Nomes alternativos para bebês: 20 ideias maravilhosas e seus significados

Nomes de bebê

Quando uma criança está prestes a chegar, muitos pais costumam a quebrar a cabeça para definir o nome do bebê, afinal, não é todo casal que já sabe desde cedo como seus filhos se chamarão.

Para escolher um nome que fuja do lugar-comum e faça o seu filho se destacar no futuro, que tal conhecer nomes alternativos para bebês? Temos 20 ideias maravilhosas e seus significados.

Grávidez

Foto: © Depositphotos

20 ideias maravilhosas e seus significados para nomes alternativos para bebês

1. Eliel

O nome Eliel significa “Deus é o Altíssimo”, logo, trata-se de uma sugestão voltada para quem é mais religioso.

Nada impede que o seu filho também se chame Eliel caso você não seja muito apegado à religião, já que o nome masculino de origem hebraica também tem ligação com pessoas seguras.

Bebê lindo

Foto: © Depositphotos

Além disso, essa denominação bíblica comum em chefes de famílias e sacerdotes retratados na Bíblia pode ter variações como Elliel e Elyel.

2. Alexa

Um nome de menina alternativo é Alexa, que vem do grego e significa protetora da humanidade, isto é, alguém capaz de afastar seus inimigos.

Esse nome passou a ser usado como nome próprio na metade do século XX. Alekssa é uma das variações do nome, que também é utilizado como nome composto.

3. Hamilton

Outro nome alternativo é Hamilton, que diz respeito a quem mora em um local sem vegetação próximo a um morro.

A origem de Hamilton é inglesa e há quem acredite se tratar de uma denominação para quem possui aparência orgulhosa.

Logo, esse nome diferente costuma ser usado para quem deseja filhos fortes, corajosos, inteligentes e saudáveis.

No Brasil, existe a variação Amilton, que já se popularizou. No entanto, a versão original ainda pode ser considerada alternativa. Se você quiser modificar o nome, é possível incluir y ou h, como em Hamylton ou Hamilthon.

4. Abna

Assim como Clara, o nome feminino Abna tem relação com a cor branca, pois vem do latim. A palavra alva está associada a uma pessoa limpa, iluminada, brilhante, otimista e cuidadosa.

Bebê fofa

Foto: © Depositphotos

Dá para incluir outros nomes junto de Abna, criando nomes compostos, desde que o resultado seja agradável aos ouvidos.

5. Ceane

Um nome bem diferente é Ceane, que vem da língua inglesa. O significado de Ceane é “rápido e afiado”. Portanto, alguém com esse nome pode ser associado a características como força, agilidade e inteligência.

6. Cibele

Chamar sua filha de Cibele é uma bela forma de incorporar características gregas. Cibele era a grande mãe dos deuses. Por isso, o nome está relacionado com pessoas lindas fisicamente.

As variações de Cibele são diversas, como Cibely, Cibelle, etc.

7. Leonel

O significado desse nome masculino tem ligação com a valentia de um leão. A coragem é a principal característica do nome, cuja origem italiana vem de Leonello. Já a origem grega vem de Leon, enquanto a origem alemã é Leonhard.

8. Tatiele

O nome Tatiele é originário do latim e do grego. Essa variação de Tatiana, que é uma variação de Tatiano, quer dizer pertencente a Tácio, ou seja, luz, tocha ou luminosa.

Menina com olhos azuis

Foto: © Depositphotos

Ao nomear sua filha de Tatiele, ela será lembrada por ser uma pessoa reluzente e resplandecente, além de responsável, cuidadosa, protetora e respeitada.

9. Ariel

Mais conhecido como um nome feminino, devido à história da pequena sereia, Ariel também pode ser nome de menino.

Trata-se de um nome que significa leão do Senhor ou fogo de Deus, em função da sua origem bíblica. Tal denominação indica um filho iluminado, puro e guiado por Deus.

10. Amarilis

Quer chamar sua filha de Amarilis? Pois esse nome alternativo vem do latim e está relacionado com a amabilidade. Por também significar flor, Amarilis é um nome feminino que implica em graciosidade e delicadeza.

Leia também:

Os 20 nomes de bebês mais usados e seus significados
Nomes compostos para bebês: 30 ideias interessantes e seus significados

11. Magno

Outro nome diferente dos nomes mais comuns no Brasil é Magno, que tem origem do Latim. Magno é um nome que significa grande, permitindo que as pessoas associem tal nome com quem é cheio de grandeza e está ligado à família.

Menino lindo

Foto: © Depositphotos

12. Hebe

De origem grega, o nome Hebe não é tão comum quanto se imagina, apesar de ter conquistado notoriedade no Brasil por causa da finada apresentadora Hebe Camargo.

O nome Hebe tem relação com juventude, justamente por se tratar de uma deusa mitológica da juventude, que era conhecida por garantir segurança e proporcionar alegria à população.

13. Joabe

Um nome bem incomum é Joabe, que tem origem hebraica. Esse nome masculino significa “Deus é Pai”. Logo, pessoas religiosas podem ficar mais satisfeitas com tal denominação.

Por causa desse significado, o nome está associado a quem tem as características do filho de Deus, ou seja, alguém que é abençoado, guiado e protegido por Deus.

14. Alaíde

Quem se chama Alaíde costuma ser vista como uma mulher generosa e que atrai sucesso, além de ser confiável e admirada.

Menina

Foto: © Depositphotos

Esse nome alternativo feminino tem origem francesa e germânica. Alaíde quer dizer alguém com nobre linhagem.

15. Lício

Lício é um nome de origem latina. Seu filho poderá ser considerado forte, vencedor, independente e guerreiro caso tenha esse nome, que significa alguém proveniente da Lícia.

16. Silma

Já ouviu falar no nome Silma? Essa denominação é teutônica e germânica, significando uma pessoa célebre por causa da vitória.

Sendo assim, sua filha tem potencial para ser uma menina vitoriosa e gloriosa, se depender apenas do nome.

17. Marcondes

O nome Marcondes também vem do latim. Seu significado é filho de Marcos. Isso quer dizer que o nome tem relação com descendência de um guerreiro ou de um grande orador, características poderosas.

Menino

Foto: © Depositphotos

18. Ilsa

Baseado na mitologia, o nome feminino Ilsa significa deusa das lendas ondinas. Dessa forma, Ilsa é um nome ótimo para dar a uma filha atraente e que você quer que tenha muitas conquistas pela frente.

19. Dinarte

Dinarte representa um herói forte, segundo a mitologia grega. Esse nome masculino alternativo pode ser dado a meninos que se mostram fortes e resistentes.

20. Ada

Ada é um nome de origem hebraica. Seu significado é aquela que prospera, podendo também significar ornamento ou beleza. Esse nome bíblico é mencionado no livro de Gênesis, do Antigo Testamento.

Bebê

Foto: © Depositphotos

Com as sugestões acima, você terá filhos e filhas que dificilmente terão colegas com o mesmo nome na escola.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Sugestões de nomes para bebês: tendências para 2017

Publicidade

1 comentário

  • Rayane disse:

    Eu e meu marido estamos com a intenção de ter uma criança. Como a maioria dos pais, ele sonha com um menino, eu gosto dessa escolha. torcendo para vir um príncipe para alegrar nossos dias, escolhi o nome Vinícius ou Vinícios.. Mas estamos entrando em debate sobre U ou O..
    Ajude-me por favor!

    Responder

Deixe seu comentário