Entenda o que é sangramento de escape

Também conhecido como sangramento irregular, essa é uma reclamação comum das mulheres no consultório dos ginecologistas. Sua principal característica está relacionada ao fato de ser um pequeno sangramento que ocorre fora do período menstrual.

A verdade é que é uma situação comum a muitas mulheres e normalmente não é motivo para grandes preocupações, a não ser que você esteja grávida ou já tenha entrado na menopausa. Pode ser um indicador de infecções e inflamações, servindo como um alerta de que há algo de errado com o seu corpo.

Menstruação irregular

Foto: © Depositphotos

Diferente da menstruação, o sangramento de escape costuma ter uma coloração menos viva e durar no máximo alguns dias, isso quando ocorre por algo simples, como mudanças hormonais. Algumas mulheres inclusive quase nem vem a necessidade de usar absorventes nesse caso, optando apenas pelos protetores íntimos.

Mas afinal, porque o sangramento de escape acontece? Conheça algumas das possíveis causas:

Anticoncepcional “fraco”

Cada mulher tem um metabolismo diferente, o que significa dizer que um anticoncepcional que funciona bem para uma pode não ter o mesmo efeito em outra.

Os hormônios presentes na pílula – injeção ou adesivo – utilizado têm por objetivo regular o ciclo menstrual. Quando a quantidade deles é menor do que a necessária para regular o metabolismo costumam acontecer os sangramentos de escape.

Tipos de anticoncepcionais

Foto: © Depositphotos

Em outras palavras, se seu corpo precisa de mais hormônios para se regular, mesmo que faça uso de anticoncepcionais irá lidar com pequenos sangramentos fora de época.

Se você está começando um anticoncepcional novo, é normal que isso ocorra, agora se a situação ocorre com frequência é hora de conversar com o médico e solicitar a troca da medicação. (Tipos de anticoncepcionais: conheça os principais métodos)

Ajuste do organismo a um novo anticoncepcional

Quem acaba de mudar de anticoncepcional ou começou a usar esse método contraceptivo também pode lidar com o sangramento irregular.

Será algo pequeno, normalmente em tom de borra de café e que logo cessará. Quando o corpo se adaptar a nova dosagem de hormônio essa situação deixará de ocorrer.

Esquecer de tomar a pílula

Para que o anticoncepcional funcione de forma correta – principalmente aqueles por via oral – o ideal é que você tome a pílula todos os dias aproximadamente no mesmo horário.

Pílula anticoncepcional

Foto: © Depositphotos

Esquecer de tomar por alguns dias ou – em algumas mulheres – até mesmo por algumas horas – por exemplo, você costuma tomar a pílula pela manhã, mas só lembra na madrugada do dia seguinte – pode fazer com que você tenha um pequeno sangramento.

Isso porque seu corpo estava à espera de um hormônio que não recebeu ou recebeu uma quantidade normal quando esperava por mais. (Anticoncepcional: oito erros irreversíveis no uso da pílula diária)

Nidação

Caso esteja tentando engravidar e tenha um pequeno sangramento que logo para, não há motivos para grande preocupação.

Esse sangramento pode ocorrer quando o óvulo fecundado se fixa a parede do útero, inclusive antes mesmo da futura mamãe se descobrir grávida. É leve e dura no máximo dois dias.

Pílula do dia seguinte

Apesar de não ser muito indicado seu uso, caso você tenha tido relações sexuais sem proteção o ideal é tomar a pílula do dia seguinte para evitar uma gravidez indesejada.

Evitar gravidez

Foto: © Depositphotos

Nesse caso, a função da pílula é fazer com que ocorra um sangramento de escape, para evitar assim a gestação. Então, se você fez uso da pílula do dia seguinte é normal sangrar por um ou dois dias.

Escape de cor marrom ou avermelhado após o uso desse contraceptivo indicam que ele realmente funcionou.

Endometriose

A endometriose ocorre quando o endométrio cresce em outras regiões que não a parede do útero, como nos ovários por exemplo.

Além de outros sintomas como dores na região abdominal – cólicas menstruais muito fortes – e sangramento excessivo durante o período menstrual, é comum também a presença do escape.

Pólipos e miomas

A presença de pólipos ou miomas na cavidade do útero também podem gerar sangramentos fora do período menstrual.

Podem ser intensos e com muita cólica ou ocorrerem fora da época em que se deveria menstruar.

Dor abdominal

Foto: © Depositphotos

Além do sangramento de escape é comum também observar um período mais longo sem menstruar seguido de muitos dias de sangramento, mesmo quando se está tomando a pílula.

Câncer de endométrio ou colo do útero

Motivo de preocupação para as mulheres que já passaram da menopausa e estão há mais de um ano sem menstruar. Um sangramento, mesmo que pequeno como no caso do escape pode ser sinal de algo mais grave.

Nesse caso o melhor é procurar o ginecologista o quanto antes, pois essa pequena perda de sangue pode significar algo mais sério como o câncer de endométrio ou colo do útero.

Lesões provocadas pelo ato sexual

O ato sexual também pode ser uma das causas para o sangramento de escape, inclusive para mulheres que estão grávidas.

Lesões no ato sexual

Foto: © Depositphotos

Caso a relação tenha causado algum atrito e machucado a região da vagina ou entrada do útero é normal existir um pouco de sangramento.

Estresse

O estresse pode causar várias mudanças hormonais, inclusive nos que são responsáveis pela reprodução. Como resultado disso você pode ficar com a menstruação irregular e se deparar com sangramentos irregulares.

Para resolver o problema é preciso tratar a causa, procurando atividades que ajudem a relaxar. Assim que os níveis de estresse diminuírem os hormônios tenderão a voltar ao normal naturalmente.

Infecções e inflamações

Infecções e inflamações na região da bexiga ou do útero também podem causar pequenos sangramentos e estes indicam que há algo errado.

É possível que o escape venha com cheiro desagradável e coloração mais forte, também acompanhado de dor e febre.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Tipos de corrimento vaginal: saiba identificar pela sua cor e textura

Seja o primeiro a comentar em Entenda o que é sangramento de escape

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Loading...
Publicidade

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete. Aristóteles