Confira os benefícios de beber água em jejum

Saúde e Bem estar

A água é um elemento muito importante para o corpo. Tanto que o recomendado pelos médicos é que uma pessoa ingira de 2,5 a 3 litros de água por dia para manter o bom funcionamento do organismo.

O corpo é formado em sua maior parte por água: 90% do cérebro, 83% do sangue e 75% dos músculos, por exemplo, são compostos desse líquido. Além disso a água é um solvente que permite muitas das reações químicas fundamentais, que ajudam a manter em ordem as funções do organismo.

Benefício da água para o organismo

Foto: © Depositphotos

Então beber água ao longo do dia pode trazer muitos benefícios, contribuindo para uma melhor realização das tarefas de cada órgão, como no caso da digestão.

Estudos já comprovaram que consumir entre 2,5 e 3 litros desse líquido por dia faz verdadeiras maravilhas pelo seu organismo. Agora outra importante descoberta foi feita: Beber água em jejum também gera uma série de benefícios.

Benefícios de beber água ao longo do dia

Talvez você ainda não tenha percebido a diferença que um copo de água a mais pode fazer no seu dia. Separamos uma lista de benefícios que a ingestão desse líquido pode trazer ao seu organismo antes de contar porque você deve beber água também em jejum!

• Mantém a pele e cabelos saudáveis.

• Regula o intestino, diminuindo os incômodos da prisão de ventre.

• Combate estrias, celulites e espinhas.

• Faz com que os rins funcionem melhor.

• Evita o aparecimento de pedras nos rins.

• Diminui o inchaço.

• Ajuda a regular a temperatura do corpo.

• Melhora a circulação sanguínea, contribuindo para diminuir ou evitar as varizes.

Benefícios de beber água em jejum

Foi descoberto através de estudos que beber entre um e dois copos em jejum, logo ao acordar, produz uma série de benefícios para o organismo. Essa técnica surgiu no Japão, onde é comum ingerir o líquido todos os dias imediatamente após acordar, sendo chamada de Terapia da Água.

Terapia da água

Foto: © Depositphotos

Adquirir esse hábito gera uma série de fatores positivos, chegando inclusive a curar doenças comuns e até mesmo as chamadas doenças da modernidade, como o estresse.

É importante ressaltar que, para que os benefícios sejam realmente efetivos é preciso esperar no mínimo dez ou quinze minutos antes de fazer alguma refeição, para que a água possa atuar no organismo.

Confira agora os 7 benefícios de beber água em jejum:

1. Eliminar toxinas

Enquanto dormimos nosso corpo segue trabalhando, reparando as células e fazendo uma limpeza interna.

Quando acordamos ainda estamos com essas toxinas em nosso organismo.

Ao beber um ou dois copos de água antes de consumir algum alimento você ajuda o corpo a eliminar o que é desnecessário de maneira mais rápida.

Beber água

Foto: © Depositphotos

2. Diminuir a sonolência

Ao acordar é natural que você passe por aquela sensação de sonolência, como se uma parte do seu corpo não estivesse totalmente desperto.

Quando você começa o dia ingerindo água as células do cérebro recebem sangue oxigenado mais rapidamente, pois seu corpo estará bem hidratado.

Com isso o cérebro entra em estado de alerta e você se sente mais bem disposto para começar efetivamente seu dia…

3. Facilitar o trabalho dos rins

Se seu corpo passou a noite “fazendo reparos” é normal que existam mais toxinas – ou elementos desnecessários para o organismo – correndo em seu sangue…

Ou seja, os rins terão um trabalho maior para “purificar” seu corpo.

Tome um ou dois copos ao acordar e contribua para essa tarefa se tornar mais fácil para seus rins! Assim, você eliminará mais rapidamente o que não é importante para o organismo.

4. Diminui dores de cabeça

Muitas vezes as dores de cabeça são causadas pela falta de hidratação do corpo.

Algumas pessoas podem começar o dia ingerindo outros líquidos, que não a água, que demorarão a ser processados e chegar até as células do cérebro.

Sem contar que a sonolência também causa dor de cabeça, então beba água assim que sair da cama, antes mesmo de escovar os dentes ou partir para outra atividade matinal.

5. Estimular o sistema digestivo

Beber um pouco desse líquido em jejum pode ser muito benéfico para quem costuma sofrer de intestino preguiçoso ou de indigestão.

Prisão de ventre

Foto: © Depositphotos

Se você faz parte do grupo de pessoas que por mais que faça uma refeição leve no café da manhã passa boa parte das horas até a próxima refeição com a sensação de peso no estômago, a água pode lhe ajudar.

Isso porque ela estimula o sistema digestivo após um longo período em jejum, melhorando assim a digestão.

6. Diminui o efeito nocivo de substância como o álcool e o cigarro

Possui o hábito de fumar ou ingeriu bebidas alcoólicas na noite anterior? Comece o dia com dois ou três copos de água bem cheios.

No caso da bebida você não sentirá tanto os efeitos da ressaca, além de ajudar o corpo a eliminar o álcool mais rapidamente.

Já para quem fuma minimiza os efeitos nocivo do cigarro, afinal algumas pessoas começam o dia fumando antes de fazer qualquer refeição.

7. Ajuda a emagrecer

Se seu objetivo é perder peso, tomar meio litro de água pela manhã pode ser muito útil.

Não apenas pelo fato de diminuir o apetite na primeira refeição do dia, mas também porque o líquido consumido em jejum acelera o ritmo do metabolismo.

Beber água ajuda a emagrecer

Foto: © Depositphotos

Dicas para beber mais água

Você tem dificuldades para se lembrar de tomar água ao longo do dia e acredita não estar consumindo a quantidade ideal para seu organismo?

Confira algumas dicas para ingerir mais desse líquido, incluindo os dois ou três copos em jejum!

• Tenha um copo ou garrafa de água por perto: Se você trabalha sentado se sentira incentivado a beber o conteúdo do copo e buscar mais quando acabar, caso passe o dia fora, a garrafa de água faz com que você se lembre de hidratar o corpo.

• Coloque lembretes no celular: A quantidade ideal de água a ser consumida por dia é de 2,5 a 3 litros. Calcule aproximadamente de quantas em quantas horas você deve beber um copo. No início você pode dividir em mais vezes e menores quantidades, para depois aumentar a quantidade e reduzir um pouco a quantidade de vezes que ingere o líquido.

• Etiquetas em uma garrafa de água: É semelhante a técnica dos lembretes, com a diferença que você anota os horários que deve consumir o líquido na própria garrafa.

• Beber água com limão: Caso seu problema seja a questão do gosto – ou da falta dele – vale a pena colocar limão na água e criar sua própria água aromatizada!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Lista de alimentos que ajudam a desinchar o corpo

Publicidade

1 comentário

  • Jacira Alcantara Vieira disse:

    Boa noite, eu tomo água de manha todos os dias. Amei esse estudo.

    Responder

Deixe seu comentário