Confira os benefícios do maracujá para a saúde

Maracujá é uma fruta que vai muito além do sabor… Acho que você já deve ter ouvido por aí pelo menos alguns dos benefícios dessa fruta tropical, né?

Quem é que não gosta de tomar um suco de maracujá, ou comer a fruta direto no pé quando está bem doce?

Benefícios do suco

Foto: © Can Stock Photo

Além de ser saborosa e famosa pelas suas propriedades calmantes, o maracujá possui uma série de vantagens para organismo. Confira os benefícios do maracujá para a saúde:

Maracujá evita doenças como o câncer

Entre os inúmeros nutrientes que possui, o maracujá se destaca pela grande concentração de vitamina C – é o que dá aquela acidez que sentimos em contraponto à doçura.

Essa vitamina é um dos antioxidantes mais importantes para qualquer dieta, sendo que uma de suas principais funções é a de combater os radicais livres, o que resulta na prevenção do envelhecimento precoce das células.

Quando isso não acontece, as células passam pelo chamado estresse oxidativo, que aumenta as chances do indivíduo desenvolver algum tipo de câncer. A fruta conta ainda com níveis elevados de flavonoides e vitamina A, que são importantes, em especial, na prevenção do câncer de pulmão e de boca.

Já as fibras solúveis que o maracujá possui são grandes aliadas no combate ao câncer de cólon. Isso acontece porque esses nutrientes são responsáveis pela remoção das toxinas que acumulam no cólon, as quais podem desencadear um tumor no local.

Além disso, essa função colabora com a saúde do sistema digestivo como um todo.

Outros problemas de saúde que a fruta previne

Outro problema que o maracujá ajuda a manter longe do organismo é a pressão arterial elevada, a popularmente chamada pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial.

Isso se deve ao fato da fruta contar com alto teor de potássio, mineral esse que é um dos responsáveis por manter os níveis de sódio no organismo controlados.

Benefícios do maracujá

Foto: © Can Stock Photo

Vale lembrar que o sódio em excesso não contribui apenas com a pressão alta como aumenta o risco ainda de outras doenças, entre elas, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Outra doença que o maracujá ajuda a prevenir é anemia. Isso se deve às altas quantias de ferro existentes na fruta.

Para potencializar os benefícios do mineral no organismo, como a prevenção da falta de sangue, a fruta possui ainda a vitamina C, que ajuda o corpo a absorver de maneira mais eficiente o ferro. Além das doenças citadas, a fruta previne também o organismo de infecções e gripes, mais uma vez graças à vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, evitando problemas que aparecem justamente quando a imunidade está debilitada.

Outros dos benefícios do maracujá para a saúde servem para os diabéticos, já que a fruta é rica em pectina e demais fibras que, enquanto são digeridas, promovem uma absorção lenta da glicose.

Leia também:

Confira os benefícios de beber água em jejum
Conheça os benefícios da banana para a saúde

Isso evita os picos de insulina e o possível desenvolvimento da doença. Para quem já possui o problema ajuda a controlar os níveis de açúcar do sangue.

Uma forma de ingerir com mais frequência a fruta é usando a sua farinha, que pode ser consumida com frutas, iogurtes, saladas, sopas e em sucos e vitaminas.

Porém, todos os demais cuidados é preciso ter para controlar os níveis de açúcar do sangue, já que o maracujá não vai fazer o trabalho sozinho.

Fruta protege a saúde dos olhos, coração e sangue

Alguns dos nutrientes que o maracujá possui e que foram já citados, como a vitamina C e A e os flavonoides, também são muito benéficos à saúde dos olhos, lembrando que a visão, como outras funções do corpo, se desgastam com o passar dos anos.

Por isso, consumir a fruta com regularidade vai proteger os olhos, inclusive, da ação dos radicais livres.

A grande concentração de fibras que a fruta tem também serve para diminuir o teor do LDL, o popularmente chamado colesterol ruim, no sangue.

Ao mesmo tempo, o maracujá colabora com o crescimento dos níveis de HDL do sangue, o popular colesterol bom.

Nesse contexto, mais uma vez os antioxidantes da fruta são importantes, uma vez que protegem as artérias, mantendo a saúde do sistema cardiovascular.

Maracujá ajuda na perda de peso

A fruta contém ainda em sua composição pectina, substância essa que ajuda o organismo a bloquear a absorção de gordura, o que é um benefício extra para quem deseja perder peso.

Além disso, a pectina é uma fibra solúvel que, após ser consumida, é difícil de ser digerida, o que permite que ofereça ao organismo uma sensação de saciedade mais duradoura.

Ou seja, depois de ingerir o maracujá, a fome demora a aparecer novamente. No entanto, essa substância está em maior quantidade na parte branca da fruta. Como foi anteriormente dito, as fibras do maracujá tem poder desintoxicante. Isso significa que ela ajuda a eliminar as toxinas tanto prejudicam o funcionamento do organismo.

O maracujá ajuda na perca de peso

Foto: © Can Stock Photo

Essa sua propriedade beneficia quem quer emagrecer, pois assim, o processo é agilizado. Já que o emagrecimento depende do controle da produção de hormônios e o maracujá possui vitamina B3, que tem essa função, mais uma vez a perda de peso é beneficiada.

Além disso, o chá de maracujá, que é feito com as suas folhas, não é só calmante como também ajuda a emagrecer.

Porém, para perder o peso desejado e aproveitar os demais benefícios da fruta é importante que as pessoas tenham hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada.

É claro que apenas incluir maracujá na dieta não vai fazer você emagrecer. O maracujá sozinho não faz milagre!

A dica é você adicionar hábitos mais saudáveis no seu dia de forma geral. É importante, portanto, beber em torno de dois litros de água todos os dias, dormir cerca de oito horas e compor pratos com ingredientes de baixa gordura e alto valor nutricional, como vegetais, proteínas e integrais.

Nessa lista entram, além das frutas que podem matar aquela vontade de doce, também legumes, carnes e queijos magros, cereais e sementes.

É essencial reduzir os alimentos ricos em sal, açúcar e gordura que fazem mal à saúde e diminuem a absorção de nutrientes, além dos alimentos industrializados, congelados e processados que devem ser evitados ao máximo pelo bem da sua saúde.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Lista de alimentos que ajudam a desinchar o corpo

1 Comentário em Confira os benefícios do maracujá para a saúde
  • Samuel da Silva Alencar disse:

    Agora eu sei. Grato!

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Loading...
    Publicidade

    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud