Nomes Italianos para bebês: dicas e significados

Conheça uma lista com nomes italianos mais usados em bebês e escolha o mais bonito pelo seu significado.

Mulher grávida

Foto: © Can Stock Photo

A Itália trouxe muitas influências para nós, brasileiros. Quem não aprecia uma deliciosa macarronada, polenta frita, pizza de diferentes sabores e até mesmo o panetone no natal? Mas não só na culinária que a Itália se faz presente.

Por aqui tivemos alguns elementos tipicamente italianos na igreja católica em algumas regiões do país, como práticas religiosas, festas e até santos. Além de tudo isso, a Itália nos influenciou com os nomes italianos para bebês. Conheça aqui alguns e os seus significados.

Dicas de nomes italianos para bebês

Quem nunca conviveu, na família, trabalho ou em sala de aula, com um Lorenzo ou Leonardo? E aquela menininha que se chamava Bianca ou Isabella, se lembra? Pois é, os nomes italianos sempre fizeram muito sucesso no Brasil e até hoje está em alta.

Desde que desembarcaram no país, os italianos nos concedem muitas graças vindas da sua terra natal e cada uma delas atravessou gerações. Enzo, por exemplo, é um nome que fez e ainda continua a fazer muito sucesso, ficando há anos entre os dez nomes para meninos mais usados no país.

Neném no berço

Foto: © Can Stock Photo

Mas como escolher um nome para o bebê entre muitos nomes italianos? Muitos papais e mamães acham que a tarefa de escolher o nome do seu bebê não é nada fácil, mas temos que concordar que é muito divertida, não é mesmo? Embora sejam nove meses de gestação, na hora de escolher o nome ideal para o bebê esse tempo parece muito menor.

Leia também:

Nomes para bebês: veja as tendências para 2016
Nomes inspirados na natureza: veja ideias incríveis para batizar o seu bebê

Para começar, que tal escolher pelo país de origem, por exemplo, nomes italianos. Depois você pode fazer a sua lista pelos significados e em seguida pelo apelido. Para ajudar você, separamos uma lista com nomes italianos para bebês do sexo feminino e masculino. Confira!

Conheça a lista de nomes italianos femininos e seus significados

Alexandra: no Brasil Alessandra e seu significa é “defensora da humanidade ou protetora do homem”. Apelido: Ale.

Andreia: variante de Andrea, nome masculino na Itália, seu significado é “poderosa, extrema feminilidade”. Apelido: Deia.

Antonella: “valiosa, de valor inestimável, sem preço ou alimentada de flores”. Apelido: Tonha, Toninha, Nella.

Bebê menininha

Foto: © Can Stock Photo

Bianca: versão italiana de Branca, Bianca significa “alva, cândida, branca”. Apelido: Bia, Bibi ou Bi.

Geovana: variante italiana de Giovanna, seu significado é “agraciada por Deus, Deus é cheio de graça, presente de Deus, a graça e misericórdia de Deus ou Deus perdoa”. Apelido: Geo ou Ge.

Giovana: também variante de Giovanna, mas na forma simplificada, o significado é “agraciada por Deus, Deus é cheio de graça ou Deus perdoa e a graça e misericórdia de Deus”. Apelido: Gi ou Gio.

Graziella: “pequena graça ou gracinha”, versão italiana de Graça. Apelido: Grazi.

Bebê

Foto: © Can Stock Photo

Isabella: significa “Deus é juramento, casta, consagrada a Deus ou pura”. Apelido: Isa ou Bella.

Luna: “lua ou cheia de clareza”. Apelido: Lu.

Milena: nome popular na Itália devido a Milena Vukotic, seu significado é de “querida, graciosa, vidente resplandecente, senhora soberana reluzente ou a pura que reluz”. Apelido: Mi ou Mily.

Conheça a lista de nomes italianos masculinos e seus significados

Alexandre: no Brasil, Alessandro que significa “defensor da humanidade, protetor do homem ou o que repele os inimigos”. Apelido: Ale ou Lê.

Enrico: variante italiano de Henrique e seu significado é “príncipe do lar ou governante da casa”. Apelido: Rico.

Enzo: possível versão italiana do nome alemão Heinz, significa “príncipe do lar, senhor do lar, vencedor, governante da casa, o que vence ou gigante”.

Bebê sorrindo

Foto: © Can Stock Photo

Fabrizio (Fabrício): “aquele que trabalha com metal, ferreiro ou artesão”. Apelido: Fabri.

Giovane: significa “agraciado por Deus, Deus perdoa, Deus é cheio de graça e a graça e misericórdia de Deus”. Apelido: Gi ou Gigio.

Leonardo: significa “corajoso, valente ou ousado”. Apelido: Leo.

Lorenzo: variante italiana e espanhola de Lourenço e seu significado é “habitante de Laurento ou natural de Laurento”. Apelido: Enzo ou Lô.

Bebê fofo

Foto: © Can Stock Photo

Luca: variante italiana do latino Lucas, seu significado é “luminoso, aquele que traz a luz, brilhante ou o habitante da lucânia”. Apelido: luquinha.

Pietro: versão italiana de Pedro e seu significado é “rochedo, pedra ou firme”. Apelido: Pi.

Sandro: versão italiana de Alexandre e significa “o que repele os inimigos ou defensor da humanidade”.

Nomes mais comuns na Itália

Na Itália os 5 nomes mais comuns são:

– Meninos:

• Francesco
• Andrea
• Matteo
• Mattia
• Leonardo

– Meninas:

• Sofia
• Martina
• Giulia
• Beatrice
• Giorgia

Cuidados na hora de escolher o nome para o seu bebê

Escolher o nome para uma pessoa não é tão fácil como possa parecer. Isso porque não se trata apenas de escolher um nome que você mais gosta, mas sim qual influência que ele terá na vida do seu filho. Por isso você precisa considerar alguns fatores, afinal, o seu bebê vai crescer e você já imaginou o que ele achará do seu próprio nome?

Para não correr o risco de desagradar o seu filho, evite:

Pronúncia muito difícil: imagina só o seu filho tendo que corrigir a pronúncia do seu nome sempre. É desagradável, não acha? Isso acontece muito com vários nomes, como David onde a pronúncia é “Deivid”, mas pode ser lido como “Davi”, por exemplo.

Nome muito peculiar: não é legal sempre que alguém perguntar o nome do seu filho, comparar com outra pessoa: “Ah! Igual ao fulano”, chato isso, não acha?

Iniciais engraçadas: o sobrenome está definido, mas o primeiro e segundo nome pode ser alterado antes do bebê nascer. Escreva apenas as iniciais do nome inteiro e veja se forma alguma palavra, como Sara Ursula Justi de Amaral, que fica S.U.J.A.

Grafia complicada: é um tanto cansativo ter que soletrar o seu nome sempre que alguém precisar escrevê-lo, não acha? A letra “H”e “Y”, principalmente, são as que mais confundem quem escreve, então, tente escolher um nome mais brasileiro e sem tanta “frescura”.

Mãe segurando bebê

Foto: © Can Stock Photo

Nome que vem com apelido desagradável de “brinde”: muitos nomes já vêm com um apelido de “brinde”, como Augusto que vira Gugu e quando a criança cresce, não cai nada bem.

Nome da “moda”: seja mais criativo e considere usar a internet a seu favor. Nada de colocar um nome comum no país, que lidera o ranking de nomes mais usados no momento em bebês. Já imaginou na sala de aula os amiguinhos nomear o seu filho com um apelido desagradável para diferenciar dos outros que têm o mesmo nome ou o professor chamá-lo pelo sobrenome?

Má reputação: você não vai querer que o nome do seu filho lembre um terrorista ou assassino em série. A dica é pesquisar na internet, sempre.

Significado ruim: isso é o que mais “pega” os pais, pois muitos sempre sonharam com determinado nome para seu filho, mas quando chega a hora de registrar, pesquisam o significado e querem mudar.

Escolher entre os nomes Italianos para bebês vai ficar mais fácil com as nossas dicas, não acha? E não se esqueça de que você tem alguns meses para se decidir, então relaxe e faça uma lista com os nomes de que mais gosta. Aproveita o tempo que tem e imagine o seu filho com uns 5 anos e você e outras pessoas chamando ele. Veja como fica e decida pelo nome que tenha um significado especial para você.

Por Andreia Silveira / Edição: Dona Giraffa

• Nomes compostos para bebês: 30 ideias interessantes e seus significados

Seja o primeiro a comentar em Nomes Italianos para bebês: dicas e significados

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Loading...
Publicidade

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete. Aristóteles