É seguro não usar camisinha na pausa do anticoncepcional?

Saúde / Menstruação

As pílulas anticoncepcionais são um dos métodos principais de prevenção de gravidez, utilizado por milhares de mulheres. A entrada dessa medicação no mercado brasileiro há mais de 50 anos marcou a libertação sexual feminina e fez com que as mulheres tivessem em mãos um remédio eficaz para evitar a gravidez indesejada.

Métodos contraceptivos

Foto: © Can Stock Photo

Porém, desde os tempos antigos até os dias de hoje, há casos de mulheres que engravidam mesmo tomando anticoncepcional, e essas histórias preocupam muitas meninas que não usam proteção devido aos efeitos da pílula. Como o remédio tem mais de 90% de eficácia, é muito raro ficar grávida, principalmente se a mulher tomar a pílula corretamente.

Mesmo durante a pausa do anticoncepcional, as usuárias das pílulas estão seguras para fazer sexo sem camisinha. No entanto, é importante lembrar que o remédio não protege contra doenças sexuais, por exemplo, o que faz com que o uso do preservativo seja importante, principalmente quando não há um parceiro fixo.

O que acontece durante a pausa?

Se você ficou com essa dúvida, provavelmente deve ter pensado que não há efeitos no organismo quando a pílula não é ingerida. Porém, o uso do anticoncepcional provoca uma carga hormonal no organismo que impede a ovulação e, por isso, não há como engravidar. Quando você faz a pausa dos sete dias, o seu corpo é privado dessa carga hormonal, a menstruação desce e você limpa os resíduos do remédio do organismo.

• Pausa de 7 dias no anticoncepcional: entenda como funciona

Para quem toma a pílula de forma correta, não há chance nenhuma de engravidar durante esses sete dias, principalmente por você não estar ovulando. Porém, a menstruação e a pouca lubrificação durante esse período podem fazer com que a relação sexual seja desconfortável e menos proveitosa.

Quando há risco de engravidar?

A maioria dos casos de gravidez em mulheres que tomam a pílula é devido ao mal uso do medicamento. O comprimido deve ser ingerido todos os dias no mesmo horário, caso contrário, os efeitos são reduzidos. Se você esquecer de ingerir a pílula até 12 horas depois do horário correto, ainda é possível não ter os efeitos cortados, desde que isso não ocorra com frequência.

Tomando anticoncepcional na hora certa

Foto: © Can Stock Photo

Um esquecimento de vez em quando não é tão grave nesse sentido, porém, o problema passa a ficar sério quando a mulher se esquece de ingerir o comprimido por mais de um dia. Com um risco maior de não conseguir impedir a ovulação, sexo sem camisinha pode fazer com que a o óvulo seja fecundado e a gravidez ocorra, mesmo fora do período fértil. Para quem tem vida sexual ativa, os riscos são ainda maiores.

Leia também:

• Anticoncepcional: oito erros irreversíveis no uso da pílula diária
• A pílula anticoncepcional pode não funcionar. Entenda os motivos:

O maior risco de engravidar tomando anticoncepcional está no fim de uma cartela e no início da outra. Durante esse período, é preciso ter mais cuidado, pois você acaba aumentando a pausa do anticoncepcional e pode reduzir os efeitos. Mesmo que não seja no período fértil, é possível que o espermatozoide permaneça vivo por tempo suficiente na mulher até que ocorra a ovulação.

Qual o melhor anticoncepcional?

Quando o assunto é prevenir a gravidez, não há pílulas anticoncepcionais que são mais eficientes do que outras. O remédio a ser tomado é definido pelo ginecologista de acordo com o organismo da paciente. Se você ingerir a pílula por contra própria, pode acabar consumindo uma carga hormonal não compatível com o seu organismo.

Pílula

Foto: © Can Stock Photo

Por isso, é importante não apenas tomar a pílula por indicação médica, mas também permitir que o ginecologista fiscalize os efeitos do remédio. Você pode começar a tomar um anticoncepcional por indicação e não conseguir se adaptar a medicação. Neste caso, efeitos colaterais como enxaquecas e enjoos serão frequentes e você precisará consultar o médico para ver outra pílula para o seu caso.

• Pílulas anticoncepcionais mais utilizadas no Brasil

O mais importante é não escolher sozinha o anticoncepcional, mesmo que seja por indicação de amigas. A pílula utilizada pela a sua amiga pode não causar o mesmo efeito no seu organismo e, se você tiver problemas e continuar tomando, é possível que a medicação provoque prejuízos sérios para a sua saúde.

Use corretamente

Quem toma o anticoncepcional de acordo com as indicações médicas pode ficar tranquilo com relação a gravidez. O medicamento é eficiente na sua função e alguns cuidados podem fazer com que os riscos de engravidar sejam praticamente nulos. No entanto, é necessário ficar atenta as possibilidades para não cometer pequenos erros.

Pílula anticoncepcional

Foto: © Can Stock Photo

Tome no mesmo horário: ingira a pílula todos os dias no horário escolhido. Se for difícil se lembrar, configure lembretes ou um despertador. Quando quiser trocar o horário escolhido, faça isso quando acabar a pausa da medicação, não durante a cartela.

Cuidado com vômitos e diarreias: se você tiver esse problema até duas horas depois de ingerir a pílula, é aconselhável ingerir outra. Vômitos e diarreias podem fazer com que você expulse a medicação do organismo e não haja efeito nenhum.

Se previna após esquecimentos: se você estiver esquecendo com frequência ou passar de 12 horas do horário, use camisinha por pelo menos dez dias. Essa é a melhor forma de garantir que o erro não resultará em uma gravidez.
Fim e início de cartela: esse é o período mais delicado para esquecer de tomar a pílula. Se acontecer, utilize camisinha por dez dias para garantir que não ocorrerá gravidez.

Atenção aos efeitos colaterais: é comum sentir algum incômodo se você está ainda na primeira cartela. Porém, se as dores de cabeça ou outros sintomas persistirem, não insista no remédio. A carga hormonal pode ser muito alta para você e prejudicar o seu organismo.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo. O que pode ser?

Publicidade

6 comentários

  • juliana disse:

    Ola, tomo anticoncepcional a 15 anos, mas pela primeira vez transei sem camisinha já na primeira pilula da cartela posso engravidar?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Juliana, Obrigado pelo comentário!

      Se você toma o anticoncepcional todo mês certinho, não corre risco não.

      Beijos!!

      Responder
  • Laura disse:

    Tomo anticoncepcional a 4 meses e não uso preservativo, no 4 mês tive duas relações que meu parceiro ejaculou dentro, corro risco de engravidar?! E na pausa da pílula posso ter relações tranquilamente?!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Laura! Se você toma a pílula regularmente, todos os dias sem atrasos, não tem com o que se preocupar. Você estar protegida mesmo na pausa. Fique tranquila. Beijos!

      Responder
  • Rita disse:

    Oi, tive relação no penúltima dia da pausa de sete dias dei inicio uma nova cartela no dia seguinte tomei um dia a pílula qdo fui tomar o segundo dia não achei a pilula pra comprar e agora corro risco engravidar?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Rita, comece a tomar o quanto antes. Beijos!!!

      Responder

Deixe seu comentário