Enxoval de bebê e lista de presentes para o chá de bebê: veja o que comprar e o que pedir

É só confirmar a gravidez para que o chá de bebê e o enxoval do bebê se tornem a maior preocupação, mesmo que a gestação ainda esteja nos primeiros meses e ainda tenha muito caminho pela frente. A vinda do bebê costuma causar euforia, ansiedade e para muitos pais é difícil controlar o desejo de querer que o bebê tenha as melhores coisas.

Mulher grávida

Foto: © Can Stock Photo

Nesta fase da gestação, as lojas de roupas e acessórios para crianças começam a chamar a atenção e as dúvidas com relação ao que comprar para o bebê surgem rapidamente. Estoque de fraldas? Roupas? Acessórios para o carrinho e para o berço? Tudo vira opção e necessidade, principalmente se for bonito.

Além de preparar o próprio enxoval, você provavelmente irá querer também fazer um chá de bebê, comemorar a gravidez com as pessoas mais próximas e receber presentes que irão ajudar nos primeiros meses de vida do pequeno. Nestas horas, saber o que é necessário e importante é fundamental para não ter problemas mais tarde.

Veja um pequeno guia e prepare-se para fazer as compras necessárias e também para preparar a festinha que irá prestigiar essa nova etapa da vida, que costuma vir recheada de alegrias e satisfações. Para as mamães de primeira viagem, é importante também consultar as amigas experientes para evitar pequenos erros na hora das compras.

Para o enxoval

Preparar o enxoval do bebê é um dos momentos mais gratificantes para qualquer gestante. Tudo parece encantador e muito útil e, nesta hora de escolher os itens é que os excessos também ocorrem.

Se preocupe em comprar apenas coisas que serão uteis aos primeiros meses de vida do bebê e prepare o cantinho da criança pensando não apenas se vai ficar bonito ou não, mas também se irá causar algum problema ou desconforto para o recém-nascido.

Para as mamães que acabaram de descobrir a gravidez, o melhor é ter paciência e esperar a gestação avançar para preparar a lista. Lembre-se de que é importante saber pelo menos o sexo do bebê antes de sair comprando centenas de coisas que talvez não serão tão úteis mais tarde.

Grávida

Foto: © Can Stock Photo

Itens básicos:

Embora você queira comprar o mundo no momento, o melhor é se limitar apenas em montar uma lista de itens básicos para o enxoval. Alguns desses itens você também deverá pedir no chá de bebê, pois são coisas que serão necessárias em grandes quantidades. Veja alguns itens indispensáveis:

Fraldas: acredite, você irá precisar de muitas quando a criança nascer. Porém, não se preocupe tanto em fazer estoque, principalmente por que você não tem como saber se o bebê terá algum tipo de alergia. Compre algumas fraldas de boa qualidade e marcas diferentes para o caso do bebê não se adaptar a alguma marca.

Bodies: o que o seu filho irá usar nos primeiros meses de vida são bodies ou macacões. Evite comprar dezenas de roupas que não serão úteis no início e foque em adquirir um conjunto de roupas que o bebê realmente irá precisar.

Enxoval: Varal com roupas

Foto: © Can Stock Photo

Pomadas para assadura: a assadura é um problema sério em bebês e você deve estar preparada para evitar desde o começo. Compre pomadas para usar em todas as trocas de fraldas, mas cuidado para não exagerar na quantidade, você poderá comprar mais depois que a criança nascer.

Itens de higiene: xampu para bebês, toalhas com capuz, saboneteira, banheira de plástico e muito talco. Todos os itens de higiene devem estar preparados para a chegada do pequeno.

Itens de saúde: lembre-se de que o bebê poderá ter algum mal-estar e você deve estar preparada para isto também. Compre um termômetro e uma bolsa de água térmica para o caso de a criança sentir cólica.

• Enxoval do Bebê: saiba o que você precisa comprar (Lista completa)

Evite desperdícios

Há muitos itens que poderão até ser úteis com o tempo, mas com certeza devem ficar de fora do enxoval, pois serão desnecessários nos primeiros meses. Um deles são os sapatinhos que, apesar de serem uma graça, não possuem nenhuma utilidade até que o bebê comece a andar.

Sapato azul

Foto: © Can Stock Photo

Aquelas roupas de príncipe e princesa e os acessórios que você fica babando só de olhar na loja também devem ser deixados para mais tarde. Se você comprar agora, talvez demore muito para usar ou até mesmo desista de usar quando a criança ficar um pouco maior.

Na hora de comprar cremes e pomadas, evite também adquirir coisas em grandes quantidades. Compre apenas um tubo e espere para ver o pequeno realmente irá precisar. É melhor comprar um novo quando acabar do que fazer um estoque e a criança nunca usar.

Dicas

• Peça ajuda de amigas e familiares que possuem crianças em casa. As vezes a voz da experiência pode ser muito útil para evitar equívocos, erros e desperdício de dinheiro.

• Você pode fazer a lista e deixar uma pessoa encarregada de adquirir os itens caso você fique debilitada pela gestação. Não tenha pressa, seja paciente e deixe a gravidez avançar, assim você terá mais ideias do que realmente será necessário ao bebê.

• Depois que a criança nascer, aos poucos, você começará a entender que tipo de produtos e marcas são mais adequados para o seu filho. Evite muitos estoques para não ter que deixar algumas fraldas e acessórios que o bebê não se adaptar de lado.

Bebê dormindo

Foto: © Can Stock Photo

• No caso de não resistir e acabar comprando coisas que não forem úteis mais tarde, separe tudo e doe para mães que não tenham boas condições financeiras. Jamais deixe fraldas e roupas de bebê mofando nos armários.

• Ao comprar itens para o quarto, evite decorações que irão acumular poeira e possam prejudicar a saúde da criança, lembre-se de que os bebês não possuem grande resistência imunológica.

• Na decoração do ambiente, tenha preferência por cores leves e fracas. Evite cores muito vivas, pois podem deixar o pequeno agitado e prejudicar o sono da criança.

• Decoração de quarto infantil masculino: dicas e fotos

Para o chá de bebê

Um dos eventos mais esperados para uma gestante com certeza é o chá de bebê. Comemorar a gravidez com as pessoas mais queridas é indispensável e receber presentes úteis também será uma grande alegria, principalmente para as mulheres que ainda precisam se acostumar com a tarefa de serem mães.

Enxoval do bebê

Foto: © Can Stock Photo

Além de pensar nos detalhes da comemoração, como horário, quitutes e brincadeiras, você precisa também se preocupar com a lista de pedidos, que pode ser feita em diversos formatos. É possível enviar por e-mail aos convidados, anexar as sugestões no convite ou ainda visitar uma loja e deixar os itens que você gostaria de ganhar marcados.

O formato da comemoração deve ocorrer de acordo com as suas preferências e, nesta hora tão importante, não deixe de contar com a ajuda de uma amiga ou familiar próximo para organizar o evento e cuidar dos detalhes para que você não tenha que correr atrás de tudo sozinha.

Veja algumas ideias e dicas úteis para a sua comemoração e confira também uma lista básica de itens que não podem faltar na lista de pedidos. Lembre-se ainda de deixar claro aos convidados que são apenas sugestões e não fazer com que as pessoas se sintam na obrigação de comprar determinado presente, principalmente se for caro.

Preparando a comemoração

Há quem prefira fazer o chá de bebê, no horário do almoço ou até mesmo de noite. Porém, na maioria dos casos, a comemoração costuma acontecer a partir das 16h e deve durar até o fim da tarde. Não há um motivo especial, o horário é considerado bom apenas pela facilidade de servir lanches e por ser um momento em que os visitantes não estão cansados.

Reserve um fim de semana ou feriado para o seu chá de bebê e avise os convidados com antecedência. Peça para que todos confirmem a presença e não deixe de conferir também a previsão do tempo, se for possível, para que não seja um dia chuvoso e para que o clima não atrapalhe a chegada ao local marcado.

Leia também:

Decoração do chá de bebê
Idéias e temas para chá de fraldas e chá de bebê

No chá de bebê, a comida e as brincadeiras são indispensáveis. Para a comida, é conveniente comprar salgadinhos e docinhos e preparar bebidas como chá e sucos. Prepare também um bolo especial para a ocasião.

Doce para chá de fraldas

Foto: © Can Stock Photo

Quanto as brincadeiras, o ideal é que já estejam preparadas com antecedência. Você poderá deixar esta tarefa para a pessoa que irá ajudar a organizar a festa. Há centenas de ideias de brincadeiras disponíveis na rede e é possível colocar muitas delas em prática sem a necessidade de muitos acessórios.

• 10 brincadeiras para animar um chá de bebê ou chá de fraldas

O que pedir aos convidados?

Preparar a lista de pedidos pode ser o ponto mais difícil, principalmente por que você deve combinar os itens desejados com aquilo que você já adquiriu para o enxoval. Lembre-se de que fraldas são indispensáveis e, no caso de você já ter comprado quase tudo, vale a pena também pedir alguns itens diferentes.

Para as mães com menos condições financeiras, o chá de bebê é ideal para pedir toda a lista básica do enxoval. Para aquelas que já adquiriram tudo, pedir itens que poderão ser uteis quando a criança crescer um pouco também é uma boa ideia.

Enxoval menino

Foto: © Can Stock Photo

Neste caso, outra ideia também é fazer um chá de bebê beneficiente, em que você pede itens básicos para doações a instituições e para mães em dificuldades financeiras que você conheça. Além de fazer uma boa ação e ajudar quem precisa, você também irá se divertir muito com a comemoração e se sentirá muito bem após o evento.

Itens indispensáveis

Fraldas de tamanhos diferentes: Peça fraldas pensando no crescimento do seu filho e peça também fraldas de marcas diferentes pensando na possibilidade de alergias.

Outros itens de higiene: aqui é o momento de pedir o que você ainda não comprou. Caixas de cotonetes, escova de cabelo, óleo para bebês, lenços umedecidos, esterilizador de mamadeira e qualquer outra coisa que tenha ficado de fora do enxoval.

Roupinhas: aqui você pode conciliar a estação que o bebê irá nascer com os pedidos. Será inverno? Peça meias, gorrinhos, mantas e pijamas quentinhos.

• Itens de cozinha: com a chegada do bebê, os acessórios que você usa na cozinha também irão ampliar. Talvez você precise de mais potes para congelar a papinha, de um liquidificador, um espremedor de laranjas e uma garrafa térmica.

Alimentação: itens básicos como babador, chupeta, utensílios de cozinha para criança e mordedores também devem fazer parte da lista.

Outros itens: coisas mais caras e importantes também podem ficar na lista, para que os familiares e amigos com boas condições financeiras ajudem. Carrinho de bebê, berço, cadeira de balanço e outras coisas que você não adquiriu devem aparecer como sugestões na lista.

Dicas

• Não coloque pressão nos convidados quanto aos presentes, principalmente no que se referir aos itens caros. Deixe que as pessoas escolham os presentes de acordo com as próprias condições financeiras.

• Registre o chá de bebê, lembre-se que o momento será muito especial para você. Você pode fazer uma filmagem além de tirar fotos.

Roupas de bebê

Foto: © Can Stock Photo

• Prepare as lembrancinhas com cuidado, você não precisa investir muito dinheiro nisto, apenas deixar uma recordação interessante aos convidados, há centenas de ideias criativas disponíveis na rede, vale a pena procurar.

• Lembrancinhas de chá de bebê fáceis de fazer: 10 Ideias e dicas

• Ficou com dúvidas? Consulte pessoas mais experientes. Você pode achar que a lista está completa e ter esquecido o item mais importante se não se atrever a pedir a opinião de alguém.

• Não force o maridão a participar do chá de bebê, a menos que o evento seja misto e inclua brincadeiras que possam divertir homens e mulheres. Se for você, suas amigas e ele, pode ter certeza que o evento não será tão divertido para o seu companheiro.

• No caso de fazer a lista em alguma loja específica, escolha alguma que permita também compras online e que seja de fácil acesso.

Faça sua lista de chá de bebê online:

• Abra Cadabra
• Baby

• Na loja, escolha produtos com variedades de preços, selecione alguns itens super básicos e baratos e alguns acessórios mais caros.

• Faça o chá de bebê entre sete e oito meses de gestação. É importante que você já esteja barriguda e em um estágio avançado da gravidez. Porém, não demore tempo demais para que você não esteja muito debilitada no dia da comemoração.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Nomes para bebês: veja as tendências para 2016

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Enxoval de bebê e lista de presentes para o chá de bebê: veja o que comprar e o que pedir

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's