18 ideias de nomes para o seu bebê: menino e menina

Nomes de bebê

Vamos combinar que não é tarefa simples escolher nome de filho. Sempre tem aquela discussão básica sobre os nomes mais comuns, ou aqueles que homenageiam alguém importante.

Escolher nome do filho

Foto: © Depositphotos

Pode parecer bobagem, mas pense um pouco sobre o seu nome e dos seus irmãos – se tiver. Você sabe como seus pais escolheram seu nome? Sabe o que ele significa? Você gosta do seu nome ou tem vergonha e inventou um apelido para se livrar do constrangimento?

Saber o significado e levar em conta a sonoridade e atualidade do nome do bebê pode ser crucial para a escolha perfeita. Já imaginou que legal seu filho poder um dia contar com orgulho a história do seu nome em vez de passar a vida escondendo o RG?

Para te ajudar a evitar arrependimento, fiz uma lista com alguns nomes e seus significados. Espero que essa lista inspire você a escolher um nome bonito e significativo…

As 18 principais ideias de nomes para o seu bebê

1. Mauro

O nome Mauro vem da palavra mouro, que significa alguém de pele negra ou escura. A origem é latina e o significado do nome tem relação com características ligadas à força, luta e resistência.

Bebê lindo

Foto: © Depositphotos

A sonoridade marcante do nome combina com as qualidades associadas a ele, tais como valentia e trabalho duro.

Esse nome masculino pode ser escrito de várias maneiras, como Máuro ou ainda Mhauro. Quem optar por esse nome dificilmente terá dificuldade para lembrar e pronunciar o nome.

Além disso, trata-se de um nome popular no Brasil, mas não ainda no nível de nomes mais comuns, como André ou João, por exemplo.

2. Lilian

Lilian significa pureza, inocência e promessa de Deus. A origem latina desse nome feminino tem relação com características positivas como honestidade e autenticidade.

Por ser um nome afetuoso, muitos pais têm escolhido essa denominação para suas filhas. A pronúncia é simples e a escrita também, podendo ter variações como Lillian, Lylian e Lílian, sem que a forma como o nome é dito mude.

3. Augusto

Proveniente do latim, Augusto é um nome que significa alguém consagrado, sublime e elevado. Na hora de botar esse nome no seu filho, saiba que este poderá ser sempre associado a valores como respeito, dignidade e generosidade, em decorrência do nome.

Ideias de nomes

Foto: © Depositphotos

4. Inês

Um belo nome feminino é Inês, que significa cordeiro. Além disso, tal nome está associado a características como pureza e castidade, por causa da origem do nome, que é grega e tem esse significado.

É comum a associação desse nome a pessoas verdadeiras e que agem corretamente e com responsabilidade.

5. Celso

O nome Celso vem do latim e significa alto, elevado e sublime. Esse nome tem ligação com quem demonstra características admiráveis, nobres e brilhantes.

6. Guilhermina

Guilhermina é um nome feminino que quer dizer protetora dos animais. A coragem é um dos grandes pontos positivos do nome, cuja origem é germânica.

Bebê lindinha

Foto: © Depositphotos

7. Santiago

Se o seu filho se chamar Santiago, ele representará um nome ligado à religiosidade, já que Santiago vem de Santo Iago, assim como uma junção de Santo Tiago. A questão religiosa diz respeito à menção ao personagem bíblico do Novo Testamento.

8. Érica

Érica é um nome feminino que tem origem germânica e quer dizer aquela que reina da mesma forma que uma águia. Além disso, o nome tem ligação com soberania eterna, bem como riqueza em honras e glórias.

9. Flávio

O nome Flávio está relacionado com tonalidade loura, ou seja, as seguintes cores: amarela e dourada. A origem do nome é latina e o nome reflete riqueza e elegância.

Baby

Foto: © Depositphotos

10. Mônica

O nome Mônica significa solidão, o que não é necessariamente algo ruim. Caso você não tenha gostado desse significado, lembre-se de que esse nome grego também quer dizer conselheira, uma ótima característica para qualquer mulher, assim como responsável, produtiva e eficaz.

11. Lucas

O nome bíblico Lucas vem de Lucânia e lucano, palavras que indicam luminosidade. Portanto, trata-se de um nome masculino de origem grega ideal para quem deseja ver o filho brilhando no futuro.

Bebê com touca

Foto: © Depositphotos

12. Valéria

O nome Valéria representa valentia, força e saúde em abundância. Por conta disso, esse nome latino costuma fazer sucesso entre pais que se informam a respeito do significado do nome.

13. Juliano

Juliano é um nome que diz respeito a quem vem da natureza e que é jovem. De origem latina, essa denominação é indicada para quem deseja que seu filho seja associado a juventude.

14. Ângela

Proveniente do grego e do latim, Ângela é um nome que representa uma mensageira ou uma anja. Como o próprio nome aponta, trata-se de uma opção angelical para sua filha, que estará associada às criaturas cristãs que simbolizam boas notícias e proteção.

Neném feliz

Foto: © Depositphotos

15. Sílvio

Um nome cujo significado é bem peculiar é Sílvio. O significado desse nome é alguém que habita a floresta ou vive em um bosque.

Esse significado tem origem no latim e indica alguém que ama a natureza, logo, nada melhor para alguém que quer lembrar seu filho de que o nome dele representa algo amoroso e protetor.

16. Marisa

Marisa representa o mar. Esse nome para menina tem origem inglesa, latina e hebraica, podendo significar também “meu Deus é juramento”.

Bebê com tiara

Foto: © Depositphotos

17. William

O nome William é recomendado porque significa alguém que protege os outros com determinação e coragem. Tal nome possui origem germânica.

18. Anderson

Anderson é um nome que quer dizer filho de André, ou seja, filho do homem másculo. Logo, trata-se de um nome de origem inglesa e grega associado à masculinidade.

Com os nomes acima, você conseguirá ter ideias para escolher sem grandes chances de arrependimento. Afinal, acho que você não gostaria de descobrir que o nome do seu bebê tem um significado desagradável ou constrangedor, certo?

E aí o que achou das dicas? Espero que isso ajude você a escolher o nome perfeito para inspirar a vida do seu futuro filho!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Sugestões de nomes para bebês: tendências para 2017

Publicidade

Deixe seu comentário