Confira os melhores exercícios para varizes

As varizes são aquelas veias tortuosas e dilatadas que permitem um refluxo de sangue, ou seja, elas não conseguem fazer com que o sangue circule de forma correta.

Sua causa mais comum é a predisposição genética mas também podem ser um sinal de problemas mais graves como coágulos de sangue ou bloqueio nas veias. São mais comuns nos membros inferiores, como pernas, pés e coxas.

Varize nas pernas

Foto: © Depositphotos

Para algumas pessoas o grande problema causado pelas varizes é a questão estética, mas alguns podem sofrer com dores, desconforto e até mesmo o aumento do risco de doenças circulatórias.

O mais indicado para prevenir e minimizar o problema são os exercícios físicos, e quanto mais direcionados para as varizes maiores as chances de não sofrer tanto com esse mal!

Confira nossa lista com os melhores exercícios para varizes e comece a por em prática amanhã mesmo…

Fatores de risco

Como todo problema de saúde, as varizes também seus fatores de risco, aquelas situações que aumentam as chances de desenvolvê-las…

Dentre as causas mais comuns estão:

• Fístulas arteriovenosas: Comunicação anormal entre artérias e veias.

• Genética: Se alguém da família possui varizes, as chances de desenvolve-las são mais altas.

• Idade: Quem tem mais de 30 anos está mais propenso ao problema, isso por que quanto mais velhos ficamos é normal que as válvulas das veias enfraqueçam.

• Gravidez: O crescimento do bebê – e consequentemente da barriga da mãe – faz com que a pressão nas veias das pernas aumente.

• Obesidade: Estar muito acima do peso também faz com que a pressão das veias dos membros inferiores aumente, podendo ocasionar varizes.

• Ficar em pé ou sentado de pernas cruzadas ou curvadas: Ao ficar de pé por um longo tempo ou sentar-se na posição de pernas cruzadas ou curvadas as veias precisam trabalhar mais para bombear o sangue até o coração, o que pode fazer com que sua pressão aumente.

• Ser do sexo feminino: Mulheres têm uma tendência maior que os homens a desenvolver varizes.

Sintomas de varizes

É possível que as varizes sejam totalmente assintomáticas, apresentando apenas veias tortuosas e dilatadas logo abaixo da pele do membro afetado. Mas também é possível que seu aparecimento seja acompanhado de sintomas como:

Sintomas de varizes

Foto: © Depositphotos

• Dor e sensação de peso nas pernas.

• Pequeno inchaço nos pés e tornozelos.

• Coceira na pele, em cima da veia afetada.

• Pele seca ou esticada.

Confira os melhores exercícios para varizes

Se você sofre desse mal ou sabe que tem tendências genéticas o melhor é fazer o possível para amenizar e até mesmo evitar o surgimento das veias varicosas. Os exercícios perfeitos para isso são aqueles que estimulam a circulação melhorando o fluxo sanguíneo.

A escolha dos exercícios também deve ser cuidadosa

Quem possui um nível mais leve de varizes sofre com um cansaço maior nas pernas, mas geralmente não encontra nenhuma restrição com a atividade física a ser praticada. Podendo inclusive optar pela academia como uma forma de prevenção.

Nos casos mais graves é preciso um cuidado maior, focando em exercícios mais leves. Aulas de ioga que trabalham com atividades mais lentas e que podem ser feitas deitada ou sentada podem ser mais interessantes nessa situação.

• Caminhadas

Não é preciso partir para um exercício pesado para prevenir ou diminuir as varizes!

Você pode começar incluindo caminhadas diárias de no mínimo 30 minutos… O exercício é benéfico pois melhora a circulação do sangue nas pernas.

Benefícios da caminhada

Foto: © Depositphotos

Sem contar nos outros benefícios para o corpo, como a sensação de relaxamento e a possibilidade de esvaziar a cabeça, prevenindo também o estresse!

Outra forma de incluir as caminhadas no seu dia-a-dia é trocando o elevador pelas escadas e optando por fazer pequenos trajetos a pé ao invés de ir de carro.

É um esforço pequeno que você faz todos os dias mas que ajudará a fazer com que as pernas fiquem mais leves e menos congestionadas, tudo isso devido a melhora do fluxo sanguíneo. (Caminhar ajuda a perder a barriga e emagrecer)

• Exercícios para fazer enquanto estiver deitada

Saiba que não será necessário se matricular em aulas de Ioga, mas alguns exercícios simples praticados nessas aulas podem ser uteis para lidar com as varizes.

Com a ajuda de um colchonete deite-se no chão próxima a uma parede e erga as pernas. Encoste-as na parede de forma que seus pés estejam levantados. Essa posição facilitará a circulação sanguínea e também proporcionará uma sensação de relaxamento.

Exercício para varizes

Foto: © Depositphotos

Outra dica, agora longe da parede, é levantar as pernas e praticar o movimento de abre e fecha, de 15 a 20 vezes. Pedalar no ar também é indicado.

• Andar de bicicleta

Assim como a caminhada esse exercício traz benefícios como o emagrecimento e a redução do estresse.

Pedale nas ruas próximas de casa ou se puder troque o carro pela bicicleta para ir a locais próximos e inclusive para o trabalho.

Exercício para varize nas pernas

Foto: © Depositphotos

O objetivo desse exercício é fortalecer a panturrilha e evitar o aparecimento de varizes nesse local.

Não sabe andar de bicicleta ou não tem tempo para esse exercício? Deitar no chão e pedalar no ar, como sugerido na dica anterior, surte o mesmo efeito!

• Exercícios para fazer quando estiver sentada

Caso seu dia-a-dia seja muito corrido para incluir atividades como pedalar ou caminhar todos os dias você pode aproveitar para fazer pequenos movimentos enquanto estiver trabalhando ou até mesmo sentada vendo TV.

Procure esticar e encolher as pernas com frequência, para facilitar a circulação do sangue e evitar aquela sensação de formigamento.

Levantando a ponta dos pés

Foto: © Depositphotos

Com os calcanhares apoiados no chão levante a ponta dos pés. Em seguida abaixe e levante os calcanhares. Repita o movimento várias vezes.

• Levantamento de pernas

Semelhante a dois dos exercícios sugeridos no item de dicas de exercícios para fazer deitada, nesse caso o objetivo é formar um ângulo de 90º com as pernas.

Deite-se no chão e levante uma perna de cada vez, deixe-a esticada, apontando para o teto enquanto a outra perna permanece reta, encostada no chão. Tente manter a posição por 15 segundos – basta contar até 15 – e então faça o mesmo movimento com a outra perna.

Repita os movimentos por aproximadamente dez minutos por dia.

Mulher deitada no chão fazendo exercício

Foto: © Depositphotos

Gostou dessas dicas?

Não esqueça que além dos exercícios físicos, evitar roupas apertadas, longos períodos em pé ou sentado e elevar as pernas sempre que puder também ajudam a tratar e prevenir as varizes!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• 8 exercícios físicos que você pode fazer em qualquer lugar: em casa, no parque ou na praia

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Confira os melhores exercícios para varizes

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's