Nomes para bebês nascidos no Natal: masculinos e femininos

Nomes de bebê

Não é nem um pouco incomum que bebês nasçam no dia 25 de dezembro ou em datas próximas ao Natal. Quando isto ocorre, devido à importância da data, muitos pais resolvem homenagear o nascimento do filho com a comemoração do nascimento de Jesus ou simplesmente com a simbologia natalina. A ideia não é ruim e pode se manifestar de diversas formas, dependendo principalmente da forma de pensar do casal.

Família Natal

Foto: Shutterstock

Quanto mais religioso forem os pais da criança, maiores as chances de que um nome bíblico e que faça referência ao Natal de maneira direta seja escolhido na data. Há poucos meses da época natalina, esta ideia já está sendo amadurecida por muitos casais que esperam ansiosos pela chegada do bebê no fim do ano.

Se o seu filho ou filha nascerá no fim de dezembro, pense nas possibilidades natalinas, mas também em nomes variados. Lembre-se de que o Natal será uma época ainda mais especial para a criança, pois o bebê irá acostumar-se a comemorar o próprio aniversário enquanto que o país todo celebra o nascimento de Jesus e faz referências a chegada do Papai Noel.

Para os menos religiosos, mas que apreciam a data, um nome discreto e que tenha uma relação leve com o Natal pode ser uma excelente escolha. Veja algumas ideias abaixo e pesquise outras possibilidades para escolher o nome do bebê com confiança. Lembre-se de que o nome irá marcar a vida da criança para sempre e, por isso, deve ser escolhido com carinho, cuidado e dedicação.

Nomes natalinos:

• Natan
• Nataniel
• Natália
• Natiele
• Nicolas
• Noel
• Natasha
• José
• Maria
• Jesus
• Klaus
• Angélica

Bebê com roupa de Elfo

Foto: Shutterstock

• Ângelo
• Ângela
• Angelina
• Estela
• Ester
• Stella
• Ana
• Sophia
• Carolina
• Gabriel
• Umael
• Rudolf / Rodolfo

Quais os significados?

Na hora de colocar um nome natalino, você poderá ter diversas opções e focos para pensar no apelido. É possível colocar nomes religiosos, mas também é possível pensar em algo que faça referência ao simbolismo do Natal. Nas opções acima, há nomes mais e menos religiosos, que podem se encaixar perfeitamente nos objetivos de qualquer casal que esteja em busca de um nome natalino.

Rena e Papai Noel

Foto: Shutterstock

Religiosos: Os nomes como “Jesus”, “Maria” e “José” fazem uma referência clara a família do filho de Deus. Neste aspecto, você poderá escolher um nome bíblico, como nomes de apóstolos e outras opções que constam no livro sagrado.

Simbolismo: Para quem não é tão religioso, pensar no simbolismo do Natal é uma boa ideia na hora de colocar um nome. “Noel”, Klaus”, “Natália” e os nomes que simplesmente lembram a data são boas opções. Discreto e poucos religiosos, estes nomes encantam por apresentar um pouco da magia do Natal sem fazer muitas referências ao nascimento de Jesus Cristo.

Significados: Nomes como “Ana” e “Sophia” representam apenas significados que podem ser relacionados ao Natal. Enquanto que “Ana” é “cheia de graça”, “Sophia” significa “sabedoria”. As duas palavras se associam a época de fim de ano e você poderá ver outras opções semelhantes baseando-se nos significados.

Anjos: “Gabriel” e “Umael” são nomes de anjos e podem ser uma boa escolha para um bebê nascido no Natal. Há centenas de opções neste sentido e o único porém é que praticamente todos os nomes são masculinos, o que invalida a possibilidade se você estiver esperando por uma menina.

Nomes compostos

Colocar um nome composto e que seja natalino ao mesmo tempo não é difícil e pode ser uma ideia muito interessante se você aprecia este estilo. Você não precisa chamar a criança de “Jesus Cristo” ou de “Papai Noel” se quiser colocar um nome composto e a boa notícia é que é possível fazer referência ao Natal de forma discreta e clara ao mesmo tempo.

Bebê com gorro de Natal

Foto: Shutterstock

Para as meninas, nomes que iniciam com “Ana, por exemplo, já fazem uma bela referência ao Natal devido ao significado do nome, que é “cheia de graça”. Para os meninos, começar com “João” que é “Agraciado por Deus” também é uma boa escolha. Ainda há as opções de nomes que iniciam com “Maria” ou “José”, fazendo uma alusão ainda mais clara ao Natal.

Você poderá ainda escolher alguns nomes da lista acima e tentar algumas combinações, como Ana Natáliaou João Gabriel”. Há várias possibilidades de nomes compostos para o Natal e o mais importante é anotar as melhores ideias e consultar amigos e familiares para fazer a escolha certa. (Nomes compostos para bebês: 30 ideias interessantes e seus significados)

Não erre na escolha

Com o nascimento do bebê programado para o Natal e diversas opções de nomes a escolher, a decisão provavelmente não será fácil. No entanto, mesmo que a data de nascimento esteja muito próxima, evite se apressar e procure fazer a escolha com calma para não se arrepender mais tarde.

Escolher o nome de um bebê é uma missão muito mais importante do que aparenta à primeira vista. Além de marcar a vida da criança para sempre, o nome poderá ser responsável por diversos episódios no dia a dia dos pequenos.

Bebê em pé

Foto: Shutterstock

Nomes muito complicados, por exemplo, poderão ser pronunciados de forma errada e a criança passará a vida explicando como falar ou escrever o próprio nome. Nomes que permitam duplo sentido, por exemplo, podem fazer com que o pequeno sofra bullying na escola e tenha experiências negativas por isso.

Por esses e outros motivos, escolha o nome com responsabilidade, verifique a sonoridade, as possibilidades de apelido e como o nome fica ao lado do sobrenome que a criança terá. Pedir a opinião das pessoas próximas e ouvir conselhos é fundamental para evitar possíveis erros na escolha.

Para crianças que irão nascer no Natal, os cuidados devem ser ainda maiores para que o nome não seja motivo de piada e não cause problemas na vida do pequeno. Verifique todas as opções e analise a possibilidade de o nome ser inadequado ou não. Se todos concordarem com a escolha, siga em frente sem medo de errar, pois a aprovação de pessoas próximas é um bom sinal de que não há nada de errado com o nome escolhido para o bebê.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Sugestões de nomes para bebês gêmeos: meninos, meninas e casais

Publicidade

Deixe seu comentário