Nomes compostos para bebês: 30 ideias interessantes e seus significados

O bebê está a caminho, os preparativos em andamento e a tarefa de escolher o nome, que parecia ser algo fácil no começo, pode ter se transformado em um bicho de sete cabeças após alguns meses. Discordâncias na família, incertezas e faltas de boas ideias podem deixar você e o maridão inseguros com relação a que nome colocar no filho.

Mulher gravida

Foto: Shutterstock

Entre um milhão de pensamentos, eis que surge a grande ideia de investir em um nome composto. Bonitos, elegantes e com uma sonoridade brilhante, colocar dois nomes no bebê pode resolver o problema das indecisões e permitir que os pais escolham com confiança, principalmente nas famílias que gostam deste estilo.

Para que não haja erros na escolha, é preciso pensar com cuidado, prestando atenção na sonoridade e estilo do nome. Apelidos compostos não devem ser longos demais e não necessariamente precisam ser populares. Para ajudar nesta tarefa, veja uma lista de 15 nomes para meninos e 15 para meninas, incluindo opções clássicas e originais:

Nomes de meninos

Se você está esperando por um menino e planeja colocar um nome composto, as ideias com certeza não decepcionarão. É possível pensar em um nome original seguindo algumas regras básicas ou apostar nos nomes antigos, populares e que não envelhecem mesmo com o passar das gerações.

Bebê com blusa de bolinha

Foto: Shutterstock

1. Pedro Henrique: Enquanto “Pedro” significa “rocha”, “Henrique”, de origem germânica, significa “senhor do lar”. Além de ser super popular, “Pedro Henrique” é um nome que inspira confiança e segurança.

2. Luis Felipe: Enquanto “Luis” significa “guerreiro glorioso”, Felipe significa “amigo dos cavalos” e faz uma referência a paixão pelo animal. Luis Felipe é um nome com ótima sonoridade e impactante, podendo ainda receber variações como “Luiz” ou “Filipe”.

3. Luis Eduardo: Luis Eduardo já seria a união de “guerreiro glorioso” com “guardião das riquezas”, unindo dois nomes de força e soberania. Para desejar coragem e sucesso ao bebê, o nome poderá ser uma excelente escolha.

4. Luis Augusto: Com a junção de “Augusto” do nome, temos um significado de “guerreiro glorioso e sagrado”. Bonito e celestial, os dois nomes possuem boa sonoridade e se encaixam perfeitamente na formação de um composto.

Bebê deitado no chão

Foto: Shutterstock

5. João Felipe: O nome “João” significa “agraciado por Deus”, enquanto que Felipe, como dito acima, é “amigo dos cavalos”. Outro nome de origem religiosa, a junção de “João” com “Felipe” forma um apelido de forte significado e relativamente curto, apesar de ser composto.

6. João Paulo: Com o significado de “homem pequeno agraciado por Deus”, “João” mantém o significado impactante, enquanto que “Paulo” faz referência a uma pessoa de baixa estatura, mas não menos importante por isso.

7. João Pedro: Um dos nomes compostos mais populares, “João Pedro” mistura os significados “rocha”, que indica força, com o “agraciado por Deus”, presente no nome “João”. Juntos, o composto indica força, coragem e bênçãos.

8. João Guilherme: “Guilherme” faz uma referência a “aquele que é protegido”, o que faz com que o nome fique ainda mais importante como um composto. “João Guilherme” seria algo como “homem protegido e agraciado por Deus”.

Bebê sorrindo

Foto: Shutterstock

9. João Vitor: “Vitor” é o nome do sucesso e significa “vitorioso”. “João Vitor” poderá ser uma excelente escolha se a ideia for colocar um composto curto e com forte significado, desejando que o bebê realize grandes conquistas na vida.

10. Vitor Eduardo: “Vitorioso guardião das riquezas” é a tradução deste belíssimo nome composto, que garante força, sucesso e coragem, o que poderá ser uma excelente escolha para o seu bebê.

11. Paulo Tiago: Bonito, popular e tipicamente bíblico, a junção dos nomes “Paulo” e “Tiago” significa “pequeno homem que vem do calcanhar”. Apesar de parecer estranho, o nome faz referência a um fiel servo de Deus. É possível fazer variações como “Thiago” ou “Tyago”.

12. Paulo Henrique: “Pequeno senhor do lar” é a referência do nome “Paulo Henrique”. Um homem pequeno, corajoso e capaz de proteger a casa é o que significa este bonito, sonoro e importante nome.

Bebê com o dedo na orelha

Foto: Shutterstock

13. Carlos Rafael: Enquanto “Carlos” significa “guerreiro”, “Rafael” significa “curado por Deus”, juntos, os nomes indicam um guerreiro que recebeu a cura divina, um homem presenteado pelo criador.

14. Carlos Daniel: O nome “Daniel” representa lealdade no significado de “O senhor é meu juiz”. Esses dois nomes juntos indicam um guerreiro fiel, alguém corajoso e em que se pode confiar. Que tal presentar o seu bebê com este belo nome?

15. Marco Antônio: “Guerreiro valioso” é o significado que nasce da junção dos nomes Marco e Antônio. Antigo e clássico, o nome é muito usado ainda nos dias de hoje e é um dos apelidos que mais combinam quando juntos.

Nomes de meninas

Se você está esperando por uma menina, saiba que colocar um nome composto pode ser muito charmoso e cheio de significados. Para as mamães indecisas, as ideias podem fazer com que você encontre a opção certa e tome a decisão sem dúvidas ou medo de errar na escolha.

Menina lindinha

Foto: Shutterstock

1. Ana Clara: “Ana” é a “cheia de graça”, enquanto que “Clara” significa “brilhante, luminosa”. Um nome bonito e abençoado, “Ana Clara” possui uma excelente sonoridade, é curto e muito charmoso.

2. Ana Luísa: Variação do nome masculino “Luis”, “Luísa” significa “guerreira gloriosa”, o que deixa o nome composto com um significado de graça, bênçãos e coragem. Você pode variar com “Luiza” ou até mesmo com “Anna”.

3. Ana Laura: Um nome que nunca sai de moda, “Ana Laura” significa “cheia de graça e vitoriosa”. Bonito e impactante, o apelido deseja sucesso e proteção divina ao bebê.

4. Ana Carolina: “Mulher doce e cheia de graça” é a tradução deste nome bonito e elegante, que combina perfeitamente um nome curto com outro mais longo, produzindo uma excelente sonoridade.

Menina com ursinho de pelúcia

Foto: Shutterstock

5. Ana Lúcia: Com um belo significado, “Ana Lúcia” representa “A iluminada e cheia de graça”. Uma pessoa protegida pelo criador e abençoada nas escolhas da vida.

6. Ana Júlia: “Graciosa e fofa” é uma das maneiras de traduzir “Ana Júlia”. Um nome que deseja ao bebê que se torne uma mulher doce e encantadora.

7. Camila Fernanda: “Camila” significa “mensageira dos deuses” e “Fernanda” significa “determinada a atingir a paz”. Juntos, este nome deseja que a criança seja capaz de promover a paz e iluminar as pessoas ao redor.

8. Maria Eduarda: O nome bíblico “Maria” significa “pureza”, enquanto que Eduarda, é a protetora das riquezas. Um composto longo e com uma excelente sonoridade, “Maria Eduarda” indica o desejo de ver a criança preservar a inocência e se tornar uma mulher corajosa.

Menininha linda

Foto: Shutterstock

9. Maria Cristina: “Pura ungida por Deus” é o significado da junção destes dois nomes. Com significados fortes na religião, Maria Cristina é uma excelente ideia para quem busca um nome que representa fé e inocência.

10. Maria Clara: “Pura e brilhante” são as duas qualidades transmitidas por este nome. Curto e sonoro, Maria Clara é muito popular e entra para a categoria de nomes compostos mais clássicos.

11. Maria Fernanda: Dois nomes que combinam muito juntos, “Maria Fernanda” nada mais é do que “a pura e promovedora da paz”. Com a inocência de uma criança, é que capaz de trazer tranquilidade e amor as pessoas ao redor.

12. Sofia Carolina: “Sábia e doce” é a perfeita combinação destes dois nomes originais. Pouco usado como compostos, o nome é inovador, tem um belíssimo significado e une dois bonitos nomes em um só.

Sugestões de nomes para bebês

Foto: Shutterstock

13. Julia Stephanie: Julia é a “fofa” e Stephanie significa “coroa”. O nome indica graciosidade, liderança e poder. Também inovador, o composto representa a formação de dois nomes com excelentes qualidades.

14. Julia Fernanda: “Fofa promovedora da paz”. Julia Fernanda não é nada mais do que uma mulher doce, corajosa e que luta pela paz. Um belo nome para colocar na sua bebê.

15. Carla Marianne: Carla é “mulher forte” e ‘Marianne” é a “senhora soberana cheia de graça”. Muito impactante, o nome é inovador e representa coragem. É possível apostar em variações como “Mariana” ou “Mariane”.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Nomes para bebês: os nomes mais escolhidos do ano

Loading...
1 Comentário em Nomes compostos para bebês: 30 ideias interessantes e seus significados
  • Amanda disse:

    To muito indecisa entre Luiz Felipe e Paulo Henrique hahahaha

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's