Amenorreia: o que é e porquê ocorre?

A amenorreia ocorre quando há ausência de menstruação durante o ciclo menstrual comum da mulher adulta. O problema pode acontecer em apenas um mês ou persistir por meses, mesmo que a mulher não esteja grávida. Apesar de não ser comum, a maioria das causas da amenorreia não são graves e o problema pode ser resolvido facilmente com algum tratamento.

Ausência de menstruação

Foto: © Can Stock Photo

Diversos fatores podem identificar a causa de amenorreia em uma pessoa. Em uma consulta no ginecologista, alguns exames podem verificar a possibilidade da amenorreia ser provocada por alguma doença no sistema reprodutivo. No geral, as mulheres que não menstruam todos os meses por irregularidade no ciclo podem resolver o problema com o consumo de pílula anticoncepcional indicada pelo médico.

Porém, se você já usa a pílula, sempre teve o ciclo regular e de repente está sofrendo de amenorreia, possibilidades como gravidez, altos níveis de estresse e até alguns erros nos hábitos diários podem justificar a ausência de menstruação. Verifique quais são as possibilidades e não deixe de consultar um ginecologista, principalmente se o problema persistir por mais de um mês.

Principais causas:

• Início da vida fértil

Pra as meninas que tiveram a primeira menstruação há menos de dois anos, é comum que ocorra a amenorreia eventualmente. Quando a mulher inicia a vida fértil, o organismo demora pelo menos dois anos para regular o ciclo, o que faz com que a menstruação venha em espaços maiores de tempo, mas sem significar doença ou algum problema hormonal.

• Gravidez

Quem está na fase adulta, tem vida sexual ativa e está com amenorreia não pode descartar a possibilidade de uma gravidez. Mesmo para quem usa pílula anticoncepcional ou outros métodos contraceptivos, sempre há o risco de falhas.

Mulher gravida

Foto: © Can Stock Photo

Se você acha que não está grávida, confirme com um teste primeiro para depois estudar as outras possibilidades. (Primeiros sintomas de gravidez: Conheça 18 sinais que você pode estar grávida)

• Menopausa

O fim do ciclo reprodutivo da mulher geralmente acontece entre 45 e 55 anos de idade e é caracterizado pela amenorreia. Apesar de ser algo característico da idade, com sintomas como forte sensação de calor, é possível ainda que aconteça um problema chamado de menopausa precoce, quando a mulher passa por essa fase antes da idade comum.

• Instabilidade emocional

Os hormônios são muito sensíveis e reagem facilmente aos problemas emocionais da pessoa. Instabilidade causada por problemas no dia a dia e estresse também podem causar a amenorreia ou o processo contrário, quando há escapes menstruais fora do ciclo. Se for estresse, a tendência é que o organismo se estabilize novamente assim que o problema emocional passar.

Estresse

Foto: © Can Stock Photo

• Uso de medicações

Algumas medicações podem provocar amenorreia. Antidepressivos e remédios para a pressão, por exemplo, podem interferir no ciclo menstrual e fazer com que a mulher não menstrue por um período. O uso contínuo de anticoncepcionais ou métodos contraceptivos que cessam a menstruação também causa amenorreia, apesar de neste caso ser algo totalmente normal.

• Síndrome dos ovários policísticos

Uma doença que atinge cerca de 7% das mulheres na fase reprodutiva, a síndrome dos ovários policísticos tem a amenorreia como um dos sintomas. A menstruação já mostra grande irregularidade desde os primeiros ciclos na adolescência e permanece assim mesmo após os dois anos em que deveria se tornar estável.

Esta síndrome é mais comum também por fatores genéticos, quando a mãe e irmãs sofrem com o problema, por exemplo. No geral, o tratamento é feito com anticoncepcional e outras medicações em alguns casos. Quando não há tratamento, problemas mais sérios como infertilidade e até doenças como câncer e diabetes podem ocorrer em pacientes que possuem a síndrome.

• Alguns hábitos diários

Dietas que restringem nutrientes, atividade física em excesso, ansiedade e poucas horas de sono por dia também podem provocar a amenorreia.

Alimentação

Foto: © Can Stock Photo

Essas causas são mais corriqueiras e, quando há a suspeita do problema estar se originando de um hábito, é possível resolver através da mudança na rotina. Uma alimentação mais adequada, por exemplo, pode acabar com a amenorreia rapidamente.

• Obesidade

A amenorreia também pode ocorrer em pessoas que sofrem de obesidade. A síndrome dos ovários policísticos também pode ser responsável por isso, já que a obesidade está entre os sintomas. Se a amenorreia for causada pelo excesso de peso, é preciso iniciar um tratamento para que os problemas hormonais não causem problemas mais graves como infertilidade.

• Pílula do dia seguinte

Quem tomou a pílula do dia seguinte recentemente provavelmente irá sofrer de amenorreia. A quantidade de hormônios presente na pílula é muito forte e, por isso, o ciclo menstrual acaba desregulado. Após ingerir a pílula, fica impossível saber quando será o próximo período fértil e a próxima menstruação.

Método contraceptivo

Foto: © Can Stock Photo

Interromper o uso da pílula anticoncepcional comum também pode provocar amenorreia. O organismo passa por um processo de limpeza dos componentes contidos na pílula, o que faz com que demore algum tempo até que o ciclo menstrual seja regulado novamente. Neste caso, não se preocupe se a menstruação não vir no período esperado.

• O que fazer?

Seja um problema corriqueiro ou não, é sempre bom investigar quando a menstruação não vem. Principalmente nas mulheres que sempre tiveram o ciclo regular, que tomam pílula anticoncepcional e que estão sofrendo com amenorreia por mais de um ciclo.

Como a amenorreia geralmente acaba por tratamentos simples, uma ou duas idas ao ginecologista podem ser suficientes para identificar as causas do problema. No caso de estresse e instabilidade, a ausência de menstruação não deve ser consecutiva e o ciclo deve se regular no mês seguinte a amenorreia.

Por  Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Menstruação atrasada: 7, 10, 20 dias de atraso. Posso estar grávida?

Seja o primeiro a comentar em Amenorreia: o que é e porquê ocorre?

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud