6 alimentos que ajudam a queimar a gordura abdominal

Emagrecer rápido pode ser difícil em qualquer circunstância, quando não temos o acompanhamento correto. Mas tem um tipo de gordura que costuma aterrorizar muita gente justamente por ser um dos mais difíceis de perder. A gordura abdominal que forma aqueles terríveis pneuzinhos pode aparecer rapidamente, mas mandar ela embora não é tão simples assim…

Abdômen com pneuzinho

Foto: © Can Stock Photo

Um dos lugares mais difíceis de perder aqueles incômodos pneuzinhos é o abdômen. Sem contar que é o primeiro lugar que recebe o acumulo de gordura quando os quilos extras aparecem.

Parece tão injusto não é? Mas se você seguir meus passos e dicas vai poder dar adeus à gordura localizada e definir o corpo sem risco de engordar novamente.

No entanto, livrar-se da gordura abdominal é o desejo da maior parte das pessoas, não apenas por questões estéticas, mas também para estar em dia com a saúde.

Afinal, dependendo da localização os pneuzinhos podem também significar problemas com o colesterol – os famosos corpos formato maçã ou pera.

A boa notícia é que não são apenas os exercícios físicos que ajudam a combater a gordura na região do abdômen. Existem alimentos que também podem contribuir para essa missão de deixar a barriga lisinha e a saúde em dia!

Para que serve a gordura?

Talvez você acredite que a gordura seja algo ruim, mas a verdade é que precisamos ter um pouco dela no corpo, pois é nossa reserva de energias.

O problema é que normalmente acabamos consumindo alimentos que contém a chamada gordura ruim, que aumenta o colesterol e até mesmo gera problemas cardiovasculares.

leia também: O que é e quem produz o colesterol?

Mas, saiba que para se manter no peso ideal e eliminar os pneuzinhos da barriga não é preciso eliminar a gordura de sua alimentação. Afinal, é através dela que o corpo obtém glicose e consegue energia para realizar suas funções.

O certo é dar preferência pelos alimentos de gordura boa, os quais permitirão que você tenha reservas de energia sem estar acima do peso ou com aquela barriguinha saliente.

Riscos da gordura abdominal

Não é a apenas a estética que é afetada com um aumento da quantidade de gordura na região da barriga. Ela também interfere em outros aspectos, se acumulando no fígado e em outros tecidos, podendo causar problemas de saúde.

Artérias entupidas, gordura no fígado, aumento de triglicérides e problemas cardíacos são alguns exemplos do que o excesso de gordura abdominal pode causar.

Mas existem alguns alimentos incríveis para ajudar você a combater essa gordura tão difícil de perder. Fiz uma lista com os principais, veja a seguir!

6 alimentos para combater a gordura abdominal:

1. Peixes e frutos do mar

Muitas pessoas não sabem, mas a inflamação das células de gordura é responsável pelo ganho daqueles pneuzinhos na barriga.

Para combater essa inflamação, basta incluir peixes e frutos do mar em seu cardápio diário. Isso porque esses alimentos são ricos em ômega-3.

Posta de peixe

Foto: © Can Stock Photo

Além disso, também ajudam o metabolismo a transformar a glicose em energia de forma mais rápida, evitando que ela seja estocada como gordura.

2. Azeite de oliva

Possui gorduras não saturadas, aquelas que são boas para o corpo. E para quem está em uma dieta que restringe o consumo de gorduras esse alimento é um ótimo aliado, pois possui uma grande fonte de nutrientes.

Azeite de oliva

Foto: © Can Stock Photo

Sem contar que o azeite de oliva também contribui para um melhor funcionamento do metabolismo: ajuda na absorção de nutrientes, sintetização de hormônios e na redução do colesterol.

Pode ser usado para temperar saladas ou dar aquele gostinho diferente na comida, só não o use para frituras, pois irá alterar sua composição e perder todos os seus benefícios.

3. Frutas cítricas

A laranja e o limão, além de serem ricos em vitamina C também ajudam a diminuir a barriga saliente.

Fruta cítrica

Foto: © Can Stock Photo

Isso ocorre porque essas frutas contribuem para que o corpo processe de maneira mais rápida as gorduras, convertendo-as em glicose e consequentemente em energia. Também contribuem para que os níveis de insulina voltem ao normal, sem grandes picos durante o dia.

O resultado disso é a perda de peso. Então inclua esses alimentos no café da manhã ou nos lanches da tarde, podendo ser tanto a fruta pura quanto em forma de suco.

4. Maçã

Comer de duas a três maçãs por dia – ou incluir um suco da fruta durante as refeições – também contribui para reduzir medidas.

Comer maça

Foto: © Can Stock Photo

Essa fruta, recomendada por médicos e nutricionistas contém flavonoides, betacaroteno e vitamina C, que ajudam na perda de peso.

Só não se esqueça que é preciso comer ao menos três delas por dia para que os resultados sejam notados.

Então, que tal uma maçã no café da manhã e outra na sobremesa depois do almoço, seguido de um suco da fruta no lanche da tarde ou no jantar? (Emagreça comendo maçã)

5. Chá verde

Se você gosta de chás pode incluir o chá verde em sua alimentação e observar a redução da barriga.

Benefício do chá para saúde

Foto: © Can Stock Photo

O grande motivo dessa bebida ser vista como grande aliada no processo de perda de gordura abdominal é o fato de acelerar o metabolismo.

No entanto, ele também é diurético, elimina os líquidos do corpo e reduz o incômodo do inchaço na região da barriga.

Leia também:

• Emagreça tomando chá verde
• Receitas de suco verde para emagrecer

6. Farelo de aveia

Ideal para ser consumido no café da manhã ou lanche junto com iogurtes ou frutas, o farelo de aveia também colabora para reduzir a barriguinha saliente.

Farelo de aveia

Foto: © Can Stock Photo

O alimento é rico de substancias chamadas betaglucanas, que fazem com que a absorção de gordura pelo organismo diminua e ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Sem contar que contribui para regular o intestino e eliminar as toxinas do corpo por ser rico em fibras.

Ou seja, além de perder peso você também fica livre de incômodos como o inchaço e o intestino preso.

Agora você já sabe quais alimentos vão te ajudar a deixar – e manter – a barriga lisinha!

Só não se esqueça de continuar fazendo exercícios físicos ou incluí-los em seu dia-a-dia. Afinal, os alimentos citados ajudam a combater a gordura abdominal, mas isso não significa que você pode adotar um estilo de vida sedentário.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• 8 exercícios físicos que você pode fazer em qualquer lugar: em casa, no parque ou na praia

Loading...
Seja o primeiro a comentar em 6 alimentos que ajudam a queimar a gordura abdominal

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry