Mitos das dietas: conheça sete erros que podem prejudicar a sua saúde

Emagrecer é um desejo para alguns e uma verdadeira luta para outros. Quem se vê com problemas de obesidade acaba sendo obrigado a adotar medidas que favoreçam o emagrecimento e a recuperação da saúde. Para quem só está um pouco acima do peso, o desejo de emagrecer geralmente está relacionado com a questão estética.

Mulher na balança

Foto: Shutterstock

Sejam as suas razões relacionadas a estética ou a saúde, o fato é que emagrecer é um desafio que deve ser encarado com responsabilidade. O desespero para perder peso faz com que muitas pessoas tomem atitudes equivocadas, adotem dietas que prometem emagrecimento rápido e prejudicam a saúde.

O melhor caminho para emagrecer de verdade e de forma saudável é através da adoção de uma dieta séria em conjunto com a prática de atividades físicas. Ao conhecer um novo programa de emagrecimento, não deixe de pesquisar sobre a origem, se há algum profissional de saúde por trás e se o método em questão é realmente saudável.

Conheça os principais erros e tipos de dietas que prejudicam a saúde e não contribuem para o emagrecimento efetivo:

1. Acreditar em dietas milagrosas

A grande procura por formas de emagrecimento fez com que este mercado se expandisse, abrindo portas também para a entrada de muitos oportunistas. Ao saber que as pessoas buscam por meios rápidos de emagrecer, empresas e programas surgem repentinamente e prometem conceder essa “fórmula mágica” para a perda de peso.

Medicamento para emagrecer

Foto: Shutterstock

Seja através da venda de produtos, remédios, livros explicativos ou qualquer outro sistema, é muito importante ter cuidado com este tipo de proposta. Desconfie quando o “método” promete ser rápido e sem muitos cortes no cardápio. Fique atento também para as propostas que não mostram fundamento ou a participação de profissionais confiáveis. (Conheça os perigos dos medicamentos para emagrecer)

2. Dietas de um só nutriente

O mesmo ocorre com as dietas de um só nutriente. Há dietas de sopas, de frutas e outros alimentos restritos, proibindo os usuários de comer uma porção de nutrientes essenciais para o organismo. Mais perigoso do que a dieta que corta apenas um nutriente, este tipo de programa de emagrecimento pode causar sérios prejuízos com o tempo.

Prato de sopa

Foto: Shutterstock

É possível que você realmente consiga emagrecer desta forma. No entanto, além de prejudicar a saúde, esse tipo de dieta faz com que o usuário recupere os quilos perdidos de forma muito rápida. Não é possível seguir eternamente uma dieta restrita e, no momento em que a pessoa emagrece e volta para a rotina normal, o organismo recupera a gordura perdida de forma acelerada.

3. Cortar nutrientes da rotina

Muitas das dietas furadas envolvem o corte de algum nutriente da rotina. Há dietas famosas que pedem o corte de carboidratos, por exemplo, o que pode ser muito prejudicial para a saúde. Quem adota este tipo de dieta acaba submetendo o organismo a carência de algum nutriente importante.

dieta

Foto: Shutterstock

Lembre-se de que uma dieta séria nunca pedirá para que você abandone algum nutriente comum na alimentação. É possível que você tenha que diminuir alguns tipos de alimentos, mas nunca cortar algo completamente da rotina. A maioria das dietas sérias trabalham com programas de equilíbrio, que proporcionam uma alimentação completa e balanceada.

4. Deixar de comer a noite

Há quem acredite que comer carboidratos ou outras substâncias a noite pode engordar, já que a perda de energia é menor no período noturno. De fato, não é aconselhável comer muito antes de dormir e principalmente fazer refeições mais pesadas durante a noite.

• Alimentos que não engordam a noite. Sim eles existem, veja em quais apostar

No entanto, não é necessário cortar nenhum ingrediente da alimentação durante a noite. Aposte em alimentos leves no período noturno, sem exageros nas quantidades. Porém, siga uma dieta que permita ingerir diferentes tipos de nutrientes em horários distintos.

5. Passar muitas horas sem comer

Muitas pessoas que querem emagrecer acabam chegando à conclusão de que precisam comer menos. Para alcançar este objetivo, algumas pessoas resolvem fazer greve de fome e passam horas sem ingerir nenhum alimento. Este tipo de atitude é pouco eficiente, desconfortável e totalmente prejudicial ao organismo.

Perder peso

Foto: Shutterstock

Se você passar horas sem comer, vai acabar comendo demais assim que ceder a fome. O ideal é comer de duas em duas horas, sempre apostando em lanches leves. Para emagrecer, é mais eficiente e saudável comer pouco várias vezes ao dia do que comer muito em uma ou duas refeições diárias.

6. Cair no efeito sanfona

Um grande problema das dietas milagrosas é que elas não oferecem um programa duradouro. Se o usuário consegue perder peso através de cortes na alimentação ou uso de remédios e produtos, a tendência é que os quilos perdidos sejam recuperados assim que a pessoa decidir largar a dieta adotada.

Gordura abdominal

Foto: Shutterstock

Com a repetição do efeito sanfona, o usuário acaba sofrendo com maior flacidez da pele e dificuldade de emagrecer. Além disso, muitas pessoas se desmotivam com os resultados, desistindo de fazer dieta sem perceber que estavam apenas apostando em métodos errados.

7. Apostar em produtos não naturais

Shakes, suplementos e outros produtos que prometem emagrecer não podem substituir refeições naturais. Muitas pessoas que apostam nestes produtos acabam se alimentando de forma inadequada. Alguns produtos de fato podem ajudar no processo, mas não podem entrar no lugar da alimentação comum.

Procure não adquirir produtos de emagrecimento e, se quiser experimentar, faça isto sem prejudicar a alimentação diária. Um shake não pode entrar no lugar do almoço ou da janta e, se tomado, deve ser apenas um complemento para a dieta.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição Dona Giraffa

• Confira algumas dicas para perder peso naturalmente

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Mitos das dietas: conheça sete erros que podem prejudicar a sua saúde

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's