Sonhar com a própria infância: veja possíveis significados e como interpretar

Sonhar com a infância pode significar algo bom e saudoso ou algo ruim e traumático, dependendo das experiências de cada um. Para quem teve uma infância tranquila e regada de boas lembranças, o sonho pode fazer com que memórias que não foram esquecidas venham à tona, trazendo um sentimento de saudade.

Criança

Foto: Shutterstock

Para quem guarda traumas e experiências negativas, as lembranças da infância podem não ser tão agradáveis. Nos dois casos, há interpretações diferentes, que podem significar tanto a necessidade de deixar o passado para trás ou de resgatar alguns comportamentos positivos da infância que devem ser lembrados na vida adulta.

Um sonho com a infância pode ser marcante e intrigante e, em muitos casos, quem sonha sabe que as imagens vistas de noite podem ter algum recado ou alguma lição para o presente. No entanto, são diversas as possibilidades de significados e tudo vai depender da história de cada um, além das condições psicológicas.

Você sonhou com um momento bom ou ruim da infância? Reviveu alguma lembrança ou simplesmente se viu no corpo de uma criança, sem nada muito claro? De qualquer forma, provavelmente o seu subconsciente está querendo passar alguma mensagem e, para entender, veja algumas das possibilidades que traduzem este tipo de sonho:

1. Lembrança marcante

Sonhar com algo que aconteceu e marcou a sua vida é totalmente comum e provável. Isto pode acontecer com uma lembrança relacionada a infância ou qualquer outra fase da sua vida, como um amor que nunca foi esquecido, uma pessoa falecida que significava muito para você ou algum episódio intrigante na sua vida.

Fim do relacionamento

Foto: Shutterstock

De fato, remoer o passado não faz bem para ninguém e, após um sonho deste tipo, relembrar detalhes sobre a vivência também é muito comum. Seja uma lembrança boa ou ruim, o sonho pode ser um sinal de que você deve desapegar de alguma memória, evitando pensar e dar tanta importância para algo que ficou no passado e pode influenciar a sua vida no presente.

2. Traumas do passado

Quem passou por uma experiência realmente traumática, como um abuso sexual na infância, violência ou qualquer outra vivência que tenha trazido prejuízos psicológicos, pode se sentir-se assombrado por sonhos que revivem o fato negativo.

Se você sonhar mais de uma vez com esta lembrança e se sentir realmente atordoado com isto, é importante procurar uma ajuda psicológica e fazer um tratamento que ajude a se libertar do que já passou e deve ficar enterrado no passado. Não pense duas vezes se isto ocorrer, lembre-se que é a sua saúde mental e felicidade que está em jogo.

3. Pureza e inocência

Se o sonho não relembrou absolutamente nada e só fez com que você voltasse a ser uma criança, é possível que seja um forte sinal de que a sua mente está tentando relembrar algumas características da infância que foram esquecidas durante a vida adulta, mas que não deveriam parar de existir no seu interior.

Urso de pelúcia

Foto: Shutterstock

A pureza e inocência de uma criança, sentimento de liberdade por poder fazer o que quer sem se preocupar com que os outros estão pensando, a sinceridade e simplicidade da infância e outras qualidades podem ainda estar vivas dentre de você. Pense se não é a hora de ser mais você mesmo no dia a dia.

4. Insatisfação com a vida adulta

A insatisfação com a fase atual da vida também pode fazer com que a sua mente relembre a infância em forma de sonho, como um sinal de que os primeiros anos de vida foram os melhores e de que você sente saudade desta época que ficou para trás.

Neste caso, a reflexão é com relação as responsabilidades, trabalho demais e muitas preocupações e estresse no dia a dia. As obrigações, dificuldades financeiras e relacionamentos podem causar diversas influências na vida adulta e que não existiam na infância.

Após o sonho, você pode aproveitar para pensar no que não está legal no momento e possíveis mudanças. Que tal terminar um relacionamento que não vai bem ou tentar um novo emprego? Busque por soluções concretas e que permitam que você tenha uma vida mais leve e prazerosa.

5. Busca pela própria essência

Ser criança não é apenas uma etapa que passa e desaparece totalmente na vida de alguém. A criança inocente que você foi um dia permanece dentro de você como um verdadeiro herói, que deve ser lembrado e se manter vivo para que a vida adulta tenha sucesso, seja saudável e repleta de coisas boas.

Criança usando tênis

Foto: Shutterstock

Às vezes, sonhar com a infância pode simplesmente significar que você está deixando esta criança interna de lado, o que pode estar causando algum prejuízo na sua vida. O subconsciente pode estar tentando resgatar a essência da sua existência, que é um sentimento de pureza e sinceridade dentro de você.

Não se condene tanto, seja honesto com você mesmo e passe a dar mais atenção para essa essência, permitindo que você aja mais por vontade própria e não por querer agradar aos outros e construir uma imagem que talvez seja muito diferente do que você é de verdade.

Saiba interpretar

Um simples sonho pode ter dezenas de significados e tudo vai depender da história de cada pessoa. Além das características do próprio sonho, as características da vida atual, de como está a sua mente no momento e dos seus relacionamentos podem fazer toda a diferença na interpretação do sonho.

Para interpretar um sonho de forma correta, você precisa fazer uma reflexão relacionada ao presente e também ao passado. Você está plenamente satisfeita com a sua vida atual? O sonho pode significar que está na hora de tomar iniciativa para fazer alguma mudança importante?

leia também

Sonhar com beijo na boca. O que significa?
Sonhar com gravidez. O que significa?

Cada resposta poderá dar uma pista do que você está procurando. Além disso, anote o seu sonho para refletir sobre as características dele, que episódio da infância o sonho fez você se lembrar e se foi algo bom ou ruim na sua vida.

Quando interpretado de forma correta, um sonho é capaz de trazer lucidez e fazer com que você encontre excelentes soluções para os problemas atuais.

Por Ana Paula Bretschneider/ Edição: Dona Giraffa

• Sonhar com traição: Saiba o que significa.

1 Comentário em Sonhar com a própria infância: veja possíveis significados e como interpretar
  • Natalia disse:

    Bom dia, no caso, eu sonhei que eu e meu namorado caminhavamos pela antiga escola que eu estudava e me via quando criança brincando com uma outra amiga. Como devo entender esse sonho?
    Agradeço desde já.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud