Dicas para eliminar o mau cheiro das axilas

Quer se livrar desse incômodo nas axilas? Conheça aqui algumas dicas para eliminar o odor nas axilas.

Quem nunca sentiu aquele cheirinho de cecê vindo da axila que atire a primeira pedra. Esse mau cheiro causa um desconforto muito grande quando vem de você ou de alguém que esteja por perto. Muitas vezes nem o desodorante dá conta, fazendo com o que o mau cheiro cedo ou tarde apareça.

Eliminar o odor

Foto: © Can Stock Photo

Nossa axila possui muita água, gordura, sal e açúcar, deixando um ambiente propício para o acúmulo de bactérias, que podem vir através de roupas ou até mesmo de pessoas que estão perto de você e têm este problema.

Saiba que o mau cheiro não está necessariamente ligado a má higiene e sim há diversos fatores como alimentação, estresse, sobrepeso, entre outros que podem agravar essa situação constrangedora. O cigarro, por exemplo, é um grande vilão, ele acaba com a pele e faz com que o organismo produza um suor com cheiro muito desagradável.

O uso de medicamentos também pode piorar essa situação, o problema pode agravar para quem já sofre com o mau odor ou mesmo para quem não tinha e começou a ter devido ao uso de certos medicamentos, como antibióticos.

Saiba como lidar com esse mau cheiro, que tem nome e se chama bromidrose axilar. Aprenda a seguir algumas dicas caseiras para amenizar ou combater este vilão e se atente nas informações.

• Depile ou raspe a axila

Os pelos na axila ajudam na proliferação de fungos e bactérias que causam o mau cheiro. Procure sempre manter ela depilada ou raspada, assim, também é mais fácil de mantê-la higienizada.

Axilas

Foto: © Can Stock Photo

• Mantenha a sua axila sempre limpa

Durante o banho, procure lavar as axilas massageando-as com uma esponja vegetal e um pouco de sabonete. O enxágue é muito importante, permita que a água corrente caia bastante em cima das axilas para retirar todo o sabão e não deixar que nenhum resíduo fique sobre elas, pois isso permite que o mau cheiro volte. ao final do banho, enxugue-as muito bem.

• Use um sabonete antisséptico

Ele irá combater os micro-organismos que causam o mau odor, além de proporcionar uma ótima limpeza nessa região por ser antibacteriano.

• Escolha um antitranspirante ao invés do desodorante

Primeiro vamos entender o efeito de cada um. O desodorante, em sua formulação, possui ingredientes que diminuem a concentração de bactérias encontradas no suor. Podemos optar pelos que têm cheiro, para disfarçar o odor. Já o antitranspirante, que também possui em sua formulação ativos que matam os fungos, as bactérias e previne o mau cheiro, ele também possui substâncias que tapam as glândulas sudoríparas, diminuindo assim, a quantidade de suor.

Higiene pessoal

Foto: © Can Stock Photo

Sendo assim, para as pessoas que tem o problema de suar muito, o antitranspirante é a melhor solução temporária para diminuir o odor, além de que o seu efeito tende durar por muito mais tempo. (Antitranspirante Roll-on 25ml – Perspirex)

• Controle seu estresse e sobrepeso

Ambos intensificam a quantidade de suor. O estresse aumenta a transpiração, deixando assim, as axilas sempre úmidas de suor fazendo com que as bactérias se proliferem. E as pessoas que sofrem com o sobrepeso, tendem a suar muito mais, agravando também o acúmulo de suor e bactérias nas axilas, causando o mau cheiro.

• Tome cuidado com sua alimentação

O exagero de certos alimentos pode agravar o odor. Estudos apontam que alimentos como alho, pimenta, curry, cebola, peixe, fast-foods, carne vermelha, bebidas alcoólicas, entre outros, podem alterar negativamente os odores em nosso corpo, principalmente no suor.

• Não repita a roupa usada

Você passa o dia com uma determinada blusa, transpira embaixo do braço e aí chega em sua casa, toma aquele banho, lava bem suas axilas, passa seu antitranspirante e coloca a mesma blusa que estava, já que ela está, aparentemente, limpa e sequinha embaixo da manga. Isso parece estar certo e muitas pessoas fazem isso, mas se você quer mesmo controlar o odor, não repita a roupa já usada.

Mulher sem odor nas axilas

Foto: © Can Stock Photo

Lembre-se de que mesmo que ela pareça estar limpa, você deu aquela “suadinha” embaixo do braço e mesmo que já tenha secado, as bactérias e fungos podem estar ali esperando por você novamente, então, sempre que tomar banho troque suas roupas.

• Escolha roupas com tecido leve

Aquelas roupas com tecidos sintéticos, grossos e muito apertados, atrapalham a circulação de ar, evitando a evaporação do suor nessa região, o que proporciona um ambiente quente e úmido, ideal para a ação das bactérias.

Então escolha roupas com tecidos mais leves, soltos, onde você sempre esteja fresquinha e confortável. Uma boa opção são as roupas de algodão.

• Higienize-se no meio do dia

Você está no meio do expediente e quando levanta os braços, sente aquele odor horrível. E aí, o que fazer? Calma gente, não entre em pânico.

Mulher suando

Foto: © Can Stock Photo

Vá ao banheiro e lave suas axilas com sabão para retirar o produto que você passou e o suor que acumulou. Seque-as muito bem e passe novamente seu desodorante ou antitranspirante. Faça isso quantas vezes forem necessárias e não se esqueça de levar na bolsa os produtos que você pode precisar para essa higienização, como sabonete antisséptico e desodorante ou antitranspirante.

• Ao dormir deixe suas axilas arejadas

Quando você for dormir, procure não passar nenhum produto nas axilas, até porque, sempre um pouquinho de resíduo dos produtos que você usou durante o dia, ainda ficarão nela. As glândulas sudoríparas pouco trabalham enquanto você dorme e sua axila precisa respirar, então durante a noite é importante deixá-la arejada.

Algumas dicas caseiras que você mesma pode fazer em casa para controlar o mau odor:

Faça uma loção de bicabornato de sódio:

Após deixar as axilas bem lavadas e enxaguadas, pegue um algodão, umedeça-o e passe um pouco de bicabornato de sódio sobre ele e massageie por 1 minuto na região de suas axilas. Isso ajudará a acabar com o mau cheiro.

Passe limão em suas axilas:

Antes do banho, pegue 1 limão e divida-o em duas partes, passe cada parte em uma axila, deixe agir por 10 minutos. Depois tome seu banho normalmente, tirando todo o resíduo.

Pasta de limão:

Nesta dica, você vai fazer o mesmo procedimento acima, mas vai misturar o limão com o bicabornato de sódio. Esprema o suco de meio limão e misture com uma colher de café de bicabornato, passe nas axilas e deixe agir por 3 minutos e enxágue muito bem.

(Estas três dicas acima, você pode repetir por três dias e já irá perceber uma mudança no cheiro do seu suor).

Suco de tomate:

O tomate ajuda a suavizar o odor. Faça o suco de um tomate, (pode bater no liquidificador) e passe sobre as axilas.

Babosa:

Ela controla a sudoração excessiva, então passe o gel da babosa sobre as axilas. Uma boa opção é passar este gel a noite para que haja uma melhor absorção.

Tomilho e alecrim:

Prepare uma fusão com tomilho ou alecrim e passe sobre as axilas, pois isso ajuda a controlar a sudoração crônica.

Água oxigenada volume 10:

Passe também antes do banho e umedeça um algodão com a água oxigenada e passe abundantemente sobre as axilas, enxágue bem.

Você pode usar essas dicas e informações para acabar ou amenizar o mau cheiro em suas axilas.

Não esqueça de se hidratar muito. Beba pelo menos 2 litros de água por dia. Procure se alimentar bem, optando por alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes e outros alimentos naturais que ajudam a combater esse mau cheiro, além de melhorar sua saúde em vários aspectos.

Por Andreia Silveira / Edição: Dona Giraffa

Seja o primeiro a comentar em Dicas para eliminar o mau cheiro das axilas

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

É um amor pobre aquele que se pode medir. William Shakespeare