Emagreça comendo maçã

As frutas são ótimas aliadas na alimentação de quem deseja perder peso. Podem ser consumidas em forma natural ou através de sucos.

Sem contar que são perfeitas para substituir aquele docinho da sobremesa e por serem um alimento não industrial possuem uma série de benefícios para o corpo.

Maçã verde

Foto: © Can Stock Photo

Quem deseja perder peso através de dietas de frutas pode agora contar com a maçã, que é um exemplo de fruta que ajuda a contribuir para o emagrecimento. Então, se você gosta dessa fruta, tem um motivo a mais para aderir a dieta da maçã e incluir esse alimento em suas refeições diárias.

Vale lembrar que para um emagrecimento saudável e efetivo o ideal é aliar as mudanças alimentares a uma rotina de exercícios físicos. Sedentarismo não combina com saúde.

Conheça agora os benefícios da maçã e confira algumas dicas para usar essa fruta a favor da perda de peso:

Benefícios da maçã

Emagrecer não é o único benefício proporcionado pela maçã, apesar de ser o mais procurado por aqueles que decidem experimentar dietas de frutas. Ela também contribui para um melhor funcionamento do corpo pois:

Maçã vermelha

Foto: © Can Stock Photo

• Diminui os níveis de colesterol devido a pectina, uma fibra solúvel presente na fruta;

• É uma rica fonte de hidratos de carbono, fibras e proteínas;

• Gera alivio dos sintomas da artrite;

• Contém fibras dietéticas que ajudam a preencher o estômago e aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos;

• Previne doenças cardiovasculares ao diminuir os níveis de colesterol;

• Sua casca possui um antioxidante que beneficia a respiração;

• Auxilia no tratamento da desnutrição;

• Fortalece o sistema imunológico;

• Melhora a memória;

• Diminui a fadiga e o cansaço;

• Combate cálculos renais e da vesícula;

• Previne o câncer de cólon e de fígado;

• Previne a diabetes tipo 2;

• Ajuda a regular o ciclo menstrual;

• Melhora a digestão;

• Protege contra cáries e doenças da gengiva;

• Estimula a fertilidade e aumenta a libido;

• Retarda o envelhecimento;

• Ajuda a evitar variações de humor.

Como funciona a Dieta da Maçã

Quando você lê o nome de uma dieta que envolve alguma fruta provavelmente deve pensar que se trata daquelas formas de emagrecimento malucas nas quais você fica comendo apenas um determinado alimento por uma semana.

Se essa foi sua preocupação ao ver o título desse texto, pode ficar tranquilo (a), a dieta da maçã tem por objetivo inserir essa fruta na sua alimentação, mas não torná-la sua única fonte de energia!

Comer maçã

Foto: © Can Stock Photo

Alguns cardápios até sugerem que você faça alguns dias de detox durante a semana, comendo apenas maçãs, mas o ideal é não se privar de nenhum alimento e apenas aprender a diminuir quantidades.

Para que a dieta funcione, é essencial que se coma uma maçã inteira entre quinze minutos e meia hora antes de cada refeição importante do dia. Em resumo você irá ingerir 4 maçãs por dia, uma antes do café da manhã, outra antes do almoço, outra antes do lanche da tarde a última antes da janta.

Caso acredite que pode acabar enjoando de comer a fruta, além de variar entre as maçãs verdes e vermelhas você também pode optar por comer apenas 3 delas por dia. Dessa forma você foca apenas no café da manhã, almoço e jantar.

Para ajudar no emagrecimento, um cardápio com pouca quantidade de carboidratos simples, gorduras saturadas e sem açucares refinados deve ser adotado. Sem contar a importância de se incluir uma rotina de exercícios físicos diários.

Basicamente o objetivo da dieta da maçã é ajudar na redução de calorias consumidas sem que você precise sentir fome.

Porque a maçã emagrece?

Talvez você esteja se perguntando porque a maçã pode ajudar a emagrecer, além de oferecer aquela série de benefícios que você leu anteriormente. Confira alguns motivos que fazem com que essa fruta contribua para a perda de peso:

Comer maçã todo dia

Foto: © Can Stock Photo

• É um alimento rico em fibras, contribuindo assim para uma melhor digestão e bom funcionamento dos intestinos;

• A pectina presente na fruta impede que o corpo absorva tantos açúcares e também contribui para uma digestão mais lenta, fazendo com que você demore a sentir fome novamente;

• Faz com que a gordura seja queimada mais rapidamente, sendo assim transformada em energia e não estocada pelo organismo;

• É um alimento que gera saciedade, por isso a recomendação da dieta de se ingerir a fruta antes das refeições, pois fará com que você se sinta satisfeito (a) mais rapidamente, evitando assim os exageros;

• Possui um toque de açúcar natural, o que inibe a vontade de comer guloseimas;

Escolhendo as maçãs certas

Não importa qual seja o tipo de maçã escolhido para fazer parte da dieta, o essencial é que você ingira aquelas que tem boa aparência e qualidade.

A fruta deve ser lisa, firme, livre de furos e rugas e manchas marrons. A vivacidade da cor da casca também deve ser levada em conta. Quanto mais viva a cor melhor a fruta.

Para conservar, mantenha as frutas dentro de um saco plástico na geladeira para que durem até duas semanas. Se preferir deixa-las expostas a temperatura ambiente saiba que o melhor é consumi-las em até cinco dias.

Sugestão de cardápio para quem quer emagrecer com a dieta da maçã

Café da manhã

1 maçã inteira logo ao acordar. Esperar de quinze minutos a meia hora para tomar o café da manhã. Uma fatia grossa de ricota e um copo de café com leite desnatado adoçado com adoçante.

Quem gosta de frutas na primeira refeição do dia também pode optar por uma fatia de mamão com aveia e um copo de suco de laranja ao invés da ricota e do café.

Lanche da manhã

Um iogurte desnatado ou de frutas.

Almoço

1 maçã quinze minutos ou meia hora antes de almoçar. 1 prato raso de salada de folhas verdes temperada com azeite de oliva. Duas colheres de sopa de arroz integral, uma concha pequena de feijão e um file pequeno de frango ou peixe frito em azeite ou manteiga.

Lanche da tarde

Duas fatias de peito de peru com pão integral e duas castanhas do pará.

Jantar

1 maça inteira entre quinze minutos e meia hora antes da janta. 1 filé de frango grelhado, salada a sua escolha e um copo de iogurte desnatado.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Confira os benefícios do maracujá para a saúde

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Emagreça comendo maçã

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's