Guia de nomes para bebês: ídolos do futebol e ídolos do esporte em geral

Para os amantes de futebol ou qualquer outro esporte, homenagear um grande ídolo na escolha do nome da criança pode ser uma ideia interessante. Diferentes de muitas celebridades que fazem sucesso apenas por uma época e depois são esquecidas, os ídolos do esporte no Brasil e no mundo costumam marcar as suas gerações.

Bebê no colo

Foto: Shutterstock

Quando se coloca um nome da moda no bebê, há o risco do nome perder seu sentido com o tempo, caso o artista ou personagem que foi homenageado pare de fazer sucesso. No entanto, se você escolher um nome de um esportista de grande destaque, como “Edson” (Pelé), provavelmente o nome lembrará alguém de reconhecimento, independentemente da passagem do tempo.

A ideia é uma forma também de desejar que a criança tenha boas habilidades físicas e seja tão apaixonado por esportes quanto os pais. Além da capacidade, os atletas também são reconhecidos pelo esforço e força de vontade de superar os próprios limites e bater recordes mundiais, outra característica de grande admiração e que qualquer pai deve desejar ao seu filho.

Quanto aos nomes, você poderá encontrar os apelidos mais comuns entre os jogadores brasileiros caso deseje e, se procurar por algo mais original, poderá encontrará na lista de jogadores de origem estrangeira e que fazem sucesso no mundo.

No entanto, tenha cuidado para não escolher um nome que tenha uma pronúncia muito difícil ou uma grafia muito diferente, pois isto poderá trazer problemas para a criança no futuro. Se o seu ídolo escolhido for um estrangeiro e tenha um nome muito peculiar, veja se é possível modificar o apelido para que fique um pouco mais de acordo com os padrões brasileiros.

Foto de bebê

Foto: Shutterstock

É possível encontrar nomes originais e simples ao mesmo tempo, para que não haja confusões mais tarde. Lembre-se de que a decisão do nome é de extrema importância, pois irá marcar a vida do bebê para sempre e poderá influenciar em diversas situações no futuro da criança.

Se você não tem preferência por nenhum ídolo esportivo, mas gostaria de analisar as possibilidades, não se preocupe. Aqui ajudamos você a encontrar todos os tipos de jogadores, seja do futebol nacional ou mundial ou de outros esportes populares pelo mundo. Para começar este incrível guia, veja a lista de ídolos do futebol e saiba mais sobre cada um deles:

Ídolos do futebol

O futebol e os seus grandes nomes no mundo. Como o Brasil é um país de grande destaque no esporte, separamos uma lista apenas com nomes brasileiros e outra com nomes estrangeiros. Entre os atletas, você verá os jogadores mais caros do mundo e que se destacaram principalmente nas seleções de seus países na última Copa do Mundo, em 2014.

Para quem procura por nomes de meninas, será possível encontrar nomes do futebol feminino na lista de atletas do esporte no geral, apresentada mais abaixo. Entre os nomes brasileiros, você verá muitos jogadores populares e alguns nomes muito comuns.

Tente formar compostos com os nomes dos jogadores ou até mesmo adicionar alguns sobrenomes na formação, para que fique mais claro que a proposta é homenagear um ídolo. No entanto, cuidado para que o nome não fique muito longo, confuso ou que permita algum tipo de piada no futuro da criança.

Brasileiros:

1. Edson (Arantes do Nascimento): o famoso rei Pelé é considerado o maior futebolista de todos os tempos e teve o auge da sua carreira na década de 1960. Hoje, o ex-jogador está com 74 anos.

2. Diego (Costa): um dos grandes nomes do futebol brasileiro, Diego nasceu no Brasil, mas se naturalizou espanhol em 2013 e hoje é atacante do Chelsea.

3. Neymar: um dos jogadores mais novos e populares do Brasil, Neymar é também um dos futebolistas mais homenageados nas escolhas de nomes de bebês.

4. Oscar (Dos Santos): o futebolista Oscar dos Santos conquistou o Campeonato Brasileiro em 2008 e iniciou a carreira pelo São Paulo. Hoje é um dos defensores do Chelsea.

5. David Luiz: o zagueiro David Luiz se destacou na seleção brasileira e se tornou um dos grandes ídolos do futebol brasileiro. Hoje joga pelo clube de futebol francês Paris Saint-Germain.

Menino sentando fofo

Foto: Shutterstock

6. Alex Sandro: 0utro futebolista brasileiro de grande visibilidade, Alex Sandro é lateral-esquerdo e joga atualmente pela Juventus, clube de futebol de origem italiana.

7. Fred: Frederico Chaves Guedes, mais conhecido como Fred, é um atacante brasileiro de grande destaque no país e no mundo. Hoje o jogador faz parte do Fluminense.

8. Anderson (Hernanes): Conhecido como Hernanes, o jogador atua como volante ou meia e é um dos grandes destaques do futebol brasileiro.

9. Bernard: um dos jogadores brasileiros mais hábeis e velozes, Bernard é meia-atacante e hoje defende o clube ucrânio Shakhtar Donetsk.

10. Luiz Gustavo: ícone do futebol nacional, Luiz Gustavo Dias joga como volante e está entre os atletas mais habilidosos do país. Hoje o jogador defende a associação esportiva alemã Wolfsburg.

Estrangeiros:

1. Lionel Messi: o craque argentino u um dos grandes nomes do futebol mundial está entre os jogadores mais caros do mundo. Messi atua como atacante ou meia ofensivo e hoje o jogador defende o Barcelona e a seleção Argentina.

2. Eden (Hazard): futebolista de nacionalidade belga, Hazard tem extrema capacidade técnica que fez com que se superasse no futebol mundial. Hoje o craque defende o Chelsea.

3. Paul (Pogba): um dos melhores futebolistas da França Paul joga como volante ou no meio campo e atualmente faz parte do Juventus. Paul também se destacou na Copa do Mundo de 2014 e foi considerado o melhor jogador jovem, hoje tem 22 anos.

4. Sergio (Agüero): atacante da Argentina, Agüero é um dos maiores nomes do futebol no país latino. Atualmente, o jogador defende o clube de futebol inglês Manchester City.

5. Cristiano Ronaldo: de origem portuguesa, Cristiano Ronaldo é um dos grandes destaques mundial e se tornou ainda mais popular após ser o único jogador a vencer todos os quatro prêmios principais das associações FWA e da PFA.

Bebê fofo

Foto: Shutterstock

6. Alexis (Sanchéz): futebolista de origem chilena, Sanchéz é um atacante de reconhecimento mundial que entrou para a lista de “50 jovens mais promissores do futebol mundial”, da renomada revista esportiva World Soccer Magazine.

7. Gareth (Bale): jogador do Real Madrid, Gareth é um futebolista galês de grande reconhecimento mundial, principalmente por ser considerado um dos jogadores mais velozes. Gareth atua como ponteiro ou meia.

8. Ángel (Di Maria): outro jogador argentino de grande destaque mundial, Ángel joga como meia e hoje defende o clube francês Paris-Saint Germain, mesmo de atuação do jogador David Luiz.

9. Mario (Götze): jogador alemão e um dos maiores futebolistas da Seleção Alemã, Mario marcou o gol que fez a Alemanha ser tetracampeã da Copa do Mundo, na partida contra a Argentina em 2014.

10. James Rodriguez: futebolista colombiano e jogador do Real Madrid, James Rodriguez atua como extremo ou médio ofensivo. O craque foi considerado o melhor jogador da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, quando ganhou reconhecimento mundial no esporte.

Ídolos do esporte em geral

Como futebol não é o único esporte que move o mundo, preparamos também uma lista geral com os nomes de atletas que se destacaram em Olimpíadas e campeonatos mundiais, conquistaram medalhas e são reconhecidos ainda nos dias de hoje, mesmo que o auge da carreira tenha acontecido há algumas décadas.

Há alguns nomes simples, principalmente entre os atletas de origem brasileira. No entanto, você também poderá encontrar alguns nomes diferentes e originais na lista. Veja o que é mais adequado para o seu bebê e anote os melhores nomes, pesquise mais sobre os ídolos e peça também a opinião de familiares e amigos para garantir a melhor escolha para a criança.

Bebê feliz

Foto: Shutterstock

Se você desejar ver mais opções, uma sugestão é pesquisar os apelidos de acordo com o seu esporte preferido. Se algum padrão de nome parecer mais bonito, faça a busca sobre atletas de determinado país, assim você irá encontrar opções de nomes de esportistas que se encaixem no estilo que você deseja colocar na criança.

Se você estiver esperando uma menina, escolher o nome de uma das atletas mundiais poderá ser também uma grande homenagem às conquistas femininas das últimas décadas. Por muito tempo, as mulheres tiveram poucos direitos com relação ao esporte e competições mundiais, uma realidade que vem sendo combatida ainda nos dias de hoje.

leia também

Os 20 nomes de bebês mais usados e seus significados
Nomes compostos para bebês: 30 ideias interessantes e seus significados

No entanto, grandes atletas que se destacaram na história do esporte mostraram todo o potencial feminino para competir com os homens em um mesmo patamar. Algumas dessas mulheres, como a maratonista Kathrine Switzer, que foi a primeira mulher a correr a maratona de Boston em 1967, representam alguns os grandes nomes do movimento feminista.

Entre os nomes das listas abaixo, você verá também destaques de esportes como natação, beisebol, basquete e tênis. Muitos dos nomes de prestígio são brasileiros e, mesmo que você não conheça muito sobre esportes, provavelmente irá reconhecer alguns ídolos da lista. Veja os nomes dos maiores atletas do esporte mundial e saiba mais sobre cada um deles:

Homens

1. Ayrton (Senna): tricampeão brasileiro de fórmula 1, Ayrton Senna fez história no esporte e é consagrado até hoje pelo público

2. Aurélio Miguel: judoca brasileiro que se tornou conhecido após ser campeão olímpico no ano de 1988.

3. Ian (Thorpe): nadador de nacionalidade australiana, Thorpe se destacou ao ganhar medalha de ouro nos jogos de 2000 e de 2004.

4. Mark (Spitz): outro respeitável nadador, o norte-americano Mark Spitz conquistou medalha de ouro nas Olimpíadas de 1968 e 1972, marcando a categoria.

5. Oscar (Schmidt): um dos maiores e mais populares jogadores de basquete que o Brasil já teve. Conhecido como “mão santa”, o atleta é recordista mundial de pontuação no esporte.

Menino

Foto: Shutterstock

6. Emil (Zatopek): atleta de origem tcheca, Zatopek conquistou diversas medalhas em Olímpiadas e ficou conhecido também por ganhar a São Silvestre no Brasil.

7. André (Agassi): jogador de tênis de origem norte-americana, Agassi conquistou 22 títulos de Grand Slam e ganhou grande destaque no esporte mundial.

8. Francisco (Cervelli): jogador profissional de beisebol, catcher do time New York Yankees, um dos melhores dos Estados Unidos.

9. Abebe a (Bikila): um dos maiores maratonistas do mundo, o etiopês Abebe Bikila foi o primeiro atleta a conquistar duas maratonas consecutivas nas Olímpiadas (em 1960 e 1964)

10. Faluja (Singh): maratonista que entrou para o Guinness após correr 42 quilômetros em oito horas aos 100 anos de idade. Faluja começou a correr aos 89 anos e participou de sete maratonas até os 100 anos de idade.

Mulheres

1. Hortência (Marcari): um dos grandes nomes do basquete feminino brasileiro, Hortência se tornou campeã mundial e foi considerada também como uma das maiores jogadoras de todos os tempos.

2. Gabriela (Sabatini): grande tenista argentina que iniciou no esporte aos seis anos de idade e conquistou diversos títulos ainda na adolescência. Sabatini teve o seu pico na carreira entre as décadas de 1980 e 1990.

3. Maria Esther (Bueno): uma das melhores tenistas brasileiras, Maria Esther conquistou os quatro torneios de Grand Slam em 1960, quando se tornou um dos destaques do esporte.

4. Fabiana (Murer): campeã mundial na modalidade de salto com vara, Fabiana Murer é uma das maiores atletas brasileiras.

5. Janeth (Arcain): popular jogadora de basquete do Brasil, Janeth teve o ápice da sua carreira esportiva registrada entre os anos de 1900 e 2000, quando se tornou um ícone do basquete.

Menina linda

Foto: Shutterstock

6. Nádia (Comaneci): ginasta de origem russa que foi considerada uma das melhores do mundo após obter duas medalhas de ouro consecutivas nas Olimpíadas de 1976 e 1980.

7. Kathrine Switzer: primeira mulher a correr a maratona de Boston em 1967, após os organizadores tentarem impedir.

8. Marta (Vieira da Silva): a brasileira, natural de Alagoas, ganhou, por cinco vezes consecutivas, o título de melhor futebolista do mundo.

9. Daiane dos Santos: Daiane foi a primeira ginasta brasileira a conquistar medalha de ouro no Campeonato Mundial.

10. Vanessa (Porto): uma das principais lutadoras brasileiras de MMA e uma das primeiras do ranking mundial na categoria peso-galo.

Por: Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Sugestões de nomes para bebês gêmeos: meninos, meninas e casais

Seja o primeiro a comentar em Guia de nomes para bebês: ídolos do futebol e ídolos do esporte em geral

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud