20 curiosidades sobre o Natal: conheça a história e costumes da data

Uma das datas mais celebradas e esperadas do ano, o Natal é um momento para reunir a família, dar e ganhar presentes, fazer a alegria das crianças e comemorar o nascimento de Jesus, principalmente se você for católico.

Apesar de a data ser de origem religiosa, muitas culturas que não são cristãs comemoraram o Natal através de significados diversos. O dia 25 de dezembro não é de fato a data em que Cristo nasceu e o Papai Noel é a representação de uma figura religiosa e não um personagem criado para o comércio, como muitos acreditam.

Natal

Foto: Pixabay

O Natal é uma data que carrega muitos momentos históricos e curiosidades que poucos sabem. O fato de ser fim de ano e a proximidade com o ano novo também faz com que a data seja ainda mais especial, pois é momento de refletir sobre o ano que passou, fazer novos projetos e permitir mudanças positivas na rotina.

Independentemente do que o Natal significa para cada um de nós, o fato é que o sentimento costuma ser unânime no fim de dezembro. As canções natalinas, simbologias e reuniões faz com que um profundo sentimento de paz e harmonia domine as famílias.

Nesta época do ano, os problemas são deixados de lado e dão espaço ao carinho pelas pessoas amadas e a gratidão por estar comemorando mais um fim de ano. Se você também está ansioso por este Natal, veja algumas curiosidades interessantes e descubra mais sobre esta data tão significativa.

Árvore de Natal

Foto: Pixabay

1. O dia 25 de dezembro é uma data comemorada em muitas culturas, mesmo em outras religiões. Para os hinduístas e judeus, por exemplo, o Natal é celebrado como a “festa das luzes” e não como nascimento de Jesus.

2. Uma religião que de fato ignora o Natal são as testemunhas de Jeová. Embora sejam cristãos, os devotos acreditam que festas de aniversário são pagãs e por isto preferem não comemorar a data.

3. No dia 16 de dezembro de 1965, pouco antes do Natal, a primeira música foi cantada no espaço. Adivinhe qual? Jingle Bells.

4. Por falar em música, a canção Noite Feliz é austríaca e foi criada pelo padre Joseph Mohr em 1818. Em 1876, o frei austríaco Pedro Sinzig, que se naturalizou brasileiro, fez a versão em português da canção.

5. No Japão, país de religião budista e xintoísta, o Natal é comemorado como dia dos namorados. As ruas são iluminadas com todo o ritual conhecido, mas apenas os apaixonados se reúnem para celebrar a data, que não tem relação com Jesus Cristo.

6. No século 5, o arcebispo turco São Nicolau ficou conhecido por presentear as crianças pobres no Natal. A representação do Papai Noel foi criada para homenagear o religioso.

7. A árvore de Natal foi colaboração dos ingleses. A tradição começou em 1850, quando o príncipe Albert e a rainha Vitória passaram a decorar belas árvores em sua residência. O costume chamou a atenção da população que seguiu a ideia. (Aprenda como montar sua Árvore de Natal)

Natal 25 de Dezembro

Foto: Pixabay

8. A estrela, um símbolo muito presente nas decorações natalinas, representa proteção divina. Foi uma estrela que guiou os três reis magos até a manjedoura onde nasceu Jesus, de acordo com a história bíblica.

9. A casa do Papai Noel varia de acordo com a cultura. Para os ingleses o bom velhinho está nas montanhas da Lapônia, na Finlândia. Para os americanos, a figura natalina está na sua residência, localizada no polo norte. Seja qual for a versão, o fato é que é na Finlândia que se encontra o ponto turístico conhecido por ser a casa do Papai Noel.

10. Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, a data foi apenas escolhida para representar. O verdadeiro dia do nascimento de Jesus ainda é um mistério, pois a Bíblia não fornece datas exatas, apenas indícios.

11. Antigamente, um costume solidário dominava a Europa na noite de Natal. As famílias deixavam as portas de suas casas abertas para que os desabrigados pudessem jantar e celebrar a data junto aos moradores.

12. O poder de paz do Natal é tão grande que foi capaz de gerar uma trégua durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1915, soldados britânicos e alemães se uniram no campo de batalha não para lutar, mas para celebrar o Natal, trocar presentes, alimentos e cantar juntos. A trégua durou dois dias e abriu espaço até para que rolasse partidas de futebol entre os inimigos.

13. A tradição de montar presépios também é antiga e tem origem na própria igreja. Foi o São Francisco de Assis, santo conhecido da igreja católica que popularizou este costume, hoje adotado no mundo todo.

Presépio Jesus

Foto: Pixabay

14. Embora os presépios sejam sofisticados hoje em dia, não foi assim que começou. O presépio original, montado pelo santo em 1223, tinha apenas o menino Jesus, um boi e um jumento.

15. São Nicolau tem outro nome nos Estados Unidos: Santa Klaus. O nome passou a ser utilizado assim para se referir ao santo e a figura do Papai Noel devido à semelhança na pronúncia do nome original.

16. O peru, prato clássico no Natal, foi servido em 1621 pela primeira vez. A ave foi consumida nos Estados Unidos, no dia de Ação de Graças, feriado celebrado no dia 27 de novembro.

17. O panetone, que é um verdadeiro vício no Brasil, faz parte dos costumes de poucos países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o panetone é conhecido apenas por famílias descendentes de italianos, sendo pouco vendido na época natalina. (Receita de panetone tradicional)

18. O que transformou o ato de dar presentes em um costume foi à ação dos reis magos, que de acordo com a história bíblica levaram ouro, mirra para celebrar o nascimento do menino Jesus.

19. Além da confusão da data de nascimento de Jesus, há ainda a grande possibilidade de o nosso calendário estar errado. Messias pode ter nascido bem antes do que foi estimado e é possível que a crucificação tenha ocorrido aos 40 anos e não aos 33, segundo diversas teorias.

20. O Natal está longe de ter o mesmo significado para todo mundo. Devido ao tempo frio na América do Norte, Europa e Ásia, o Natal é marcado também pela confecção de bonecos de neve, que dão um toque de encanto a mais para a data. No Brasil, o costume é conhecido apenas pelos filmes natalinos.

Dezembro

Foto: Pixabay

Por: Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

(Roupas para o Natal 2016) & (Mensagens de Feliz Natal 2016)

Loading...
Seja o primeiro a comentar em 20 curiosidades sobre o Natal: conheça a história e costumes da data

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's