Confira 10 benefícios de pular corda para o corpo

Saúde e Bem estar

Aposto que quando você era criança já pulou muita corda, né? Mas sem dúvida não imaginava naquele tempo o quanto essa atividade poderia ser útil para sua vida depois de adulto!

O fato é que além de divertido e prático, o exercício de pular corda traz inúmeros benefícios para seu organismo. A seguir fiz uma lista que vai inspirar você a praticar essa atividade e se divertir. Confira!

Benefícios para o corpo

Foto: © Can Stock Photo

10 benefícios de pular corda:

1. Melhora o sistema cardiovascular

Estudos mostram que entre os exercícios leves e moderados, pular corda é o que mais favorece a aptidão cardiovascular. Isso significa que ao praticar essa atividade com frequência é possível estimular o sistema cardiovascular.

Dessa forma, os seus órgãos trabalham com mais eficiência, favorecendo o transporte de oxigênio e sangue para todo o organismo. Isso pode ser visto à medida que você fica menos ofegante ao exercitar-se.

2. Fortalece os músculos

Ao pular corda você também melhora o tônus muscular dos membros inferiores, inclusive, devido aos saltos, que são movimentos que trabalham muito as pernas.

Fortalecer os músculos

Foto: © Can Stock Photo

Por isso, se você sentir dores nelas no dia seguinte é sinal que a musculatura das pernas foi realmente trabalhada.

No entanto, depois de alguns dias, ainda mais se você continuar a pular corda, as dores desaparecem, pois as suas pernas já estão se adaptando ao novo movimento e, nesse momento, é possível aumentar o número de pulos. No entanto, inicie aos poucos e gradativamente aumento os saltos.

3. Fortalece os ossos

Você deve saber que na medida em que as pessoas envelhecem os seus ossos sofrem desgaste, por isso, indica-se tanto o consumo de alimentos ricos em cálcio, a fim de suprir essa perda.

No entanto, exercícios também funcionam para reduzir os danos sofridos pelos ossos ao longo dos anos.É o caso de pular corda, que colabora com a manutenção da composição dos ossos e, por consequência, favorece a sua densidade e estrutura.

4. Favorece o equilíbrio

Os desequilíbrios, muitas vezes, são causados pela falta de estabilidade do tornozelo e pular corda favorece um melhor desempenho dessa parte do corpo.

Mulher se exercitando

Foto: © Can Stock Photo

Com o tornozelo trabalhado de forma adequada é possível evitar tropeços, entorses e até mesmo lesões que não ocorrem apenas com atletas, mas com as pessoas no dia a dia.

Para tornar o treino com corda ainda mais eficiente nesse sentido você pode alternar o ritmo, revezar saltos com um só pé e fazer outros movimentos, como se abaixar depois de saltar ou cruzar as cordas com os braços ao pular corda.

5. Desenvolve a coordenação motora

Da mesma forma ocorre com a coordenação motora ao pular corda, que é mais bem trabalhada durante a atividade. Por mais que pareça uma tarefa simples, mexer a corda e pulá-la ao mesmo tempo é na verdade um exercício para a mente também.

Se você fizer variações enquanto pula corda a coordenação será ainda mais desenvolvida.

6. Queima calorias

Como se não bastasse todos os benefícios de pular corda já mencionados, essa atividade também é ideal para quem deseja perder peso.

Perder peso

Foto: © Can Stock Photo

Isso porque é um exercício aeróbico muito eficiente, proporcionando um alto gasto calórico. Para os resultados serem ainda melhores não se esqueça de, aos poucos, aumentar o número de saltos e a velocidade da corda. (Pular corda por 1 hora queima em média 700 calorias)

No entanto, só pular corda não é suficiente. Se você deseja emagrecer deve aliar esse exercício a uma dieta equilibrada e saudável para chegar ao peso ideal, além de praticar outras atividades físicas de sua preferência.

[Vídeo – Emagreça pulando corda]

7. Ajuda na reabilitação

Por se tratar de um exercício que pode ser feito com baixo impacto é muito recomendado por médicos a pacientes que estão se recuperando de lesões.

A recuperação é ainda mais rápida quando o problema ocorreu em um dos músculos onde a atividade atua diretamente, como é o caso da musculatura das panturrilhas, coxas, quadríceps e glúteos.

O pular corda também age no tornozelo, joelhos e pés, em especial, nos ligamentos e tendões dessas partes. Além de ter a orientação de um profissional quando o exercício for feito com o intuito de reabilitação, o melhor é que os pulos sejam baixos no início.

8. É possível pular em qualquer lugar

Quem não gosta de ir à academia encontra no pular corda um grande aliado das atividades físicas, pois não exige muito espaço e mesmo em casa é possível realizar o exercício.

Mulher pulando corda na calçada

Foto: © Can Stock Photo

Na sala, basta afastar os móveis e, se o teto for muito baixo, basta enrolar mais nas mãos a corda e diminui-la.

No entanto, por se tratar de um acessório fácil de levar para lá e para cá, você pode pular corda onde quiser, na calçada de casa, no parque ou na praça. Não tem desculpa para não pular corda e aumentar a sua prática de exercícios.

E o melhor é que se trata de uma atividade que sai de graça, não exigindo nenhum investimento financeiro, a não ser para adquirir a corda, que dura por muitos anos.

9. Ideal para todo mundo

Embora possa parecer uma atividade física individual, é possível torná-la coletiva. Isso pode ser feito com duas pessoas mexendo a corda enquanto a terceira pula.

Essa é a forma mais comum, inclusive, das crianças brincarem de pular corda. No entanto, mesmo em família é possível exercitar-se dessa forma.

Além de pular corda ser uma atividade que toda a família pode fazer junta, mesmo que seja cada um com a sua corda, não existem restrições quanto ao sexo e nem à idade para praticá-la. A única contraindicação é para as gestantes, a quem a atividade não é recomendada nesse período.

10. Permite fácil controle da evolução do exercício

Como se trata de um exercício que pode ser medido pelo número de saltos é fácil controlar a sua evolução.

Pular corda benefícios

Foto: © Can Stock Photo

Além disso, o indicado é que ao iniciar a atividade sejam feitas algumas poucas sequências de pulos, sem exagero e, aos poucos, é possível aumentar a quantidade e a velocidade. Assim, você pode inclusive sempre bater o próprio recorde.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Pular corda para emagrecer rápido (Opções de treinos)

Publicidade

Deixe seu comentário