Saiba como limpar a tela do seu computador, notebook, tablet e smartphone

Ter uma coleção de equipamentos eletrônicos em casa já se tornou comum para muitas famílias. Computadores, aparelhos de televisão, tablets, smartphones e outros gadgets podem ser bastante úteis no dia a dia, mas necessitam de cuidados para que sejam bem conservados e durem por bastante tempo.

Limpar a tela dos aparelhos é um desses cuidados fundamentais por uma série de motivos. Além de garantir a higiene do equipamento, você também contribuirá com a sua própria saúde, pois evitará o contato direto com a poeira acumulada nas telas.

Mulher limpando Notebook

Foto: Shutterstock

No caso de computadores, não esqueça de que limpar o teclado e tirar a poeira das placas também é importante para um bom funcionamento da máquina e para evitar acúmulo de poeiras no ambiente. Esta tarefa poderá ser feita semanalmente e quando você sentir uma necessidade maior, como ocorre no caso de derramar algo em cima do teclado.

Já para os smartphones e tablets, a limpeza deve ser constante para evitar a proliferação de germes e bactérias. Mexer várias vezes por dia no aparelho não faz com que a tela fique apenas com manchas de dedos, mas também com bactérias que se acumulam com o toque.

Ácidos da boca vão parar com facilidade na tela do aparelho e você acaba sujando as mãos e repassando para o rosto. Passar a tela na camisa pode até esconder as manchas, mas não resolve o problema dos germes e acaba “ocultando” o problema em muitos casos.

Materiais de limpeza

Primeiramente, é preciso ficar atento nos utensílios utilizados para limpar a tela dos aparelhos, independente de qual for o equipamento. Nunca utilize álcool ou substâncias químicas comuns, pois poderá provocar sérios danos no aparelho.

A limpeza deve ser feita com muito cuidado, pois apesar dos equipamentos possuírem materiais resistentes na fabricação, é muito fácil provocar arranhões nas telas e riscos nas laterais, o que ocorre frequentemente com quedas e acidentes.

Tudo o que você precisa para esta tarefa é de um pano macio, água, um pincel e algodão. Com esse material é possível limpar bem qualquer aparelho. No entanto, para uma limpeza mais profunda e esterilizada, o ideal é adquirir algum produto especifico para limpeza de telas, que contém substâncias que não provocam danos no gadget.

Passo a passo

1. Desligue o aparelho: você irá passar água na tela do aparelho, apertar as extremidades, esfregar as manchas e outros procedimentos que não devem ser feitos com o equipamento ligado. Desligue da tomada e coloque o gadget ou o monitor em uma posição que facilite a limpeza, com muito cuidado para não riscar ou arranhar as pontas.

2. Por onde começar: há mais de uma forma de limpar e você poderá começar tanto com o algodão molhado ou com o pincel. Se enxergar muita poeira na tela, utilize o pincel primeiro para tirar o excesso e depois passe o algodão levemente molhado, esfregando as partes com manchas visíveis.

3. Força e atenção: passe o algodão em todos os cantos e não tenha medo de esfregar as manchas com força. Troque de algodão se o utensílio estiver ficando preto e aperte com força contra a tela se for necessário. Não há nenhum risco, desde que você não deslize a mão sem querer e acabe apertando a tela com os próprios dedos. Apenas tome cuidado.

4. Mão no pano: utilize o pano macio para secar, que poderá ser uma flanela ou um lenço utilizado para limpar a lente de óculos. Seque bem e se mesmo assim a tela ficar úmida, o melhor é esperar até que esteja completamente seca para ligar a máquina. Nunca ligue o aparelho ainda com a tela molhada.

Cuidados a serem tomados

Se livrar dos materiais de limpeza químicos não é o único cuidado que deve ser tomado na limpeza da tela. Todos os passos devem ser seguidos com muita atenção e delicadeza para que a mão não escorregue e não provoque arranhões na tela.

Passando pano na tela do notebook

Foto: Shutterstock

No geral, limpar a tela pode dar um pouco de medo devido ao risco de acontecer algo inesperado, no entanto, é tudo uma questão de costume. Se você começar a limpar com frequência, além de manter a higiene dos aparelhos, ainda irá adquirir habilidade suficiente para fazer a faxina com segurança e sem risco de errar.

Tela Touch

A água costuma bastar para aparelhos de televisão, computadores e notebooks que não possuem a tela touch, pois não há tanto contato das mãos com a parte central do aparelho. No entanto, no caso de tablets e smartphones, o ideal é adquirir um produto próprio para utilizar na tela touch screen.

Você poderá encontrar facilmente em lojas de informática produtos de uso diário para limpar telas. Esta é a melhor forma de esterilizar os aparelhos, pois você não poderá utilizar produtos químicos comuns de limpeza para esta tarefa.

Dicas gerais

• Você também poderá utilizar ar comprimido na limpeza de computadores e teclados. O ar remove toda a poeira e acúmulos de sujeira que ficam nas extremidades.

• Não esqueça também de limpar os controles remotos que você utiliza com frequência. O ar comprimido também poderá ser utilizado neste caso e o ideal é tirar a sujeira ao menos uma vez por semana.

• Não despeje água em excesso no seu aparelho eletrônico, em alguns casos, poderá ser necessário manter o equipamento desligado por 48 horas após a limpeza.

• Um dos melhores produtos para a limpeza de telas touch screen é o iKlenz, recomendado pela Apple e que vem com uma solução própria para smartphones e tablets. (Confira como limpar telas touchscreen com e sem películas)

• Prefira utilizar as soluções próprias principalmente se derramar comidas, líquidos ou algum produto em cima da tela. Às vezes só a água poderá ser insuficiente para eliminar a sujeira.

• Sprays, limpadores de vidros, detergentes e alvejantes estão entre as substâncias proibidas para a limpeza de telas. Utilize apenas produtos que sejam próprios para isto.

• Se não tiver uma flanela, uma camisa velha que seja 100% algodão poderá servir como material alternativo de limpeza. Apenas cuide para não passar a costura na tela.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Saiba como limpar e tirar manchas da TV, telas de LCD e LED

Seja o primeiro a comentar em Saiba como limpar a tela do seu computador, notebook, tablet e smartphone

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Loading...
Publicidade

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete. Aristóteles