Churrasco em casa: saiba como calcular os gastos

Reunir a família ou os amigos – ou ambos – para um churrasco no final de semana parece uma ideia muito boa. Isso porque é possível aproveitar um momento de descontração em que todos podem se divertir e degustar uma boa comida.

Homem na churrasqueira

Foto: Pixabay

O detalhe é que todo churrasco, por menor que seja, exige planejamento. Afinal, você não quer que falte carne ou bebidas antes do horário previsto para o fim da reunião, não é mesmo?

Nesse caso o melhor é colocar no papel a quantidade e o gasto que se terá com o evento, assim é possível decidir se você irá arcar com tudo ou se será dividido entre os participantes o valor total.

Pretendendo fazer um churrasco em casa? Saiba como calcular os gastos e não cometer nenhuma gafe:

Refrigerante e Sucos

Por mais que seja comum que os churrascos contenham bebidas alcoólicas, é preciso pensar naqueles que não bebem e também nas crianças. Sem contar que conforme o churrasco vai chegando perto do fim, é normal que as pessoas comecem a se revezar entre os copos de cerveja e de refrigerante – ou suco.

Bandeja com copo de sucos

Foto: Pixabay

O ideal é sempre ter alguma opção de suco ou refrigerante a disposição. Calcule a quantidade de acordo com o número de convidados. Um churrasco pequeno, de no máximo 30 pessoas, pode contar com cinco refrigerantes de 2,5 litros e 4 caixas de suco de 1 litro, por exemplo.

Já para eventos maiores ou que não tenham horário fixo para terminar – aqueles tradicionais churrascos de família que começam no almoço e vão até de noite.

 • Considere a quantidade mínima de 500ml de refrigerante e suco por pessoa.

Salada

Vai oferecer salada como acompanhamento do churrasco? Prefira alface e tomate que são opções mais práticas e leves, principalmente e o intuito é que os convidados se foquem nas carnes.

• Considere um pé de alface para cada 6 pessoas presentes.

Salada

Foto: Pixabay

Já os tomates, não esqueça de levar em consideração se todos os convidados gostam desse tipo de salada. Mas um tomate pequeno por convidado pode ser considerado a quantidade ideal.

Brócolis e couve-flor seguem a mesma premissa da alface enquanto que beterraba ou cenoura ralada.

Calcule a quantidade de 150g por convidado.

Você também pode combinar que cada grupo de convidados pode trazer uma salada. De qualquer forma é preciso dividir bem para que não falte ou sobre.

Carne

Para o cálculo da quantidade total de carne a ser oferecida consideramos que homens consomem em média 450g, mulheres 300g e crianças 150g. No entanto é preciso usar uma média para então comprar as carnes do evento.

Carne no espeto

Foto: Pixabay

Use 400g por pessoa em um evento menor e 600g por pessoa em um churrasco com mais convidados e maior duração.

Crianças são consideradas como “meia pessoa”, ou seja, para cada criança presente considere a média de 200g ou 300g.

Na hora de escolher as carnes você pode selecionar linguiças – de frango ou tradicionais -, coração de galinha, picanha e maminha como opções.

O ideal é que apenas uma pessoa seja responsável pela compra da carne e caso se deseje dividir o valor total isso deve ser combinado posteriormente ou determinando um valor mínimo de R$ 10 por convidado, por exemplo.

Cerveja

A cerveja é uma das principais bebidas presentes nos churrascos, sejam eles com amigos ou com a família. Na hora de comprar a bebida você pode considerar a quantidade de 1 litro e meio ou quatro latinhas por convidado para um churrasco de no máximo 3h de duração.

Long Neck

Foto: Pixabay

Vale também levar em conta a frequência com que bebem seus convidados e comprar um pouco de cerveja a mais para garantir.

Combinar que cada convidado traga um pack de cerveja ou determinada quantidade de garrafas também pode ser uma boa ideia para que a bebida não falte.

Pão de alho

O pão de alho é um acompanhamento comum dos churrascos, normalmente servido antes da carne ficar pronta ou entre uma opção de carne e outra. Considere a quantidade de um pão de alho por convidado – meio no caso das crianças.

Lembre-se de levar em conta o pão inteiro e não apenas um pequeno pedaço, pois normalmente o pão de alho costuma vir cortado em quatro ou cinco partes quando comprado pronto.

Se quiser fazer essa delícia em casa considere um pão francês por convidado.

Farofa

Caseira ou pronta? Essa é a primeira coisa que você precisa decidir em relação a farofa.

Se optar pela caseira terá que se preocupar com os ingredientes, como ovos, farinha, óleo e azeitonas, por exemplo. Já a farofa pronta pode apenas ser misturada com azeitonas, pedaços de bacon ou ovos cozidos e colocada à disposição dos convidados.

De qualquer forma, não é todo mundo que gosta de farofa. Então considere a quantidade de dois pacotes de 400g para cada 30 convidados.

Maionese

A maionese também pode ser considerada uma opção de salada e o ideal é que seja feita no dia.

A quantidade de 150g por convidado é válida, assim como no caso de outras saladas.

Você pode fazer em casa ou combinar com um ou mais convidados para que levem a maionese.

Arroz

Lembre-se que o arroz será apenas um acompanhamento para a carne, então não é preciso se preocupar em fazer grandes porções.

Considere a quantidade de 200g por convidado – metade no caso das crianças.

Agora você está preparada para fazer um churrasco na sua casa. Vale comentar que quanto mais opções de comida você colocar à disposição dos presentes – saladas, farofa, arroz – menor deve ser a quantidade de carne comprada. Assim há menor risco de desperdícios!

[Vídeo] Receita de molho para churrasco

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• [Calculadora de churrasco] Calcule a quantidade certa de comida para seu churrasco

Seja o primeiro a comentar em Churrasco em casa: saiba como calcular os gastos

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Loading...
Publicidade

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete. Aristóteles