Sonhei com o meu ex-namorado, o que isto significa?

Sonhar com um ex-namorado é tão comum que para que isto aconteça, basta que você tenha um. O sonho pode ocorrer tanto nos primeiros dias após o término como anos depois do ocorrido, quando você nem se quer lembrava mais da existência dele. Para cada pessoa, há significados distintos que são frutos dos próprios sentimentos e das circunstâncias atuais.

Pensando no ex namorado

Foto: Shutterstock

Se você chegou neste texto, provavelmente ficou intrigada com o fato de uma pessoa que foi importante no passado ter invadido a sua mente na última noite e de forma repentina. O sonho em questão pode ter sido algo bom, cheio de boas lembranças do namoro ou algo ruim, como um pesadelo em que vocês dizem um para o outro tudo o que ficou guardado.

Independentemente do conteúdo do sonho, vale fazer uma reflexão sobre a atual importância desta pessoa na sua vida.

• É um amor que você nunca esqueceu?
• É um homem que você nunca mais quer ver na sua vida?
• Há magoas ou tristeza ao lembrar dele?
• Como você se sente após ter sonhado com ele?

-> 8 sinais de que você encontrou o amor da sua vida

As respostas dessas perguntas podem dar uma pista clara sobre o que este sonho quer dizer para você. Veja abaixo alguns dos sinais que um sonho com ex-namorado pode indicar e algumas dicas referentes ao que você deve ou não fazer após sonhar e relembrar os momentos com esta pessoa:

1. Apego e saudade

Abra seu coração e seja sincera com você mesma, mesmo que você tenha dito para Deus e o mundo que foi o pior relacionamento da sua vida. Será que você não guarda um pouco de apego e saudade desta pessoa? Será que ele não fez com que você experimentasse uma paixão correspondida como nunca experimentou antes na vida?

Mulher sofrendo de amor

Foto: Shutterstock

Sonhar com o ex-namorado pode significar apego e saudade quando o sonho mostra conforto na presença dele, troca de carícias e momentos de casal, como se vocês nunca tivessem terminado. Mesmo que na vida real você sinta ódio por ele, um sonho terno com este homem pode indicar um apego emocional que ainda existe e está bem escondido no seu subconsciente.

2. Vontade de recomeçar

Se vocês reatam no sonho e se ele pede para voltar com arrependimento, talvez este seja um desejo oculto da sua mente. De acordo com a teoria mais famosa de Freud, os sonhos não são nada além do que desejos internos do ser humano. Neste caso, talvez você gostaria de recomeçar e que ele procurasse você arrependido.

Namorados

Foto: Shutterstock

Talvez a sua mente tenha o ex-namorado como uma referência positiva e até mesmo como um modelo de bom relacionamento que você ainda não foi capaz de vivenciar com outra pessoa. Este também pode ser o motivo de sonhos em que você reata o relacionamento e volta a conviver harmoniosamente com o ex.

3. Mágoa ou ressentimento

Se vocês estão brigando no sonho, se você estava fugindo dele, sendo perseguida ou ameaçada, talvez seja um sinal de mágoa, ressentimento e até mesmo medo com relação a existência do ex-namorado.

Fim relacionamento

Foto: Shutterstock

Este sentimento fica mais evidente no caso de você ter tido um relacionamento conturbado com essa pessoa, dificuldade em terminar e medo real dele. Se o seu ex foi um homem muito ciumento ou agressivo, é comum que você tenha este tipo de pesadelo que indica que ainda não superou totalmente as lembranças negativas com esta pessoa.

4. Necessidade de um novo amor

Um sonho romântico com o ex-namorado pode indicar a necessidade de amor na sua vida, que não necessariamente deve ocorrer com esta pessoa. Você pode estar se sentindo sozinha e com vontade de viver um grande amor e, por isso, a sua mente coloca o ex-namorado na figura do seu par ideal, simplesmente por ser a única ou melhor referência de relacionamento que você tenha.

Sonho feliz com o namorado

Foto: Shutterstock

Sonhos românticos em que você se sente amada e retribui este amor de forma saudável e bonita podem indicar solidão e podem ser um reflexo do tempo em que você está só e da dificuldade de encontrar um novo amor.

Este sonho pode ser premonitório?

Para muitas pessoas que sonham com ex-namorado o primeiro pensamento que passa na cabeça é a possibilidade de o sonho ser premonitório e indicar que vocês irão reatar ou que ele irá procurá-la em breve. Embora não seja impossível, é muito raro que este tipo de coisa ocorra e, no geral, um sonho com ex só revela algum sentimento oculto e que ainda não foi esquecido pelo seu subconsciente.

Leia também:

5 dicas infalíveis para reconquistar o ex-namorado
10 dicas para esquecer seu ex-namorado

Não se apegue agora a esperanças e possibilidades de reatar devido ao conteúdo do sonho, a menos que vocês estejam em contato no momento e que as chances de voltar com ele sejam realmente reais. Se você falou com ele recentemente e sonhou logo após isto, o sonho pode ser influência também do contato recente entre vocês dois.

O que fazer após sonhar com o ex?

Se o sonho mexeu com você de alguma forma, vale a pena fazer uma reflexão profunda e pensar se essa pessoa significa ou não algo na sua vida. Se o ex é apenas uma boa lembrança, não tenha medo de reviver estes momentos na sua mente e se lembrar de como foi feliz em um relacionamento puro e verdadeiro.

Mulher pensando no amor

Foto: Shutterstock

Se você chegar à conclusão de que o sonho possa indicar solidão, procure se aproximar de pessoas positivas e que irão fazer com que você não se sinta sozinha. Permita-se conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e dar a oportunidade para que uma nova paixão surja e domine a sua vida.

Devo procurar ele?

Se você sonhar com o seu ex-namorado e ainda guardar um sentimento por ele, é possível que se pergunte se este é o momento de procurar ele e tentar uma reaproximação. Se você não conseguiu superar a perda desta pessoa, mesmo que tenha passado anos desde o término, talvez seja realmente o momento de falar com ele, saber como está e descobrir mais sobre a vida atual dele.

No entanto, pense bem antes de fazer isto e se vai ou não valer a pena. Lembre-se de que ele pode já estar em outro relacionamento e que há grandes chances da tentativa de reaproximação não fazer bem para você.

Não fale com ele acreditando que tudo será diferente agora e tente manter a lucidez durante toda a conversa, tratando ele como um amigo distante que você ainda guarda algum carinho.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Saiba como despertar o interesse em um homem em 10 passos

2 Comentários em Sonhei com o meu ex-namorado, o que isto significa?
  • Thaynara disse:

    Eu sonho mais devo sonhar porque foi uma coisa ruim . Se pudesse voltar , teria feito diferente .

  • juscy disse:

    Tive um relacionamento com uma pessoa na epoca eu era uma crianca com 13 e ele com 17. aos 15 fiquei gravida e tive um filho dele, ele era lindo… encantava a todas meninas da Cidade por onde passava. enfim anos se passaram hoje ele tem 41 e eu 37, ele esta casado civilmente e eu tbm , Ambos estamos casados com pessoas diferentes, nao sei porque ainda tenho sonhos Reais com ele meu ex, isso me incomoda e ao mesmo tempo e bom e estranho, sempre Ele aparece nos meus sonhos dizendo que me ama e quer ficar comigo, nao sei se choro ou Rio. sei que na real ele esta bem e feliz, mais nao sei porque Ele continua aparecendo em meus sonhos, e sempre tao feliz dizendo que me AMA, AFF… O passado nao voltara nunca… melhor e esquecer apesar de que esses sonhos com ele so aparecem de tempos em tempos…

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    É um amor pobre aquele que se pode medir. William Shakespeare