Existe hora certa para casar?

O casamento é um passo muito importante na vida das pessoas, que geralmente vem depois do namoro. Os casais mais tradicionais costumam namorar por alguns anos para se conhecerem bem e terem condições financeiras para se casar. Mas será que existe hora certa para o casamento?

Aliança de casamento

Foto: Can Stock Photo

As cobranças da sociedade

Sempre que algum casal anuncia que vai se casar, é comum que as pessoas façam comentários, como: “Mas já? Nem se conhecem direito!” ou “Até que enfim! Achei que iriam namorar para sempre.”. Não tem jeito, a sociedade está sempre fazendo cobranças e cabe a nós levarmos em consideração ou não.

Se um casal namora durante alguns meses e resolve se casar, muitos se mostrarão contrários à decisão, pois existe a ideia de que é preciso tempo para se conhecer bastante durante o namoro para apenas depois decidir se aquela é mesmo a pessoa ideal para você dividir a sua vida.

Homem com flores e aliança

Foto: Can Stock Photo

Por outro lado, quando um casal namora há mais de dois ou três anos começam as perguntas e cobranças. É comum que, inclusive, digam que o homem está “enrolando” a mulher. Para essas pessoas, já deu tempo o suficiente para que os dois se conheçam e, por isso, devem passar para o que seria um segundo passo, o casamento.

Mas quem está certo? Quem acha que é cedo demais ou quem acredita que o casal está perdendo tempo? A resposta para essas questões é um tanto quanto subjetiva. Afinal, não existem regras e leis quando se trata de vida de cada indivíduo. Não dá para definir que todos os casais devem se casar após dois anos de namoro, por exemplo.

As finanças e o casamento

Quando se fala a respeito de casamento, o amor é peça-chave, mas será que apenas ele basta? Por mais importante que ele seja, não dá para sustentar um casamento apenas com amor. Casar envolve dividir uma casa, muitas vezes sair da casa dos pais, e, para isso, é preciso ter condições financeiras. Não dá para começar uma nova vida sem saber onde o casal irá morar, como irão se sustentar e pagar as contas.

Talvez uma das respostas para a pergunta de “quando é a hora certa para se casar” seja: Quando o casal tiver condições financeiras para se manter. Isso não significa ter muito dinheiro para uma vida luxuosa, mas é importante que estejam preparados para bancar o estilo de vida que pretendem levar.

Será que devo casar

Foto: Can Stock Photo

Mais importante do que o dinheiro em si é o que ele pode proporcionar, ou seja, é muito difícil ser feliz levando uma vida fora dos padrões com os quais se está acostumado. Por exemplo: Uma pessoa que viveu confortavelmente por anos na casa dos pais pode ter dificuldades de se adaptar vivendo com poucos recursos.

É uma ilusão acreditar que o amor irá superar tudo sempre. Claro que existem exceções e que o dinheiro não é tudo, mas é grande o número de casais que acaba se separando por não conseguirem se entender financeiramente.

Portanto, em se tratando de finanças, a hora certa para casar é quando se tem condições de bancar a vida que se pretende levar. Claro, levando em consideração que é natural ter planos e ambições de novas conquistas. Mas é importante ter, logo no início, como se manter e sustentar uma casa para começar a nova vida.

A idade do casal

Outro ponto que leva a discussões quando o assunto é a hora ideal para casar é a idade do casal. Da mesma forma como foi dito anteriormente, quando os dois são novos demais, é comum que muitas pessoas critiquem a decisão, julgando que não são maduros o suficiente para dar um passo tão importante.

Namorados

Foto: Can Stock Photo

Quando o casal já passa dos 30 anos acontece algo parecido, só que o contrário, a sociedade acha que já estão passando da idade de casar. Esta cobrança com pessoas mais maduras se deve ao fato de que as cobranças de casamento vêm acompanhadas de cobranças para ter filhos e a fertilidade da mulher tem prazo de validade.

A verdade é que não existe idade certa para o casamento, cada ser é único e pode haver uma pessoa com 20 anos que já tem maturidade para tomar esta decisão, da mesma forma que outra de 35 pode ainda não estar certa se deve ou não se casar. Cada pessoa tem sua vida, suas experiências e não dá para definir em números quem está ou não pronto para se casar.

Levando em consideração a idade, contatamos que não existe um número certo para se casar. A hora certa é quando se tem maturidade o suficiente para decidir.

O entendimento do casal

Um ponto fundamental sobre a hora certa para casar é o entendimento do casal, ou seja, se eles estão felizes juntos, se respeitam, se dão bem. Muitos casais permanecem juntos por comodismo, costume ou outros interesses, mas na verdade não estão felizes. (10 razões para que as pessoas não terminem relacionamentos ruins)

Casal com balão de coração

Foto: Can Stock Photo

Obviamente, não existe relacionamento perfeitos, brigas e desentendimentos são comuns e fazem parte do processo de conhecimento de duas pessoas. Entretanto, quando isso se torna frequente, é sinal de que há algo de errado.

Se um namoro não vai bem, não é depois do casamento que as coisas vão melhorar, muito pelo contrário. Com o casamento, os problemas tendem a ficar ainda maiores. Se um casal de namorados, que fica junto apenas algumas horas por dia, já briga, imagina quando viverem sob o mesmo teto.

Vendo por esta ótica, a hora certa para casar é quando o casal se entende, se respeita, conhece os defeitos e as qualidades um do outro.

O casamento não deve ser uma decisão precipitada

Decidir sobre se casar ou não é tão importante quanto escolher uma profissão, pois é algo que se faz pensando em toda uma vida, em todo um futuro. Por mais que um tempo depois você possa decidir mudar de profissão ou terminar um casamento, o pensamento inicial geralmente é de algo permanente. Afinal, ninguém inicia um jogo pensando em perdê-lo.

Conflito casamento

Foto: Can Stock Photo

Por isso, pense bem antes de dar esse passo. Muitas vezes, quando se está em um relacionamento saudável e sólido, a decisão de se casar acaba sendo natural. Mas sempre é importante pensar se este é realmente o momento certo e analisar os pontos citados aqui.

Um casamento que acontece em meio a certeza e segurança certamente será muito mais feliz do que algo impensado. Pelo bem do seu relacionamento, haja com cautela.

Conclusão sobre a hora certa para casar

Falamos a respeito dos pontos principais que envolvem a tal “hora certa para casar”, que são: finanças, maturidade e entendimento. Se você está pensando em se casar ou tem algum familiar nesta situação, considere esses pontos antes de formar a sua opinião.

Muitas vezes, ouvir um conselho sincero de um familiar ou amigo mais experiente pode ser muito importante. Claro que não dá para dar ouvidos para pessoas que querem se intrometer sem realmente se preocuparem com você. Ouça aqueles que te amam e desejam a sua felicidade, eles podem ter ensinamentos valiosos para te oferecer.

Da mesma forma, se você tem uma pessoa próxima que está pensando em se casar, converse, aconselhe, mas tente não tentar impor nada. Imposições não irão fazer ninguém mudar de ideia, muito pelo contrário. Já uma conversa franca e pacífica pode fazer com que a pessoa pense melhor a respeito.

Concluindo, a hora certa para se casar é quando se encontra alguém que te transmite amor, e, acima de tudo, segurança. Se você se sente seguro (a) de que este é o momento certo e a pessoa certa é sinal de que está na tão falada idade certa para se casar. Aproveite a dádiva de ter encontrado seu amor verdadeiro e seja feliz.

Por Heloisa Oliveira / Edição: Dona Giraffa

• Ele não quer casar, e agora?

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Existe hora certa para casar?

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's