10 receitas caseiras para limpar a casa

Casa

Dentre as tarefas rotineiras para manter a casa em ordem, a limpeza pode ser considerada a mais trabalhosa e complicada. Poeira, manchas e até mesmo outras pequenas sujeiras surgem quando você menos espera e é preciso sempre estar em busca de formas mais eficientes para deixar tudo limpo e organizado.

Mulher fazendo limpeza doméstica

Foto: © Can Stock Photo

Apesar de existirem à venda muitos produtos que ajudam nessa tarefa, você também pode contar com receitas caseiras para ajudar na limpeza. Combinar ingredientes que você tem em casa é algo prático, econômico e que ainda contribui para não prejudicar o meio ambiente.

Sem contar que trocar os produtos industrializados pelos produtos caseiros podem gerar uma boa economia para o seu bolso! Confira essas dez receitas caseiras para limpar a casa que separamos para lhe ajudar:

1. Vinagre e água para limpar os vidros

O limpa vidros acabou? Não se preocupe, você ainda vai conseguir deixar as janelas livres de sujeira. Basta ter em casa vinagre e água. (Os poderes do vinagre: veja como utilizar a substância para limpar a casa)

Dicas para limpar vidro

Foto: © Can Stock Photo

• Para preparar a mistura coloque três colheres de sopa de vinagre para cada onze litros de água morna.

2. Bicarbonato de sódio e suas várias utilidades

Alguns produtos para limpar fogões ou devolver a cor branca a objetos amarelados podem causar alergias. Sem contar que podem ser caros e você terá que comprar um para cada utilidade.

Com o bicarbonato de sódio você economiza nas compras de vários produtos e resolve vários problemas como desengordurar o fogão, a pia ou as paredes, diminuir o odor de dentro da geladeira causado por alimentos e também o cheiro de suor ou de fumaça das roupas.

Também pode ser utilizado nas lixeiras, com o objetivo de diminuir o cheiro ruim causado pelo lixo.

3. Vinagre para o interior da máquina de lavar

A máquina de lavar roupas também fica suja conforme o tempo, isso porque absorve a gordura dos tecidos.

•  Para resolver o problema você não precisa fazer grande esforço, basta despejar um litro de vinagre em seu interior e deixar que ela complete o ciclo normal.

4. Vinagre, bicarbonato, álcool e água para aromatizar ambientes

Os aromatizadores de ambientes são muito bons para quem gosta de ter a casa sempre com aquele cheirinho de perfume. No entanto, além de bons eles também costumam ser caros e pesam no seu bolso.

Se você não dispensa aquele odor perfumado por toda a casa, faça o seu próprio aromatizador utilizando vinagre, bicarbonato de sódio, álcool e água.

Mulher fazendo limpeza

Foto: © Can Stock Photo

• Para preparar a mistura coloque um litro de água;

• Meio copo de vinagre;

• Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio;

• Um quarto de copo de álcool e uma colher de sopa de amaciante;

• Coloque em um borrifador e aplique nos ambientes da casa.

5. Bicarbonato de sódio e água quente para limpar os banheiros

Substitua os produtos com cloro pela mistura de bicarbonato de sódio e água quente para limpar azulejos e o box do banheiro.

• Misture o bicarbonato na água e use uma escova para fazer a limpeza. O efeito é o mesmo de utilizar os produtos à base de cloro!

6. Limão para clarear peças de alumínio

Panelas, talheres e até mesmo as bocas do fogão podem escurecer após algum tempo de uso.

Normalmente para consertar isso você costuma sofrer na hora de lavar a louça e esfregar com força até clarear as peças. Ou então se utilizar de produtos para clareamento de alumínio.

Utilizar o limão na faxina

Foto: © Can Stock Photo

• Use o limão para ajudar a remover as manchas, deixando as peças de molho no líquido ou colocando um pouco do suco na esponja na hora de lavar.

7. Multiuso caseiro com limão, bicarbonato de sódio e sabão líquido

O multiuso é um dos produtos mais utilizados para a limpeza geral da casa. E você pode fazer o seu utilizando limão, bicarbonato de sódio e sabão líquido.

• Para preparar o produto você vai precisar de meia xícara de bicarbonato;

• Um quarto de xícara de água morna;

• Um quarto de xícara de suco de limão e uma xícara de sabão líquido.

Pegue um frasco vazio de qualquer multiuso e misture primeiro o bicarbonato de sódio e a água. Agite e deixe repousar por aproximadamente cinco minutos. Em seguida adicione o suco de limão e o sabão líquido e agite novamente.

É importante lembrar que a mistura deve ser utilizada no mesmo dia em que for preparada.

8. Neutralizar odores de tapetes com vinagre

O tapete está com cheiro de guardado ou seu animal de estimação fez xixi por ali? Dá para resolver esse problema com a ajuda do vinagre.

Mulher tirando odor do tapete

Foto: © Can Stock Photo

• Misture um pouco de vinagre com água e esfregue a mistura no tapete e assim o cheiro ruim irá desaparecer.

9. Vinagre branco e bicarbonato para limpar o vaso sanitário

Você pode fazer em casa o seu próprio desinfetante para o vaso sanitário. (O vaso sanitário está entupido? Veja 10 formas de resolver o problema)

• Basta despejar meia xícara de vinagre branco no vaso e adicionar meia xícara de bicarbonato. A mistura irá formar bolhas e espuma.

• Espere entre um minuto ou dois e em seguida esfregue e dê a descarga.

10. Bicarbonato e vinagre para ter seu próprio amaciante de roupas

É normal que se acrescente o amaciante de roupas durante a lavagem para deixar as mesmas mais macias e fáceis de passar. No entanto, muitas pessoas têm alergia a alguns produtos devido ao excesso de substancias que apresentam.

A boa notícia é que para deixar as roupas macias só é preciso utilizar vinagre ou bicarbonato de sódio.

Amaciante de roupas

Foto: © Can Stock Photo

• Coloque um quarto de bicarbonato de sódio ou meio copo de vinagre durante a lavagem das roupas e depois enxague as mesmas.

Quando for lavar na máquina pode misturar o bicarbonato ao sabão em pó ou colocar o vinagre na parte destinada ao amaciante.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Dicas simples para limpar e organizar a casa de forma rápida e eficiente

Publicidade

Deixe seu comentário