Doce do bem: conheça 10 benefícios do mel para a saúde

Uma das provas de como a Natureza pode ser surpreendente, o mel é um alimento naturalmente doce, saboroso e muito saudável para a mente e para o corpo. Produzido pelas abelhas e pelo néctar das flores, o mel pode ser encontrado nos favos das colmeias, onde fica religiosamente armazenado pela ação dos insetos.

Pegajoso e delicioso, o mel é principalmente utilizado como recheio e para adocicar alimentos e bebidas de forma natural, pois possui uma fonte significativa de carboidratos, sacarose, frutose e glicose, o que explica o sabor incrivelmente adocicado e prazeroso.

Benefício do Mel

Foto: © Can Stock Photo

Embora o alimento tenha componentes que são capazes de contribuir com o ganho de peso, os efeitos do mel podem ser contrários quando consumido de forma moderada. Sem exageros, o alimento só tem benefícios a apresentar se for ingerido na quantidade máxima de 10 ml por dia, incluindo também um empurrãozinho necessário na hora de emagrecer.

Para quem quer adicionar o fluido no cardápio diário, vale a pena utilizar o mel para adocicar bebidas, principalmente sucos naturais ou chás. No lugar do açúcar refinado, o liquido pode deixar a sua bebida com um excelente gosto e contribuir com a sua saúde ao mesmo tempo, não deixe de fazer uma experiência.

1. Fonte de energia

Devido a ação dos carboidratos e da glicose, o mel costuma provocar um ganho de energia que pode ser percebido logo após o consumo. O organismo absorve rapidamente a glicose que consta no mel, o que ajuda a aumentar o ânimo e a disposição.

Por ser doce, é comum que muitas pessoas temam o consumo diário do mel. No entanto, o ganho rápido de energia somado com uma melhora do metabolismo faz com que o alimento só ofereça benefícios à saúde, sendo recomendado para atletas e para quem pratica atividade física regular.

2. Alimento nutritivo

A lista de nutrientes presentes no mel é quase incontável, começando por uma variedade extensa de vitaminas e minerais. O líquido produzido pelas abelhas possui ferro, potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Em 25 gramas de mel é possível encontrar uma média de 77 calorias.

Pote de Mel

Foto: © Can Stock Photo

Além disso, as propriedades antioxidantes e antimicrobianas de algumas substâncias do mel contribuem com a manutenção da saúde em diversos pontos. Para manter o organismo bem nutrido, vale apostar em uma dose diária e moderada do fluido.

3. Amigo da perda de peso

O mel tem tanto o poder de engordar quanto o de emagrecer e tudo vai depender do usuário do alimento. Se o consumo do liquido for exagerado, a quantidade de glicose, carboidratos e outras substâncias podem contribuir com o ganho de peso. No entanto, de forma moderada, é possível emagrecer e acelerar o metabolismo com uma dose diária de mel.

Ingerir mel com água e limão no período matinal, por exemplo, é uma excelente forma de acelerar a perda de peso. Além disso, os benefícios também irão aparecer se o usuário substituir o açúcar comum pelo fluido natural.

4. Prevenção de doenças

Diversas pesquisas já mostraram a eficiência do mel no combate de doenças crônicas, como câncer e graves problemas de coração. Rico em antioxidantes, o alimento protege as células dos radicais livres, reduz os riscos de câncer, as taxas do colesterol e proteínas responsáveis por problemas cardíacos.

5. Propriedades medicinais

Para quem está com gripe e com a garganta inflamada, uma dose de mel pode ser vital para uma cura mais rápida e rápida sensação de alívio da dor. O efeito milagroso está nas propriedades antimicrobianas, que impedem o crescimento de micro-organismos, reduzem a inflamação e combatem os efeitos provocados por reações alérgicas.

Colher de Mel

Foto: © Can Stock Photo

O efeito medicinal do mel vai muito além da dor de garganta. O liquido possui ainda substâncias antibacterianas, nas quais muitos micro-organismos são sensíveis. O resultado disso é também um poder extra de combater problemas respiratórios e provocar sensação de alívio para o usuário.

6. Melhora da qualidade do sono

A produção de serotonina, neurotransmissor que provoca sensação de bem-estar, também pode ser estimulada pelo consumo do mel. Como consequência, o usuário se sente mais relaxado, tranquilo e com mais condições de ter uma noite de sono de qualidade. Para aumentar os efeitos, recomenda-se tomar leite quente com um pouco de mel antes de dormir.

7. Benefícios para a pele

Os benefícios para a pele também são garantidos pelas propriedades antioxidantes do mel, que ajuda no combate ao envelhecimento precoce pela redução dos radicais livres. Por deixar a pele mais macia, bonita e com mais saúde, é comum também o uso do mel na produção de cosméticos e cremes para hidratação da pele.

Leia também:

Aprenda receitas deliciosas de doces feitos com mel
Dieta do mel: perca a vontade de comer doce e emagreça 6 kg em um mês

8. Substituto do açúcar

Enquanto o açúcar refinado possui dezenas de prejuízos para o organismo que transformam o tempero adocicado em um verdadeiro vilão para a saúde, o mel é um elemento totalmente natural, doce e muito saudável.

Mel substituto do açucar

Foto: © Can Stock Photo

Para quem tem dificuldade em largar os alimentos doces, substituir o açúcar pelo mel pode trazer bons resultados para a saúde e também para a dieta. Outra alternativa para o açúcar refinado é o açúcar mascavo, que é mais natural e saudável para o organismo.

9. Mente saudável

O mel também contém doses de colina, que é útil na produção dos neurônios e na manutenção da saúde da mente, além de prevenção de doenças degenerativas. Ao lado do ovo, o alimento possui grandes vantagens para o cérebro. (Dieta com ovo: descubra se o alimento faz bem ou mal para a saúde).

Além disso, o fluido também é uma rica fonte de potássio, o que contribui para manter a pressão arterial no ponto certo.

10. Sem estresse

Para quem busca uma vida mais tranquila e com mais qualidade, adotar o mel no cardápio diário pode ser uma verdadeira terapia através da alimentação. Com o poder de provocar relaxamento e aumentar a sensação de bem-estar, o fluido também combate os níveis de estresse e pode provocar um verdadeiro alivio depois de um dia pesado.

Tenha o mel como um aliado da saúde em todos os aspectos, incluindo corpo e mente. Com uma dieta saudável e pequenas doses diárias de mel, é possível desfrutar dos benefícios que se estendem em todos os âmbitos da vida.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Conheça os benefícios da banana para a saúde

Seja o primeiro a comentar em Doce do bem: conheça 10 benefícios do mel para a saúde

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud