Gravidez na adolescência: como dar a notícia aos pais?

Descobrir uma gravidez na adolescência pode ser uma tragédia para qualquer menina, principalmente pelo preconceito social que existe com mães jovens. Ao iniciar a criação de um filho antes dos 20 anos, as meninas estão sujeitas a enfrentar uma série de comentários desagradáveis de pessoas em volta e ter que lidar com o julgamento de conhecidos e desconhecidos.

Adolescente grávida

Foto: Shutterstock

De fato, uma gravidez na adolescência não é nada fácil, seja pelo preconceito, por dificuldades financeiras e até mesmo por falta de maturidade. A menina vira mulher de uma hora para outra e passa a ter que lidar com responsabilidades que não existiam antes. Para as mães solteiras, o desafio é maior ainda sem a presença do pai da criança.

No entanto, ter um filho é uma grande alegria para qualquer família. Por mais que seja difícil dar a notícia e conquistar a aceitação das pessoas mais próximas, é comum que tudo mude após o nascimento da criança. Os avós e outros parentes se apaixonam pelo pequeno e muitas das dificuldades acabam sendo superadas. Veja um guia completo sobre como dar a notícia aos pais e passar pela fase mais difícil da gravidez, que é a descoberta:

Passo 1: prepare-se psicologicamente

Dar uma notícia forte e que vai mudar a vida de todo mundo não é o mesmo que contar que está namorando ou que foi reprovada em uma prova na escola. Você precisa se preparar psicologicamente para contar a novidade com muita maturidade e tentar causar o mínimo de preocupações nos seus pais.

Você está ciente das dificuldades, mas precisa ter coragem para enfrentar tudo a partir de agora e continuar vivendo cada dia de cabeça erguida. Tenha em mente que faz parte da sua responsabilidade agora tranquilizar as pessoas mais próximas e provar para todo mundo que não se trata de uma criança cuidando de outra.

Grávida com sapatinho do bebê

Foto: Shutterstock

• Mantenha a calma e só fale depois que você mesma estiver aceitando a ideia da gravidez. Contar aos pais aos prantos só vai dificultar mais a situação.

• Não tenha pressa para contar imediatamente, aproveite as próximas semanas para fazer uma reflexão e pensar sobre as alterações que a sua vida terá a partir de agora.

• Conte para uma amiga, alguém que seja de confiança e possa ajudar na tarefa de se preparar. Conte com essa amiga também acompanhar nas primeiras consultas médicas.

• Encare como algo positivo. Imagine como será o seu filho e das alegrias que você terá em um futuro próximo.

Passo 2: estude possíveis reações

É muito difícil saber como um pai ou uma mãe reagiria em uma situação dessas. Tudo vai depender dos princípios pessoais da sua família e da própria história de vida dos seus pais. Se a sua mãe também engravidou jovem, vai ser mais fácil dela aceitar do que uma mãe que casou virgem.

Os conceitos religiosos da família também podem contar muito na hora de se manifestar sobre este assunto. Seus pais podem querer ajudar você neste desafio ou podem querer que você aborte de alguma forma. Há muitas reações e elas não necessariamente correspondem a uma decisão final. Lembre-se de que é importante que os seus pais tenham um tempo também para processar a novidade.

Mãe e filha conversa

Foto: Shutterstock

• Pense em todas as possibilidades de reações e em como responder aos questionamentos dos seus pais.

• Se eles reagirem mal, ignore qualquer frase dita no momento e diga que gostaria que eles refletissem sobre o assunto por um tempo.

• Lembre os seus pais que “como” e “porquê” aconteceu não é algo que deva ser discutido no momento, já que não irá mudar a situação.

Passo 3: escolha a abordagem certa

A maneira de falar pode influenciar na reação e fazer toda a diferença. Se você mostrar muita fragilidade, os seus pais ficarão mais preocupados do que se verem que você está aceitando a ideia e pronta para o novo desafio. Você provavelmente irá escutar vários conselhos dos seus pais e deve ouvir tudo atentamente, sem deixar que o assunto vire discussão.

Por mais que a reação seja negativa, a tendência é que tudo mude nos primeiros dias e, até o fim da gravidez, eles já estejam aceitando melhor a ideia de ter um neto. O importante é dar um tempo ao tempo e não tomar atitudes desesperadoras, como chorar e mostrar que não sabe o que fazer ou que não quer a criança.

Diálogo mãe e filha

Foto: Shutterstock

• Seja forte na hora de dar a notícia. Diga com serenidade que também ficou surpresa, mas a responsabilidade é sua e você irá enfrentar todas as dificuldades.

• Não responda detalhes sobre “como” aconteceu, apenas diga quem é o pai da criança e qual a sua reação atual com ele.

• Se você ouvir sermões sobre uso de camisinha, diga que entenda e dê razão aos seus pais. Não inicie brigas gratuitamente. (Previna-se: Conheça os principais métodos contraceptivos)

• Se o clima ficar pesado, retire-se do local e diga para os seus pais que volta a conversar quando os ânimos se acalmarem.

Como agir e o que falar?

É natural que você se preocupe com a reação das pessoas mais próximas. Não é nada legal ouvir julgamentos de que você não se cuidou, ou de ouvir ainda frases como “você acabou com o seu futuro”. Não deixe se influenciar pelo o que os outros pensam, o futuro de uma adolescente não pode ser condenado pelo nascimento de uma criança.

Deixe claro que a chegada do bebê não vai transformar você em uma dona de casa para o resto da vida. Mostre aos seus pais que você continua com planos para o futuro e que a vinda do bebê será uma benção para toda a família, já que é uma criança que irá alegrar a casa e transformar a rotina de forma positiva.

Menina grávida com urso

Foto: Shutterstock

Quanto mais tranquila e ciente você estiver sobre o seu futuro, mais fácil será para os seus pais aceitarem a ideia. Por isso, prepare-se bem e dê a notícia com calma, sem tentar se justificar ou pedir desculpas. Entenda também o lado dos seus pais e não se magoe se ouvir comentários desagradáveis na primeira conversa, pois é possível que eles reajam de forma emocional, falando coisas que não sentem de verdade.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição Dona Giraffa

• Meu namorado ejaculou na minha perna, posso estar grávida?

Seja o primeiro a comentar em Gravidez na adolescência: como dar a notícia aos pais?

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Loading...
Publicidade

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud