O vaso sanitário está entupido? Veja 10 formas de resolver o problema

Ninguém merece o mau cheiro e a sujeira que um vaso sanitário entupido provoca em todo o banheiro. Quando ocorre, fica impossível de utilizar à privada até que tudo seja resolvido, o fedor domina todo o ambiente e, em alguns casos, há ainda o indesejável vazamento de água que acaba com toda a higiene local e aumenta o trabalho de limpeza.

Privada entupida

Foto: © Can Stock Photo

No caso de um entupimento, resolver o problema rapidamente é prioridade. Porém, não faça nada com pressa e lembre-se de alguns cuidados básicos que você deverá tomar antes de começar o processo de limpeza. Utilize roupas velhas e luvas de borracha para manusear a privada e desligue a válvula de água para evitar vazamentos.

No caso de usar produtos químicos mais fortes, procure se proteger ainda mais, com o uso de máscaras ou óculos. Muito cuidado também para não tocar nos produtos e provocar danos para a sua saúde.

Há muitas formas simples de resolver a questão, mas é possível que muitas delas não funcionem bem caso o problema seja grave e o entupimento seja mais profundo. Veja abaixo algumas possíveis soluções e tente desentupir com muita calma para não acabar piorando a situação ou aumentando a sujeira no banheiro:

1. Tampe a saída de ar:

Feche a tampa do vaso e cubra com um plástico até ter certeza de que não sobrou nenhuma saída de ar dentro da privada. Ligue a válvula de água caso tenha desligado e dê descarga por alguns segundos. A pressão deve resolver o problema, principalmente se não for um caso de entupimento grave.

2. Jogue água quente

Ferva água ou pegue água quente do chuveiro, coloque em um balde e jogue na privada. Repita o procedimento por pelo menos duas vezes, com cuidado para não se queimar e para não derramar água no chão. Logo após, espere alguns minutos e dê descarga para testar a situação.

3. Jogue detergente e água quente

Se a água quente não funcionar, você poderá tentar repetir o processo com detergente de louça. O sabão pode ajudar a amolecer os detritos, provocando a liberação do canal que ficou entupido. Jogue a água novamente com detergente misturado e espere alguns minutos.

4. Utilize um desentupidor

O clássico desentupidor pode ser seu melhor amigo na hora de recuperar o seu vaso sanitário. Utilize o instrumento e dê descarga ao mesmo tempo, para tentar puxar o que está trancando o cano. Se for usar o desentupidor, é aconselhável colocar também uma máscara, pois partículas de água da privada podem respingar durante o procedimento.

Vaso sanitário entupido

Foto: © Can Stock Photo

5. Utilize um pedaço de arame

Veja se há um arame sem uso em casa ou um cabide velho que possa ser destruído. Faça o pedaço de arame ficar reto e enfie dentro da privada. Mexa de forma circular para tentar alcançar os dejetos e provocar a locomoção dos detritos entupidos.

6. Tente bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui mil e uma utilidades de limpeza e poderá ser um grande aliado também na hora de desentupir a privada. Faça uma mistura do produto com água e jogue aos poucos no vaso, espere alguns minutos e confira se o problema foi resolvido.

7. Jogue água sanitária na privada

Um método que costuma ser eficiente, mas um pouco lento é desentupir com água sanitária. Jogue o produto no vaso e deixe agir por três horas. Depois que passar o tempo, dê descarga para limpar.

Vaso sanitário

Foto: © Can Stock Photo

8. Jogue Coca-Cola na privada

A Coca-Cola pode funcionar como uma espécie de soda cáustica e ajudar a revolver o entupimento. Como a soda é produto perigoso, utilizar a bebida será mais seguro para a saúde e pode trazer bons efeitos. Jogue ao menos meia garrafa de coca cola e deixe por alguns minutos, depois dê descarga normalmente.

9. Mexa na parte traseira da privada

Uma cutucada na parte traseira do cano da privada poderá ajudar no processo. Você poderá fazer isto enquanto espera algum produto agir ou simplesmente tentar sem jogar nada na privada. Dê batidas na parte traseira e use a descarga para testar se o método funcionou.

10. Procure ajuda profissional

Se você já tiver tentado de tudo e mesmo assim não conseguir resolver, talvez o entupimento seja profundo e exija uma ajuda profissional. Chame um desentupidor, que terá produtos químicos adequados e instrumentos para resolver o problema no seu banheiro.

Dicas e cuidados:

• Não jogue absorventes, papel higiênico, lenços de papel e outros utensílios dentro da privada.

• Tenha um lixo para esses utensílios e coloque uma placa no banheiro para que as visitas obedeçam à regra.

• Se começar a vazar água, desligue rapidamente a válvula e se preocupe primeiro com a secagem do banheiro e depois com o desentupimento.

• Utilize um balde para tirar o excesso de água da privada e jogue fora antes de começar a desentupir, pois o acúmulo de água poderá provocar novos vazamentos.

• Tente manter uma boa higiene no banheiro da sua casa e limpe a privada pelo menos uma vez por semana.

• Dê descarga sempre depois de utilizar o vaso e verifique se está tudo bem. Se você demorar a descobrir o vazamento, poderá encontrar o banheiro todo sujo ou terá dificuldades de utilizar à privada quando for necessário.

Privada limpa

Foto: © Can Stock Photo

• Nunca finja que não viu nada. Se você mora com a família, em uma casa compartilhada ou com um companheiro, não adianta deixar para outra pessoa resolver o problema. Tente desentupir assim que perceber.

• Se tiver mais pessoas em casa, peça ajuda para desentupir a privada, pois outras pessoas poderão ter experiência no assunto e talvez consigam resolver o problema com mais facilidade.

• Se entupir o vaso na casa de alguém, é natural sentir constrangimento por isto, mas tente segurar a vergonha e avisar o dono da casa do problema.

• Algumas privadas são mais frágeis e um entupimento pode ocorrer com muita facilidade, não se sinta culpada por isto.

• Na casa dos outros, se ofereça para resolver o problema sozinho, utilizando as técnicas aprendidas, e tente mostrar bastante atenção com o caso.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Confira como limpar o banheiro corretamente

Loading...
Seja o primeiro a comentar em O vaso sanitário está entupido? Veja 10 formas de resolver o problema

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Tão bom morrer de amor e continuar vivendo. Mario Quintana