Menstruação atrasada: 5 chás que ajudam a descer a menstruação

Saúde / Menstruação

Existem inúmeros motivos para a menstruação atrasar, tais quais alterações nos hormônios, ingestão em excesso de substâncias como café, estresse demais, problemas de tireoide e até o início de uma gravidez.

Mulher tomando chá canela

Foto: © Depositphotos

Não importa se o atraso ocorre com frequência ou ocasionalmente, o que importa é que você não vai querer esperar o que parece uma eternidade até que a menstruação desça, né? Isso pode gerar uma série de confusões, dúvidas e inseguranças…

• Será que estou grávida? (Conheça 18 sinais que você pode estar grávida)

• Será que tenho alguma doença?

• Será que é emocional?

Para evitar esse transtorno e acabar com as dúvidas, conheça 5 chás que ajudam a descer a menstruação podem dar fim ao problema.

Mas atenção, além de conhecer as recomendações de chás que ajudam a estimular a menstruação, é necessário ter alguns cuidados antes de preparar e também para beber o chá escolhido.

Por exemplo: caso você esteja grávida, o chá pode trazer problemas à gestação e também à sua saúde. (Produtos que podem ser abortivos para mulher)

A recomendação é de que você faça os testes necessários para garantir que a mudança no ciclo não tem nada a ver com bebês.

Outra recomendação importantíssima é que você use o chá apenas depois de consultar um médico e realizar os exames solicitados.

Tomar um dos chás abaixo será apenas uma forma de aliviar a agonia que é não menstruar no tempo esperado. Não necessariamente o consumo irá sanar o que causou o atraso e nem irá evitar que este aconteça novamente.

Conheça os 5 chás que ajudam a descer a menstruação

1. Chá de angélica

Uma erva muito eficiente na liberação do sangue é a chamada angélica. As propriedades dessa planta permitem que você estimule a menstruação a partir do seguinte preparo.

Chá de angélica

(Imagem meramente ilustrativa) Foto: © Depositphotos

Insira cerca de 10 gramas de raiz de angélica em um recipiente com água fervente. Após o líquido ficar morno, beba aproximadamente três vezes ao dia.

2. Chá de agoniada

Com o perdão do trocadilho, o chá de agoniada deixará você menos agoniada em função do atraso para menstruar. Esse tipo de remédio caseiro funciona se você incluir aproximadamente 5 gramas de flores de agoniada em cerca de meio litro de água, que deve estar fervendo.

Chá

(Imagem meramente ilustrativa) Foto: © Depositphotos

Aguarde um pouco para o líquido ficar morno. Em seguida, coe e tome uma média de três xícaras por dia até que a sua menstruação desça.

3. Chá de canela

Outro medicamento caseiro muito útil para o seu caso é o chá de canela, cujas propriedades estimulam a circulação e o coração, elevando a pressão, o que aumenta a contração do útero e, consequentemente, a liberação do sangue da menstruação.

Para ter o efeito desejado com o chá de canela, basta separar uma canela em pau e colocar o alimento dentro de uma xícara com água fervendo. Alguns minutos depois, o chá estará morno e pronto para consumo, podendo levar açúcar para ficar um pouco mais docinho.

Pau de canela

Foto: © Depositphotos

Ainda é possível recorrer ao chá de canela a partir da inserção do pau de canela em uma xícara com leite morno e mel. A adição de canela em pó também ajuda a regularizar a menstruação. É só escolher o doce, a torta, o bolo e outros alimentos que combinam com canela.

Porém, vale ressaltar que a ingestão de canela é recomendada apenas para quem tem o intuito de adiantar a menstruação em cerca de dois dias do período menstrual ou forçar a descida do sangue quando o atraso for num período menor que 30 dias.

4. Chá de arruda

O chá de arruda é altamente eficaz para fazer a menstruação descer. Como a erva possui propriedades abortivas, o consumo deve ser ainda mais controlado, afinal, você não vai querer correr o risco de perder o bebê caso esteja mesmo grávida e o atraso da menstruação seja causado pela gestação.

Mulher segurando xícara de chá

Foto: © Depositphotos

Depois de se certificar de que não está grávida e, mesmo assim, a menstruação ainda não tiver vindo, faça o seguinte: coloque duas colheres com flores e folhas de arruda em um pilão e soque bem a erva, que precisa ser triturada e deve passar uma noite dentro de uma vasilha com uma xícara de água fria.

Só tome o chá de arruda um dia depois de começar o preparo. O efeito é similar ao de outras ervas, como anis estrelado, verbena e salsinha.

5. Chá de orégano

Um dos ingredientes mais usados na cozinha também serve para estimular a menstruação. Trata-se do orégano, tempero que pode ser ingerido em forma de chá.

Chá para descer a menstruação

Foto: © Depositphotos

Com duas colheres de chá em uma xícara de água fervendo, você terá condições de induzir a descida do sangue da menstruação. Tampe o conteúdo e permita a infusão ocorrer por cerca de cinco minutos. O chá de orégano deve ser tomado apenas uma vez ao dia.

Principais motivos para a menstruação não descer

Já citamos algumas razões para a menstruação não descer, inclusive a gravidez. Há várias outras possibilidades para o atraso na menstruação.

O aumento do nível de estresse e de ansiedade da mulher influencia a descida do sangue, por conta da produção hormonal, que é afetada de um jeito negativo, visto que é o hipotálamo que regula os hormônios produzidos.

Mulher com a mão na barriga

Foto: © Depositphotos

Parar de tomar a pílula anticoncepcional pode gerar diversas consequências, inclusive a ausência da menstruação no período esperado. Isso se deve à demora para o corpo se normalizar após a suspensão do medicamento.

Além disso, a menstruação pode atrasar em decorrência de uma série de doenças e infecções, incluindo infarto, tuberculose, hepatite, etc.

Por fim, o uso de alguns remédios, erros de cálculo no dia de menstruar, alterações recentes no peso do corpo, obesidade, distúrbios alimentares, magreza em excesso, muita atividade física, amamentação, menopausa, ovários policísticos, começo recente do ciclo menstrual e amenorreia são outros fatores que precisam ser considerados por você e por seu médico na análise dos motivos para a menstruação não descer como deveria.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Menstruação atrasada: 7, 10, 20 dias de atraso. Posso estar grávida?

Publicidade

86 comentários

  • erika disse:

    Olá minha menstruação veio dia 5 do outro mês e tinha que vir nesse mês dia 5 mais esta atrasada ja faz 6 dias será que pode ser oque ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Erika, pode ser um atraso normal, por alguma alteração na sua rotina. Se continuar, procure um médico. Beijos!!!

      Responder
  • Ana disse:

    Minha ultima mestruação foi à 43 dias é normal?

    Responder
  • Alessandra disse:

    Eu tomei a pilula mês passado. Eu estava menstruada e como era primeira vez não deu muito pra aproveitar e ele não gozo e nem nada mais. Eu tomei pra precaver e estou a 16 dias atrasada. Eu fiz o teste de farmácia e deu negativo.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Alessandra, esse atraso provavelmente seja pelo uso da pílula. A pílula do dia seguinte só deve ser tomada em casos de emergência e não com frequência porque ela contém uma quantidade altíssima de hormônios que trazem sérios riscos há saúde. Sugiro procurar um ginecologista para ele lhe indicar uma pílula anticoncepcional adequada para você. Beijinhos!

      Responder
  • Deyse disse:

    Minha ultima menstruação foi em janeiro. Até hoje nada e não estou gravida!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Deyse, procure um ginecologista para investigar, pode ser alguma alteração hormonal. Beijos!!

      Responder
  • Amanda disse:

    Olá, tenho 17 anos e ainda sou virgem. Minha última menstruação foi embora por volta do dia 3/06 e ontem(dia 16/07), senti cólica e veio no muco clara de ovo, fios de sangue. Achei que estava menstruada e coloquei absorvente. Hj, senti cólica e isso ainda continua. Pode me ajudar? O que eu tenho? Pesquisei no Google e disse que é nidacao ou algo assim que significa que eu tô grávida mas como isso é possível se eu sou virgem?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Amanda, fique tranquila! Esse corrimento clara de ovo significa que você está no seu período fértil. Beijos!

      Responder
  • Anny kelly disse:

    Olá,estou sem mestruar tem uns 15 dias eu acho e não tomo anticoncepcional pois sou Virgem e nova,e minha mãe tbm não deixa,Sabe me dizer oq fazer ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Anny, procure um ginecologista para investigar a causa. Beijos!

      Responder
  • Sabrina disse:

    Olá, tenho 17 anos e sou virgem. Minha menstruação está atrasada a cinco dias, eu normalmente ignoraria este fato por ela não ser regulada, mas sinto um inchaço na barriga sem ao menos sentir cólica o que normalmente não acontece porque mesmo desregulada as cólicas aparecem. O que poderia ser?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Sabrina, o ideal é você procurar um ginecologista, beijinhos!!

      Responder
  • Jessica disse:

    Ola boa tarde a minha menstruação não veio mais desde do final de abril. E até agora não veio oque pode ser sera?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Jéssica, procure um ginecologista para investigar. Beijos!

      Responder
  • Raquel Manuel disse:

    olá
    No dia 04/7 me envolve primeiramente com preservativo e depois sem
    Mais ele não ejaculou dentro .duas semanas depois no dia 19/07 fiz o teste e deu negativo e estou a 4 dias que minha menstruação não desceu além disso não tenho tido nehum sintoma de gravidez .
    Ontem me envolve outra vez mais o pénis não durou muitos minutos e logo ele retirou para ejacular fora ..

    Tenho dúvidas se posso estar grávida por favor preciso de uma resposta é primeira vez que a menstruação atrasa assim

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Raquel, você fez o teste antes do atraso? O ideal é fazer após o atraso. Na dúvida repita o teste e de preferência o Beta. Beijos!

      Responder
  • Mari disse:

    Bom dia! Eu tomei a pílula do dia seguinte mês passando 2 vezes e minha menstruação está atrasada. Era para vim dia 10 e não veio.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Mari, a pílula do dia seguinte não deve ser tomada com tanta frequência. Ela contém 10x mais hormônios do que a pílula anticoncepcional, ou seja, uma verdadeira bomba que trás riscos para a saúde. Ela deve ser tomada somente em casos de emergência e com um espaço grande de tempo entre uma dose e outra.
      A pílula do dia seguinte desregula o ciclo menstrual e deve ser esse a causa do seu atraso. Na dúvida, procure um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Debora disse:

    Tive relação no dia 15|07| sem preservativo porém ele não gozou dentro, apos dois dias iria tomar pilula do dia seguinte, sabendo que vale por 72 hrs, mas quando fui me secar após o banho havia uma gota de sangue e logo depois uma pequena secreção marrom que durou muito pouco e parou procurei saber e poderia não ser menstruação e sim sangramento de nidição. Com receio tomei a pilula do dia seguinte e minha menstruação ainda não desceu, sera que era realmente menstruação? e com a pilula pode ter cortado ? E acaso seja isso se eu n menstruar esse mês não vai me fazer mal?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Débora, na dúvida procure um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • geovana disse:

    minha mestruação chegou mês passado .. e esse mes ainda nao chegou … 1 dia q nn chega

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oie, calma, é normal atrasos pequenos de vez em quando.

      Responder

Deixe seu comentário