Como escolher o nome do bebê? Dicas e sugestões

Escolher o nome de um filho nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando o bebê é o primeiro filho do casal e existem várias ideias na cabeça. Um nome mais comum ou diferente? O nome de algum familiar ou um original?

Gravidez

Foto: © Can Stock Photo

É preciso ainda pensar em como é a sonoridade do nome, quais os possíveis apelidos que pode gerar a partir dele e mesmo como será a sua grafia. Para ajudar nessa hora, confira algumas dicas sobre como escolher o nome do seu filho:

Significado do nome

Existem listas de nomes com os seus significados, mas nem sempre é possível ter informações 100% confiáveis sobre a origem do nome e o que ele quer dizer. De qualquer forma, você pode pesquisar sobre isso para ter uma ideia. Mas quando se fala em significado também é importante pensar no que o nome remete a você.

(Nomes alternativos para bebês: 20 ideias maravilhosas e seus significados)

Mesmo que de forma abstrata, muitos nomes são associados a personagens, celebridades e mesmo a características, como força ou inteligência. Se isso é relevante para você pode pensar em um nome nessa perspectiva como forma de inspiração.

Sonoridade do nome

Isso pode ser muito importante na hora de saber como escolher o nome do seu filho, já que existem nomes e mesmo a sua combinação com o sobrenome que podem ficar estranhas ou engraçadas.

Para tanto, repita o nome escolhido com o sobrenome que o seu filho terá várias vezes e avalie se soa estranho ou ocorrem cacofonias.

Há casos ainda em que o nome pode combinar com o sobrenome, você gostar disso ou não é uma questão pessoal.

Fernando Fernandes, por exemplo, é um nome sonoro, mas nem todos podem achar o som que se forma interessante. Pense ainda nos possíveis apelidos que o nome do seu filho pode gerar, inclusive, na escola, onde eles são inevitáveis.

Grafia do nome

É muito comum que os pais queiram dar aos seus filhos um nome diferenciado, mas acabem escolhendo por uma grafia que pode causar confusão ao ser escrito.

Grafia do nome

Foto: © Can Stock Photo

Pense em quantas vezes o seu filho terá que corrigir as pessoas ao escrever o seu nome? O som do nome pode ser o mesmo com uma grafia mais simples, evitando letras duplas, bem como as letras y e w.

Nesse sentido, você pode ainda avaliar como ficam as iniciais juntas do seu filho. Embora isso nem sempre ocorra, há empresas que identificam os seus colaboradores por meio das iniciais, em crachás, por exemplo.

É um detalhe no qual vale a pena pensar. Um exemplo é Maria Aparecida Palmares Antunes, que em sigla fica MAPA.

Homenagens a familiares e ídolos

Também é comum ver pessoas que possuem nomes iguais aos de seus pais, avós e outros membros da família. Em algumas delas isso é bastante tradicional, mas cabe aos pais escolherem o nome de seus filhos.

Bebê fofo

Foto: © Can Stock Photo

Assim, se os parentes desejam impor um nome com o qual você não concorde é melhor usar a cordialidade e negar a sugestão, ainda mais se você não acha que o nome sugerido seja adequado. É possível ainda usar o nome sugerido e combinar com outro.

O mesmo cuidado é preciso ter quando os pais querem homenagear os seus ídolos, como artistas de cinema e astros da música. Por mais que para os pais isso possa ser muito legal, nem sempre vai ser a melhor opção para o seu filho futuramente, que vai estar sempre associado a uma celebridade. Pense nisso também.

Leia também: Guia de nomes para bebês: ídolos do futebol e ídolos do esporte em geral

Nomes exóticos ou comuns

Aqui vale sempre pensar no meio termo. Um nome muito comum pode fazer com que o seu filho, no futuro, esteja em uma sala de aula com várias outras crianças com o mesmo nome. Embora isso não seja um problema exatamente pode causar confusões em alguns momentos e, mais provavelmente, o seu filho será chamado pelo sobrenome na escola.

Bebê com fralda

Foto: © Can Stock Photo

Uma dica nesse caso é optar pelos nomes compostos, assim, é possível ele se diferenciar dos demais. Nomes compostos é outra dica, inclusive, se por coincidência mais alguém da família ou amigos próximos desejam dar o mesmo nome ao filho que acabou de nascer.

Por outro lado, embora nomes exóticos reduzam as chances de serem repetidos podem ser alvo de brincadeiras por parte de outas crianças, na fase escolar. Assim, o melhor pode ser um nome não tão comum, sendo que a internet pode ajudar você a saber quais são os nomes mais usados no momento.

Leia também: Lista com nomes simples para bebês: sugestões e dicas

Nomes em alta para o seu filho

É possível encontrar na internet listas sobre os nomes que estão na moda e mais frequentemente são usados pelos pais para chamar os seus filhos.

Em relação aos nomes femininos, os em alta são:

• Sophia;
• Alice;
• Laura;
• Júlia;
• Isabella.

Foto: © Can Stock Photo

Foto: © Can Stock Photo

Já para os meninos são:

• Miguel;
• Davi;
• Arthur;
• Bernardo;
• Pedro.

(Sugestões de nomes para bebês: tendências para 2017)

Quanto aos nomes compostos, os mais usados atualmente são:

• João Pedro;
• Pedro Henrique;
• João Lucas;
• Davi Miguel.

Bebê

Foto: © Can Stock Photo

Os nomes compostos para meninas são:

• Maria Clara,
• Maria Luiza,
• Maria Eduarda.

Percebe-se que entre esses nomes existem alguns que estão voltando à moda, pois não eram comuns há alguns anos.

Essa também é uma tendência e, por isso, se o seu desejo é de dar ao seu filho um nome que parece “antiquado” não se preocupe com isso, já que a moda dos nomes vem e vai com frequência. De qualquer forma, o ideal é que você escolha um nome que goste realmente, ou então aquele com o qual sonhou por toda a vida! O amor e o carinho na escolha do nome do filho são os elementos mais importantes.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Sugestões de 20 nomes compostos e seus significados

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Como escolher o nome do bebê? Dicas e sugestões

Deixe seu comentário