudar e muito na melhoria do funcionamento de todo o organismo. Ao conferir os tópicos abaixo tenho certeza de que o gengibre se tornará o seu melhor amigo.

Confira!

9 benefícios do gengibre para a saúde:

1. É um anti-inflamatório e analgésico natural

Se você está sofrendo com alguma inflamação ou até mesmo com dores, pode incluir o gengibre como forma de tratamento ao invés de adotar apenas os remédios de farmácia.

A raiz é recomendada como um tratamento natural para doenças como fadiga crônica, fibromialgia e artrite. Mas aquela inflamação na garganta que está incomodando também pode ser tratada com a ajuda do gengibre.

Está perdendo a voz devido a uma gripe? Saiba que a raiz também contribui para combater a rouquidão, sendo inclusive indicada para cantores profissionais ou para quem usa muito a voz.

2. Estimula o apetite

Algumas situações – estresse, decepções amorosas, gripes e resfriados… – podem fazer com que você perca o apetite e acabe pulando refeições – ou até mesmo as ignore.

No entanto, isso é prejudicial à saúde e pode causar problemas como a anemia. Notou que não anda com muita fome?

• Coma gengibre fresco antes das refeições principais, para estimular o apetite e assim evitar adoecer devido a falta de alimentação.

3. Ajuda a melhorar a digestão

A raiz ajuda a melhorar a digestão, contribuindo para relaxar os músculos gastrointestinais e impedir gases e o incômodo inchaço. Também melhora a absorção dos nutrientes essenciais, fazendo com que os alimentos ingeridos sejam bem aproveitados pelo organismo.

Benefícios do gengibre

Foto: © Can Stock Photo

O alimento ajuda a proteger o estomago, sendo indicado para quem precisa tomar muitos remédios.

Além disso, o gengibre também pode ser usado para tratar de doenças como dispepsia, cólicas estomacais e diarreia induzida por bactérias.

Em caso de intoxicação alimentar, a raiz contribui para aliviar os sintomas.

• No combate de gases ou azia o melhor é consumir o alimento em forma de chá!

4. Contribui para o emagrecimento

Se a ideia é perder peso, é hora de incluir o gengibre em seu cardápio!

Caso não queira comer a raiz pura pode optar pelos chás – que são diuréticos e termogênicos – ou adicionar duas colheres de gengibre ralado em uma garrafinha de água para beber durante o dia. (6 alimentos que ajudam a queimar a gordura abdominal)

O emagrecimento ocorre devido a queima de toxinas, pois o gengibre estimula o fígado a trabalhar e eliminá-las, fazendo com que você se sinta saciado (a) mais rapidamente. Quanto menos toxinas no corpo, melhor o metabolismo funciona, facilitando a queima de calorias.

5. Ajuda a diminuir enjoos e vômitos

Vai ser mamãe ou está fazendo algum tratamento que causa muito enjoo e até mesmo vômitos?

O gengibre pode te ajudar a amenizar esse problema!

Isso acontece porque as propriedades da raiz ajudam a acalmar o estômago e consequentemente diminuir náuseas e vontade de vomitar.

Gengibre contra enjoo

Foto: © Can Stock Photo

A melhora dos sintomas costuma ocorrer logo nos primeiros dias de consumo do alimento, sendo interessante que a ingestão aconteça durante o período da manhã.

• Quem costuma enjoar em viagens também pode adotar o gengibre como forma natural de prevenir o mal-estar…

6. Aumenta a libido

Quem anda sentindo pouco desejo sexual pode adotar a raiz para mudar essa situação.

A perda ou diminuição da libido pode estar relacionada a fatores como estresse, rotina ou até mesmo experiências anteriores ruins.

O gengibre é um afrodisíaco natural e até mesmo quem está de bem com a vida sexual pode adotá-lo em seu dia-a-dia.

• Basta tomar uma colherada de gengibre e canela em pó com mel todos os dias!

7. Melhora do sistema imunológico

Se você costuma sofrer constantemente com gripes e resfriados – principalmente nas épocas mais frias do ano – não precisa se preocupar em fazer longos tratamentos para aumentar a imunidade.

Incluir essa raiz em sua dieta faz com que seu sistema imunológico melhore, pois possui propriedades antivirais, antitóxicas e antifúngicas.

E caso a gripe ou resfriado já tenha “te pegado” consumir gengibre várias vezes ao dia – seja em chá ou misturado com outros alimentos – ajuda a desintoxicar o corpo de forma natural.

Benefícios do chá de gengibre

Foto: © Can Stock Photo

Sem contar que a congestão nasal também pode ser resolvida com esse alimento!

• Basta ferver uma colher de chá de gengibre em pó ou duas colheres de chá de gengibre fresco em dois copos de água e inalar o vapor. Terá o mesmo efeito que uma inalação feita com remédios!

8. Combate a celulite

A celulite costuma incomodar – e assombrar – uma boa parte das mulheres. Os exercícios físicos e até mesmo alguns cremes podem ajudar a resolver esse problema.

Mas se você aliar tudo isso a uma mudança alimentar – diminuindo a quantidade de gordura ruim de suas refeições – e ao gengibre poderá ver uma grande melhora no combate a celulite.

Devido a sua ação anti-inflamatória e antioxidante, a raiz contribui para manter a pele lisa e sem celulites.

9. Previne o câncer colo retal e de estômago

O gengibre ajuda a prevenir dois tipos de câncer: colo retal e de estômago.

• O cancer colo retal é evitado devido a presença de uma substância chamada 6-gingerol, presente na raiz. Ela impede que as células cancerígenas de desenvolvam e se proliferem nessa região do intestino.

• Já o câncer de estômago é prevenido devido ao gengibre evitar as úlceras, causa mais comum da doença. O alimento faz com que o estômago não sofra de gastrites e úlceras combatendo a bactéria H. pylori, principal causadora desses males.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Emagreça com chá de gengibre: perca até 3 Kg por semana

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Conheça os 9 benefícios do gengibre para a saúde

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer