Pausa de 7 dias no anticoncepcional: entenda como funciona

Saúde / Menstruação

Adotada por milhares de mulheres no mundo todo, a pílula anticoncepcional é hoje uma das formas mais seguras de evitar uma gravidez sem preocupações. Se utilizada corretamente, a carga de hormônios do medicamento é capaz de impedir a fecundação com mais de 95% de chance.

Pílula Anticoncepcional

Foto: Shutterstock

Para quem está começando agora com o medicamento, é importante aprender tudo sobre o anticoncepcional desde já para não cometer erros no uso. Embora o remédio seja muito eficiente, pequenos esquecimentos na hora de tomar, por exemplo, podem cortar o efeito da pílula com o tempo. (Anticoncepcional: oito erros irreversíveis no uso da pílula diária)

Se você ainda não está tomando a pílula, mas pretende consultar um ginecologista em breve, já se prepare para aprender mais sobre o medicamento.

Lembre-se de que, obrigatoriamente, você deverá consultar um médico, mesmo que a pílula anticoncepcional seja vendida sem receita médica. Veja abaixo os tipos de cartelas, cuidados e algumas dicas muito importantes, principalmente para quem está começando:

Tipos de cartelas:

Há três tipos de cartelas mais comuns e a pausa do anticoncepcional irá ocorrer de acordo com o tipo de pílula que você está tomando. A sua pílula poderá ter 21 comprimidos, 24 comprimidos ou 28 comprimidos. Se você não sabe, pegue a cartela e conte quantas pílulas tem nela para utilizar da forma correta. Veja:

Anticoncepcional

Foto: Shutterstock

21 dias:

O tipo mais comum, as cartelas de 21 comprimidos exigem uma pausa de sete dias, que deverá ser feita sempre que acabar uma cartela e antes de começar a próxima. Inicie a sua primeira cartela tomando um comprimido no dia da menstruação, depois tome todos os dias no mesmo horário. Você deverá voltar a tomar a pílula no oitavo dia de pausa. (Anticoncepcionais: Diane 35 / Elani Ciclo / Yasmin / Selene / Diminut / Tamisa)

24 dias:

A cartela de 24 dias se difere por possuir uma pausa menor, de apenas quatro dias. Anticoncepcionais da marca Mirelle , Siblima e Yaz são medicamentos que funcionam desta forma e, não há nenhuma diferença na eficiência dessas pílulas para os outros tipos. Se a sua cartela for de 24 comprimidos, a única diferença é que você deverá fazer uma pausa de quatro dias e iniciar a próxima cartela no quinto dia após o fim da primeira.

28 dias:

Os anticoncepcionais de 28 dias são comprimidos de uso continuo, ou seja, não haverá pausa para a menstruação. Este tipo de medicação deverá ser ingerido todos os dias no mesmo horário, como as outras, com a única diferença de que você não irá menstruar, iniciando uma nova cartela assim que acabar a primeira. As pílulas de uso continuo são mais recomendadas para quem não se adapta ao anticoncepcional comum ou sofre muito durante o período menstrual. (Anticoncepcional: Cerazette)

Posso engravidar durante a pausa?

Muitas meninas ficam com medo de engravidar durante a pausa da cartela, mesmo que a menstruação esteja descendo neste período. Mesmo que você fique sete dias sem tomar o anticoncepcional, o seu organismo continuará com o efeito da pílula e, durante esses dias, a eficiência do medicamento é a mesma.

Suspeita de gravidez

Foto: Shutterstock

No entanto, tenha preferência por usar camisinha durante o período menstrual, pois no momento que o sangue desce, o risco de contaminação e contração de doenças sexuais é muito maior do que o comum.

Cuidados

• Consulte o ginecologista e jamais comece a tomar anticoncepcional por indicação de amigas. A dosagem de hormônios nos comprimidos varia de acordo com a marca do produto e, a pílula que funciona bem com a sua amiga poderá ser muito forte para o seu organismo e trazer prejuízos para a sua saúde.

Médico

Foto: Shutterstock

• Toma os comprimidos sempre no horário. Se esquecer e lembrar dentro de 12 horas, tome imediatamente. Se passar de 12 horas, tome junto com o próximo.

• Se esquecer por mais de 12 horas, use camisinha por pelo menos uma semana após o esquecimento e volte a tomar todos os dias. Mais de 12 horas de atraso poderá ser suficiente para reduzir a eficiência da pílula.

• Se sentir efeitos colaterais, como mal-estar e dores de cabeça forte, procure o seu ginecologista. Talvez a dosagem da pílula receitada não seja a melhor opção para você.

• Se vomitar ou tiver diarreia dentro de duas horas após a ingestão da pílula, tome outra, pois o comprimido poderá ter sido evacuado.

Dicas

• Você poderá escolher livremente o horário que deseja tomar a pílula. Uma dica é tomar no horário que você costuma acordar todos os dias, assim se houver esquecimento, há muitas horas do dia para que você se lembre.

• Coloque despertadores diários para não esquecer de tomar a sua pílula. Se usar um smartphone, tente aplicativos como o “Hora da Pílula+”, que ajuda você a se lembrar todos os dias.

• Tente tomar a pílula com o máximo de pontualidade. O remédio não tem o efeito cortado por pequenos atrasos eventuais. No entanto, se você tomar sempre em horários próximos mais diferentes, é possível que a medicação tenha o efeito reduzido com o tempo.

Cartela de anticoncepcional como tomar

Foto: Shutterstock

• Você poderá conversar com a ginecologista sobre os três tipos de pílulas e ver com a médica qual é o melhor modelo para você. Se não deseja menstruar, a pílula de 28 dias é uma opção e pode ser muito vantajosa.

• Na hora da consulta, tire todas as suas dúvidas com a médica e anote as recomendações que receber. Lembre-se de que você poderá ter dúvidas mais tarde e ela não estará por perto para fazer explicações.

• Guarde a sua cartela sempre com você. Deixe em um local visível no seu quarto e coloque dentro da bolsa sempre que sair. Lembre-se de que você poderá estar na rua no horário de tomar o comprimido.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Sangramento no meio da cartela do anticoncepcional. É normal?

Publicidade

8 comentários

  • Neide Silva disse:

    Tomo o anticoncepcional yaz a dois meses,me atrapalhei em vez de dar pausa de 4 dias de 7 dias ,qual precaução devo tomar,obrigada!!!

    Responder
  • Sonia disse:

    As vezes, eu acabo de tomar a pellua no sabado e meu periodo so vem na 5feira eu devo tomar a pilula no oitavo dia mesmo estando com periodo ?ou tenho que esperar que acabe o periodo msm que ultrapasse o oitavo dia ?

    Responder
  • Natalia disse:

    Olá, faz um mes que comecei a tomar diane 35 , a cartela acabou na sexta feira e tenho que dar a pausa de 1 semana mais desceu hoje quarta feira , devo esperar ate sabado pra completar 1 semana sem do remedio ou devo tomar hj ?

    Responder
  • Julinha disse:

    Eu parei de tomar a pilula no domingo ora deveria voltar a tomar passado 8 dias, no entanto para alterar o periodo da pausa, tomei hoje quinta-feira. Há perigo de gravidez?

    Responder
  • Alessandra disse:

    Os sete dias de intervalo…eu começo a tomar novamente no sétimo ou no oitavo dia?

    Responder
  • thaina santos disse:

    Eu tomei meu remédio com 21 drágeas e dei a pausa de 7 dias mais a minha menstruação ainda não desceu. O que deve fazer ? isso e normal?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Thaiana, obrigado pelo comentário!

      Pode acontecer sim. Se você teve relação sexual nestes 21 dias da pílula, o ideal é que você faça um teste de gravidez antes de iniciar uma nova cartela.
      Caso não tenha tido relação e não há risco de gravidez, pode iniciar sem problemas a cartela depois da pausa de 7 dias.

      Boa Sorte,
      Beijos!!!

      Responder

Deixe seu comentário