Cinco tarefas do dia a dia que ajudam a queimar calorias

Engana-se quem pensa que é preciso passar horas fazendo ginástica para perder calorias. O gasto de energia do corpo ocorre todos os dias, inclusive para muitas pessoas que não estão acostumadas com os exercícios físicos e se consideram sedentárias.

Arrumar a casa

Foto: © Can Stock Photo

Obviamente, se você faz pouco esforço por dia ou só algumas atividades domésticas, isto não será suficiente para emagrecer, principalmente se não houver controle na dieta. No entanto, com algumas modificações na rotina, é possível unir o útil ao agradável e queimar calorias de forma mais natural e sem perder tempo.

Muitas pessoas não contam a limpeza da casa ou a caminhada com o cachorro da família como uma atividade física. Entretanto, quando bem feitos, estes exercícios rotineiros podem ser muito úteis e até ajudar a manter você em forma sem nem perceber. Confira cinco tarefas diárias que contribuem com a sua boa forma:

1. Passar aspirador de pó

Que tal tirar a sujeira da casa e queimar calorias ao mesmo tempo? O aspirador de pó pode deixar você exausta, mas manda embora 350 calorias após uma hora de faxina doméstica. Caminhar para todos os lados, erguer móveis, sacudir tapetes, abaixar e levantar, esticar os braços e todas as outras ações que você é obrigada a fazer com o aspirador se transformam em uma bela ginástica.

Aspirando tapete

Foto: © Can Stock Photo

Porém, não esqueça de que o esforço tem que ser real e bem feito para que tenha validade. Se você passar o aspirador de pó de qualquer jeito, não arredar os móveis e terminar a tarefa em cinco minutos, provavelmente terá um gasto calórico quase insignificante com a atividade. Agora que você já sabe, capriche na retirada do pó na próxima vez que tiver necessidade de limpar a casa.

2. Levar o cão para passear

Quem tem cão em casa sabe que o amigo peludo necessita de uma boa dose de caminhada para gastar o excesso de energia, relaxar e ainda praticar a obediência ao dono. Além de fazer bem ao animal, a caminhada também contribui com a saúde do dono, principalmente se ocorrer com frequência diária.

Cachorro

Foto: © Can Stock Photo

Leve o seu cão para passear e mande embora 300 calorias em uma hora de caminhada. De quebra, você pode aproveitar ainda e levar o bichano para correr um pouco no parque. Brinque com o seu cachorro, jogue a bolinha para ele, ensine alguns truques e gaste energia extra na companhia do fiel companheiro.

3. Subir escadas

Subir degraus é uma tarefa desagradável para muitas pessoas e é justamente por isto que os elevadores e as escadas rolantes foram inventados. Porém, lembre-se de que tudo aquilo que é desagradável por obrigar você a fazer um esforço físico é também uma boa forma de queimar calorias ou fortalecer os músculos.

Emagrecer subindo escadas

Foto: © Can Stock Photo

No caso das escadas, você poderá conquistar belas pernas se fazer este esforço virar rotina na sua vida. Não tem escadas na sua casa? Não se preocupe, você pode dar preferência a elas em shoppings centers, no seu local de trabalho ou em qualquer prédio que entrar.

Se quiser fazer a atividade de maneira focada, é possível queimar 300 calorias com uma subida rápida de escadas durante meia-hora. Se você é do tipo que gosta de se exercitar ao ar livre ou correr na rua, pode ser uma boa ideia trocar a atividade outdoor por uma subida constante de escadas nos dias de chuva.

4. Brincar com as crianças

Se você tem filhos pequenos, aproveite a necessidade das crianças de gastar energia ao seu favor. Ao invés de mandar os pequenos ficarem quietos e se comportarem, experimente correr com eles, pular corda, jogar bola, brincar de pega-pega ou qualquer outra atividade que envolva a movimentação do corpo.

Andando de bicicleta

Foto: © Can Stock Photo

Além de divertir as crianças e passar um bom tempo na companhia delas, você ainda poderá perder calorias de forma divertida e mandar o estresse embora. Além disso, conviver com crianças e se permitir brincar com elas faz com que você relembre a própria infância e consiga dar vida a sua criança interior. O resultado? Alguns quilos a menos e uma vida mais alegre.

5. Reorganizar a mobília

Já pensou em alterar os móveis da casa? Trocar a direção do sofá, o local onde fica a televisão, a posição da cama ou dos armários. Quanto maior for a sua casa, maior será a possibilidade de realizar mudanças. Carregar a mobília e alterar a aparência do interior da sua casa pode valer mais que algumas horas na musculação.

Arrastando o sofá

Foto: © Can Stock Photo

Além de você ficar em forma, ainda terá dezenas de vantagens com esta atividade. Você precisará usar a criatividade para mudar os móveis, irá treinar a orientação espacial e de quebra renovar o ambiente em que você vive. Mudanças na rotina provocam também novas motivações e inspirações, o que é fundamental para qualquer pessoa.

Outras atividades

Deixe a preguiça de lado e coloque a mão na massa se deseja perder algumas calorias de forma natural. Para que as atividades domésticas se tornem mais agradáveis, você pode fazer faxina ouvindo música, dançar com a vassoura na mão e organizar a sua casa com bastante alegria.

Limpando casa

Foto: © Can Stock Photo

Veja outras atividades interessantes para queimar calorias:

Cozinhar: você gasta energia abaixando para pegar panelas nos armários, cortando os ingredientes, caminhando de um lado para o outro na cozinha e organizando o ambiente. Até sentar para descascar batatas pode ajudar você a perder algumas calorias.

Compras: quer ir a farmácia, no mercado ou na padaria? Deixe o carro estacionado e faça essas atividades a pé, mesmo que o local que deseja ir seja um pouco longe. Além de queimar calorias, ainda irá economizar com a gasolina. Se for mais de dois quilômetros, que tal usar uma bicicleta?

Tirar o pó: o esforço que você faz para deixar os móveis brilhando também é recompensado: limpe a mobília de cima a baixo e caminhe bastante pela casa enquanto faz a limpeza.

Sexo: isto mesmo. Uma atividade prazerosa e super energética. Porém, para que funcione, não adianta deixar o serviço pesado ao parceiro: descubra novas posições e tente movimentar o seu corpo com rapidez e agilidade para mandar embora os quilinhos extras.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• 8 exercícios físicos que você pode fazer em qualquer lugar: em casa, no parque ou na praia

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Cinco tarefas do dia a dia que ajudam a queimar calorias

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's