Cor da urina pode revelar sérios problemas

Existem muitos sinais que o corpo dá quando algo não está indo bem com sua saúde. Muitos deles aprendemos a reconhecer e isso evita uma série de problemas maiores… Mas você sabia que a urina pode revelar doenças também?

Mulher no banheiro

Foto: © Depositphotos

Muitas pessoas nem prestam atenção ao aspecto e cor do xixi quando vão ao banheiro, um hábito que deveria ser mudado com urgência.

O motivo? Quando há algo de errado com nosso organismo, nem sempre isso se expressa através de dores ou sintomas que são notados logo de cara. De qualquer forma, seu corpo está tentando lhe dizer que há algum problema.

A cor de sua urina pode não apenas indicar problemas nos rins como também doenças mais graves como a diabetes ou insuficiências cardíacas.

Agora pense um pouco sobre seu corpo…

Você conhece seu organismo?

Antes de analisar a cor do xixi é preciso que você conheça bem como funciona seu corpo e seus hábitos de ir ao banheiro.

Afinal, urina de aspecto mais escuro logo pela manhã é normal ou apenas indica que você anda bebendo pouco líquido antes de dormir.

Então acima de tudo é necessário conhecer como seu corpo funciona, para depois observar os sinais de algo não vai bem.

Aspecto da cor da urina

Foto: © Depositphotos

Lembre-se que cada pessoa tem um metabolismo diferente, o que é um sinal de problemas para alguém pode não significar nada para você. Veja quais são os aspectos que merecem atenção na cor da urina.

As cores que a urina pode adquirir

Transparente

Xixi incolor pode apenas indicar que você anda bebendo muito líquido, o que não representa um problema.

Mas se você não tem o hábito de ingerir muita água ao longo do dia e notou que a cor transparente persiste em sua urina, pode ser sinal de má formação do trato urinário e doenças tubulares renais.

Amarelo claro

Essa cor indica que está tudo certo com seu sistema urinário. Principalmente se for aquele amarelo palha, próximo ao transparente.

Só devem haver preocupações caso além do tom amarelo claro a urina apresente um cheiro forte.

Isso porque xixi de cor amarelo claro aliado a cheiro forte indica presença de bactérias ou infecção na uretra.

Amarelo escuro

Quando a urina adquire o tom amarelo escuro isso significa que está bastante concentrada devido a falta de líquidos para diluí-la.

Indica que você está bebendo pouco líquido ao longo do dia ou que pode estar sofrendo de desidratação.

Nesse caso o cheiro também se torna mais forte, mas não há motivos para grandes preocupações, apenas deve-se tomar mais cuidado com a questão da hidratação.

Vale comentar que o uso de antibióticos e o consumo de aspargo também podem fazer com que a urina adquira esse tom de amarelo mais escuro.

Amarronzada ou escura

Se o xixi adquire um tom amarronzado ou até mesmo escuro – quase preto – pode ser sinal de doenças hepáticas, renais ou até mesmo porfiria e a cetonúria – duas doenças genéticas bem raras.

A bile – produzida no fígado – é eliminada pela urina. Quando a pessoa apresenta algum tipo de hepatite ou outro problema nesse órgão, a cor do xixi é alterada.

Nesse caso a urina adquire um tom bastante escuro, próximo ao marrom, semelhante a cor de chá-mate ou Coca-Cola.

O mesmo tom aparece em caso de doenças renais.

Medicamentos também causam essa alteração de cor, dentre eles alguns laxantes à base de sena.

Avermelhada ou alaranjada

Pode ser assustador reparar em uma urina de tom vermelho ou laranja, pois indicam presença de sangue.

Essa cor é comum no caso de infecções urinárias, doenças renais, cálculos nos rins e até mesmo tumores da bexiga ou dos rins.

A ingestão de grande quantidade de alimentos de cor laranja ou vermelha como cenouras ou beterrabas podem contribuir para o aparecimento da urina alaranjada, não havendo motivo para preocupações.

Alguns remédios como o Pyridiumou anticoagulantes, e a ingestão de vitamina B – principalmente a B2 – também podem fazer com que a urina assuma a cor laranja ou vermelha.

Roxa

Esse tom é bem raro de aparecer na população sadia, sendo comum em pacientes internados por um longo tempo, nesses casos a cor é gerada devido a presença de bactérias no trato urinário.

No entanto, quem consumir amoras ou beterraba em grande quantidade também pode observar um tom levemente arroxeado no xixi, apesar de não ser uma situação muito comum.

Verde

As causas mais comuns para o xixi de cor esverdeada é o consumo excessivo de alimentos com corante, tratamentos com ingestão de azul de metileno, consumo de aspargos, alcaçuz preto ou cerveja com corante verde – comum na época de Saint Patrick’s Day.

Remédios como o propofol também causam essa mudança de coloração e não há motivos para preocupação.

O único caso em que o xixi assume tom verde e se trata de uma doença é quando a bactéria Pseudomonas aeruginosa é a causadora de uma infecção urinária.

Azul

Semelhante ao caso da urina de cor verde, o tom azul pode indicar excesso de consumo de corantes, como o azul de metileno.

No caso de doenças, a Pseudomonas aeruginosa também causa urina de coloração azul ou podem haver indícios de hipercalcemia benigna familiar, doença hereditária rara.

Esbranquiçada

Quando a urina assume um tom esbranquiçado é sinal de infecção urinária severa. Principalmente se vem acompanhada de febre e queimação ao fazer xixi.

Essa coloração também pode ser causada por fístula linfática gerada por traumatismo abdominal ou neoplasia.

Todos os casos são motivo de preocupação e o melhor é procurar um médico imediatamente.

Doenças que podem ser diagnosticadas pela cor da urina

• Infecções urinárias;

• Doenças renais;

• Doenças hepáticas;

• Tumores de bexiga ou rins;

• Fístula linfática em casos de neoplasia ou traumatismo abdominal;

• Pedra nos rins;

• Doenças genéticas raras.

Outros fatores a serem levados em conta além da coloração

Não é apenas a cor que indica a presença de doenças, por isso é interessante observar outros aspectos da urina, como:

• Odor (forte, adocicado);

• Presença de espuma;

• Aspecto (leitoso, concentrado).

Você já percebeu alguns desses sinais na sua urina? Se já, fique atento! É importante procurar orientação médica imediatamente quando algo de errado altera a cor do xixi afim de evitar problemas graves.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Odor forte na região íntima: cinco possíveis doenças

Seja o primeiro a comentar em Cor da urina pode revelar sérios problemas

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud